Mais

Santos e Athletico Paranaense empatam (1-1) em jogo fraco no Brasileirão

Santos e Athletico proporcionaram um espetáculo fraco na Vila Belmiro
Santos e Athletico proporcionaram um espetáculo fraco na Vila BelmiroProfimedia
Santos e Athletico Paranaense empataram a um golo, este sábado, na 18.ª jornada do Brasileirão, na Vila Belmiro. Em jogo sem grandes emoções, o Furacão saiu na frente, com um golo de Pablo, e permaneceu em vantagem até aos minutos finais. Porém, o Peixe conseguiu um penálti já nos descontos e chegou ao empate, com o golo de Marcos Leonardo

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Santos, mesmo com o empate, continua a sua caminhada tortuosa no Brasileirão. A equipa orientada por Paulo Turra só tem uma vitória nos últimos 18 jogos. Com isso, o fantasma dos lugares de descida aproxima-se e o Peixe pode mesmo terminar em zona de despromoção caso Goiás e Bahia vençam os seus jogos. Fora da Taça Sul-Americana, o Santos tem agora a semana inteira de trabalho antes de visitar o Fortaleza no domingo.

Ao ceder o empate, o Athletico Paranaense chegou aos 28 pontos e entra nos seis primeiros, ao ultrapassar o Bragantino. Agora os paranaenses precisarão de esperar pelos resultados dos adversários para ver se mantém a zona de qualificação para a Libertadores.. O próximo desafio é justamente para a competição sul-americana, diante do Bolívar, na segunda mão dos oitavos de final.

Athletico a gerir na primeira parte

A Vila Belmiro, mais uma vez com a porta fechada aos adeptos, recebeu um jogo com baixíssima intensidade durante quase 90 minutos. Sobretudo na primeira parte, o ritmo do duelo foi muito ditado pela postura dos visitantes, que, em melhor fase, abdicaram de uma abordagem mais agressiva para explorar os erros na gestão da posse de bola do Santos.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Pressionados e nervosos em campo, os jogadores do Santos acabaram por oferecer a ocasião que os paranaenses precisavam. Uma bola roubada no meio-campo circulou até chegar a Fernandinho, o médio teve muita liberdade e calma e encontrou Pablo livre na área. O avançado enquadrou-se e rematou, em força, para bater João Paulo e fazer o 1-0 aos 30 minutos.

Mesmo com 62% de posse de bola até ao intervalo, o Santos teve criatividade nula e não finalizou sequer uma vez na baliza do guarda-redes Bento. O Athletico Paranaense, além do golo, só arriscou com perigo uma outra vez, num cabeceamento de Madson.

Santos empata no fôlego final

Ligeiramente melhor na segunda parte, a equipa de Paulo Turra conseguiu, pelo menos, chamar o guarda-redes Bento a jogo. Depois de algumas tentativas do Santos, o Athletico Paranaense voltou a ter total controlo em boa parte da etapa complementar, mas não conseguiu afastar os donos da casa da sua área. E isso viria a sair muito caro.

O Athletico-PR entregou a bola para o Santos como estratégia
O Athletico-PR entregou a bola para o Santos como estratégiaRaul Baretta/Santos FC

Já no tempo de compensação, e mesmo com pouca organização, o Santos lançava bolas para a área, à espera de um milagre. E ele apareceu. Numa das tentativas, a bola bateu no braço de Thiago Heleno e, após análise do VAR, o penálti foi mesmo assinalado. Marcos Leonardo não desperdiçou e, aos 90+5 minutos, restabeleceu a igualdade e evitou a nona derrota do Santos no Brasileirão.