Resumo da Serie A: Rafael Leão faz a diferença no AC Milan

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Resumo da Serie A: Rafael Leão faz a diferença no AC Milan

Rafael Leão festeja o golo
Rafael Leão festeja o goloAFP
O avançado português esteve em destaque no conjunto rossoneri. Calaffiori e Atalanta também em destaque.

Jogo da semana - Fiorentina 1-2 AC Milan

Rafael Leão é o homem que faz a diferença no AC Milan neste momento, um extremo imparável, mas é impossível não salientar a consistência com que Ruben Loftus-Cheek está a encontrar o caminho para o golo, jogo após jogo - ou pelo menos perto disso.

Stefano Pioli tem conseguido resultados importantes nas últimas semanas, mesmo com desempenhos menos brilhantes, e isso é sempre um mérito, é o fator que faz a diferença no final da época. Momentos negativos acontecem e são inevitáveis, mas ter a força e a qualidade para ser capaz de sair por cima mesmo depois de atuações mais ou menos é uma receita para o sucesso.

O confronto de sábado à noite entre AC Milan e Fiorentina foi absolutamente divertido: muitas chances, de ambos os lados, com Mike Maignan e Pietro Terracciano sendo as estrelas absolutas da partida. Os franceses salvaram os rossoneri em várias ocasiões, especialmente de Andrea Belotti e Rolando Mandragora, enquanto este último teve de se defender várias vezes para manter o resultado vivo nos momentos finais do jogo.

A Fiorentina de Vincenzo Italiano concedeu tantas chances ao adversário, mas certamente teve o mérito de conseguir construir outras tantas, esse é o seu estilo. O mesmo vale para o AC Milan, que, no entanto, neste momento pode contar com Léo em estado de absoluta forma. Leão na Serie A faz a diferença. Sempre.

Os números de Rafael Leão
Os números de Rafael LeãoFlashscore

Jogador da semana: Riccardo Calafiori

Há algum tempo ninguém imaginava isto. Na Roma, mal era utilizado como suplente, já que muitas lesões atrasaram o crescimento e desenvolvimento. Mas Thiago Motta está a fazer dele um dos melhores defesas da Europa. Reinventou-o no papel de defesa-central, e Calafiori, que cresceu na Roma, encontrou o seu lugar no mundo.

Agora, a maior arma de Motta e do Bolonha, ele é o homem que transforma cada ação defensiva em ofensiva. É provavelmente o grande segredo do Bolonha, mais do que Josh Zirkzee e Lewis Ferguson. Limpo nos desarmes, preciso na condução e no passe da bola, o homem-chave da construção dos Felsinei a partir de trás, consegue sempre encontrar um companheiro livre para servir.

Nos últimos jogos, também tem sido decisivo no ataque, com assistências no último jogo (3-0 contra o Salernitana): é muito mais do que um defesa-central, é muito mais do que um lateral, é quase um médio emprestado à defesa. Antes do verão, muitas equipas já puseram os olhos nele, especialmente a Juventus, e será difícil para o Bolonha evitar a sua saída, porque estamos a falar de um defesa único no panorama internacional.

Os defesas-centrais canhotos são raros, e os corajosos e limpos ainda mais. Bravo a Motta por ter reconhecido esta evolução, bravo a Calafiori por nunca ter desistido. Hoje ele desfruta dos frutos do seu trabalho.

Os números de Calafiori
Os números de CalafioriFlashscore

Equipa da semana - Atalanta

A Atalanta voltou a correr e agora está a dificultar a vida aos seus concorrentes. Gian Piero Gasperini está a encontrar a melhor forma de alguns dos seus jogadores importantes, como por exemplo Gianluca Scamacca, que voltou a marcar no sábado contra o Nápoles. O habitual remate perfeito, a melhor qualidade do jovem avançado que cresceu na Academia da Roma.

Poucos jogadores conseguem rematar melhor do que ele, e Alex Meret viu isso de perto. O homem do jogo foi, provavelmente, Alexei Miranchuk, que teve o mérito de desbloquear o jogo e depois assistir um dos seus companheiros para outro golo.

Teun Koopmeiners, que veio do banco e é a estrela absoluta da Atalanta neste momento (as suas hipóteses de deixar o clube no verão aumentam semana após semana), também conseguiu marcar. O mérito de recuperar o ritmo, a confiança e a condição pertence a Gasperini, que conseguiu manter o leme do navio num momento complicado e agora a rota foi retomada.

As perspectivas no campeonato são risonhas e há também uma taça europeia para honrar até ao fim. A vitória por 0-3 em casa do Nápoles relança a Atalanta na corrida à Liga dos Campeões e, com o jogo contra a Fiorentina ainda por disputar, está numa posição potencialmente vantajosa em relação à Roma de De Rossi, vítima da primeira metade da época dos Giallorossi sob o comando de José Mourinho.

A classificação da Serie A
A classificação da Serie AFlashscore