Ranieri cita Guardiola: "Enfrentar o Como é como ir ao dentista sem anestesia"

Claudio Ranieri, treinador da Roma
Claudio Ranieri, treinador da RomaLUCA ROSSINI / NurPhoto / NurPhoto via AFP

Na véspera do jogo com o Como, o treinador da Roma surgiu muito bem disposto para projetar o duelo da 27.ª jornada da Serie A.

Acompanhe as incidências da partida

Claudio Ranieri nunca perde o bom humor. E, afinal de contas, depois da reviravolta que a sua equipa da Roma teve nos últimos meses, o treinador dos Giallorossi não tem muito com o que se queixar.

Também porque as coisas estão a correr bem na Europa, onde, na próxima semana, Dybala e os seus companheiros de equipa vão jogar a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa contra o Athletic Club Bilbao.

Antes, porém, há Como, uma equipa que, tal como a sua, tem superado momentos de dificuldade e que hoje, para roubar as palavras do próprio Ranieri (que, por sua vez, citou Pep Guardiola na véspera do desafio contra a Atalanta há alguns anos), é tão irritante como ir ao dentista.

Dovbyk: "Entretanto, vamos desfrutar deste Dovbyk e depois pensar no seu futuro. Ele está a recuperar e a partir de amanhã estará à minha disposição. Estamos todos sob controlo. Não só o Dovbyk".

O novo treinador: "Será o presidente a dizer isto ou aquilo. A minha tarefa é apresentar um vasto leque de pessoas que possam dirigir a Roma. É isso que vou fazer. Os rapazes sabem que estamos todos sob escrutínio. Por isso, têm de se empenhar. Sofreram muito no início da época, mas agora estão a recuperar o que têm à sua disposição. Todas as semanas se pode dizer um nome, por isso estamos todos contentes. Penso que a presidência confia em mim. Vou falar sobre os méritos e os defeitos de cada treinador. Se lhes apresento nomes é porque acredito neles e porque eles me convencem. Poderei dizer que, para mim, é bom ou não. Por isso, acredito que o Presidente tem o dever de me convencer ou não. Vou apresentar-lhe nomes que considero válidos para dirigir a Roma".

Daniele De Rossi continua a ser um perfil válido? "Também vi a entrevista de Walter Sabatini. O De Rossi tem de fazer o seu caminho e depois voltará à Roma mais pronto e preparado do que antes".

Fàbregas no Como: "Não sei se Fàbregas estaria pronto para a Roma, mas este tipo estará no topo dentro de 3-4 anos. O Como é uma equipa destinada a subir muito, como o Parma há muito tempo. Enfrentar o Como é como ir ao dentista sem anestesia. Um jogo muito difícil, super cuidadoso e super preparado. Porque eles são muito bons".

Tabela classificativa da Roma
Tabela classificativa da RomaFlashscore

Hummels: "Não pergunto ao rapaz sobre o futuro. Disse-lhe que um jogador como ele é um exemplo para muitos jovens. A escolha cabe-lhe a ele. Se ele ainda quiser correr e . Temos de jogar três jogos por semana e tento pôr em campo os jogadores certos para enfrentar os adversários. Não me baseio no nome, apelido e salário. Ele está de volta e é normal que tenha pago um pouco, por isso está disponível".

Mudanças: "Penso que um jogador, desde o início do campeonato até ao fim, não pode estar sempre ao mesmo nível. Muitas vezes damos 10 minutos a esses jogadores para não sobrecarregar os minutos. Por vezes, um jogador pode ter jogos que não são de topo, precisamente porque está cansado ou fatigado. É por isso que depois dou dias de folga ou mais dias de folga. O treinador tem por vezes medo de fazer alterações porque dá sinais com as substituições. E eu quero que o jogo acabe quando o árbitro apita. Não antes".