Mais

Pesadelo em Roma: Diretor desportivo ameaça demissão após discussão com Gasperini

Gian Piero Gasperini
Gian Piero GasperiniGabriele Maltinti / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O novo treinador, Gian Piero Gasperini, queixa-se da falta de reforços e o diretor desportivo, Ricky Massara, ameaça demitir-se: o choque entre as ambições técnicas e as restrições financeiras marca um início de época turbulento para os giallorossi.

A janela de transferências de verão fechou, mas as águas continuam agitadas em Trigoria. A relação entre Gian Piero Gasperini e Ricky Massara chegou a um ponto de rutura: de acordo com o La Repubblica, o diretor desportivo da Roma está a pensar seriamente em demitir-se, enquanto o treinador, visivelmente desiludido, tem de lidar com um mercado que não correspondeu às suas exigências.

O clímax das tensões chegou nas últimas semanas, quando uma reunião urgente foi convocada no centro de treinos. Estavam presentes o vice-presidente Ryan Friedkin, o conselheiro sénior Claudio Ranieri, Gasperini e Massara. De acordo com as reconstituições, o treinador não escondeu o seu descontentamento relativamente à gestão do mercado. Gasperini manifestou insatisfação com as lacunas existentes nos departamentos considerados fundamentais para competir a alto nível, nomeadamente o meio-campo e o ataque.

A reação de Massara foi igualmente decisiva, com o dirigente a ameaçar demitir-se, um gesto que, embora não oficial, sublinhava a sua desilusão perante as críticas de que foi alvo, num clima que é agora difícil de gerir.

A tentativa de desanuviamento

Numa tentativa de desanuviar a situação, a Roma emitiu um comunicado oficial no qual tentou minimizar as dificuldades, considerando-se "satisfeita com o número e a qualidade das compras, especialmente tendo em conta as limitações impostas. Não teria feito sentido comprar só por comprar", lê-se na mensagem, tentando explicar a filosofia por detrás do mercado.

No entanto, as palavras do clube parecem não ter conseguido acalmar completamente as frustrações de Gasperini, que continua a considerar o plantel ainda incompleto, sobretudo tendo em conta os desafios mais difíceis da época.

A complicar ainda mais a situação está a negociação de Jadon Sancho, que esteve no centro das atenções até às últimas horas do mercado. O negócio, que acabou por fracassar no último momento, agravou o descontentamento de Gasperini, que via no talentoso avançado inglês um reforço indispensável para o seu projeto técnico. A falha na contratação alimentou a frustração no balneário e na cúpula do clube.

Próximos compromissos da Roma
Próximos compromissos da RomaFlashscore

A imagem que emerge de Trigoria é, portanto, tudo menos serena. Gasperini, na sua primeira experiência na Roma, tinha pedido reforços de qualidade para dar um cunho claro à equipa, mas deparou-se com um plantel que, embora melhorado, não parece capaz de competir por objectivos ambiciosos sem um novo salto de qualidade.

Por outro lado, Massara e o clube têm de ter em conta o Fair Play Financeiro e a necessidade de operar num mercado sustentável, sem ceder à tentação de compras desmedidas que possam comprometer a estabilidade económica do clube.