Robin Gosens não fez parte da equipa alemã nos quartos de final da Liga das Nações contra a Itália. O jogador da Fiorentina disputou o seu último jogo internacional até à data em 19 de novembro de 2024, no empate 1-1 na Hungria.
Gosens jogou pela Alemanha no Euro-2020, mas não foi incluído na equipa do Campeonato do Mundo um ano mais tarde. Em comparação com o Campeonato da Europa de 2024,"não ser convocado para o Campeonato do Mundo de 2022 foi uma surpresa muito maior" e"atingiu-o com mais força. Ainda é muito difícil para mim admitir que perdi o sonho de toda uma vida por uma margem tão pequena", afirma.
A eliminação do Campeonato da Europa também o afectou muito. "Ainda me lembro exatamente da forma como o selecionador nacional Julian Nagelsmann me disse ao telefone que não me ia chamar. Desatei a chorar e telefonei à minha mulher. Foi um momento de horror. Embora, em retrospetiva, eu tenha que dizer que foi a decisão certa não me incluir", diz ele.
Gosens, por sua vez, defende que se dê mais atenção à saúde mental dos jogadores de futebol. "A minha licenciatura em psicologia abriu-me uma porta que eu não sabia que existia", disse:"Muitas pessoas pensam: 'Estou fisicamente em forma, por isso sou saudável'. Ou: 'Só posso ter problemas mentais se me tiver sido diagnosticada uma doença mental'. Mas não é esse o caso, não existe tudo ou nada, mas sim diferentes gradações. A saúde mental é um ato de equilíbrio que pode mudar a cada hora".
