Mais

Serie A: Atalanta empata e segura liderança (1-1), Inter vence (0-3), Pedro Pereira marca (1-2)

Atualizado
Jogadores do Inter festejam o golo marcado por Lautaro Martinez
Jogadores do Inter festejam o golo marcado por Lautaro MartinezTIZIANA FABI/AFP
Vitinha foi titular e assistiu para a vitória do Génova sobre o Empoli (1-2). Em Parma, a equipa da casa prolongou a crise do Monza, lanterna vermelha da Serie A, ao vencer por 2-1, de pouco valendo o golo do português Pedro Pereira. O Inter venceu em Cagliari por 0-3 e a Lazio não foi capaz de vencer a líder Atalanta, que segurou o primeiro lugar com um empate a uma bola perto do apito final.

Lazio 1-1 Atalanta

A equipa biancoceleste começou o jogo com coragem e conseguiu uma tripla oportunidade aos dez minutos. Taty Castellanos comprometeu duas vezes Marco Carnesecchi, que foi prodigioso na ocasião da segunda tentativa, depois Matteo Guendouzi de longa distância acertou no poste com o guarda-redes batido.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

A Atalanta foi acordando aos poucos e foi Davide Zappacosta quem tentou, rematando à direita de Ivan Provedel com um remate de pé direito, mas o domínio da Biancoceleste foi merecidamente recompensado aos 27 minutos da primeira parte com o golo de Fisayo Dele-Bashiru, lançado em profundidade por Nicolò Rovella e cabeceado com frieza para bater Marco Carnesecchi.

A Atalanta, que se tinha tornado perigosa no final da primeira parte, apareceu no início da segunda com dois novos jogadores para mostrar a sua vontade de fazer esquecer os primeiros 45 minutos: Odilon Kossounou e Juan Cuadrado.

Foi o colombiano que esteve perto de empatar, com um golpe de cabeça, no início do segunda tempo. Pouco depois, foi Ademola Lookman, novamente de cabeça e num cruzamento da direita, que agitou os adeptos da casa. O nigeriano voltou a tentar com um remate de pé direito que teve uma grande resposta de Ivan Provedel.

A Lazio tentou conter a Atalanta na fase final do jogo, não sem alguma dor, mas aos 88 minutos teve de sofrer o golo do empate por Marco Brescianini, que tinha acabado de entrar, e que finalizou uma grande jogada de Ademola Lookman para segurar a liderança na Serie A para 2025, ainda que o Nápoles também possa chegar aos 41 pontos.

As estatísticas do encontro
As estatísticas do encontroOpta by Stats Perform

Cagliari 0-3 Inter

O Inter tinha apenas um objetivo em Cagliari, vencer, e assim o fez. Depois de um primeiro tempo dificíl, os onze de Simone Inzaghi encontraram uma maneira de ultrapassar a atenta defesa caseira, conquistando a quinta vitória consecutiva na Série A com golos de Bastoni, Lautaro Martinez e Calhanoglu.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Os anfitriões assustaram logo nos primeiros minutos da primeira parte, com um potente remate de Thuram com o pé direito, que foi defendido por Scuffet. A equipa do Cagliari, no entanto, apresentava-se com boa frequência no ataque, movimentando bem a bola e segurando os adversários, mostrando-se perigosa várias vezes com cruzamentos tensos e bem calibrados dos laterais.

Lautaro Martinez não conseguiu encontrar a alegria de marcar no cruzamento perfeito de Calhanoglu, que cabeceou alto a um metro de distância para incredulidade dos adeptos nerazzurri. Uma grande oportunidade perdida pelo 10 argentino, numa fase de forma nada positiva.

Apesar da vantagem perdida, o Inter continuou a sua marcha, tentando fechar o adversário na defesa, procurando a abertura certa para terminar os primeiros 45 minutos em vantagem. Um objetivo que, no entanto, falhou devido à solidez defensiva dos encarnados, liderados por Mina e capazes de ir para o intervalo com o resultado empatado.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Nos primeiros 15 minutos da segunda parte, o Inter voltou a fazer uma exibição de garra e chegou à vantagem graças a Bastoni. O defesa nerazzurri foi decisivo, após cruzamento de Barella ao segundo poste, e abriu o ativo com um cabeceamento certeiro.

A perder por um golo, Nicola viu-se obrigado a recorrer a alterações, retirando de campo Gaetano e optando por um ataque a dois com Piccoli e o suplente Pavoletti. Foi uma jogada que inicialmente condicionou os visitantes, que foram salvos pela excelente intervenção de Sommer.

Ultrapassado o susto, a equipa de Inzaghi voltou ao ataque com perigo, contando novamente com as pinceladas de Barella para duplicar a vantagem. Foi um golo semelhante ao primeiro, com a bola a ser cabeceada para a área onde, desta vez, Lautaro Martinez rematou para o 0-2. Um regresso aos golos do capitão do Inter, decisivo para congelar o resultado num campo nada fácil.

No último quarto de hora, os nerazzurri aproveitaram uma falta cometida por Wieteska na grande área para selar o 0-3 e afundar o Cagliari. A vitória foi selada pelo habitual Calhanoglu, com um remate mortífero da marca dos 11 metros, que deu à sua equipa a quinta vitória consecutiva na Serie A e o primeiro lugar temporário até ao jogo entre a Lazio e a Atalanta.

Empoli 1-2 Génova

No nada fácil campo do Empoli, o Génova conseguiu uma vitória fundamental, vencendo por 1-2 graças a uma grande segunda parte. Com este resultado, os de Génova juntam-se ao Empoli com 19 pontos.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Primeira parte com poucas emoções entre toscanos e ligurianos, como seria de esperar. As duas melhor ocasiões surgiram no início e no final da primeira parte, e em ambos os casos graças aos anfitriões: primeiro foi Emmanuel Gyasi que assustou Nicola Leali com um remate de longa distância que acabou por sair ao lado, depois Liberato Cacace com um potente remate de pé esquerdo que o guarda-redes tirou da baliza com a ajuda do poste.

No meio, havia muito equilíbrio, duas equipas bem posicionadas e proativas, embora pouco incisivas na frente. De salientar a lesão que obrigou Brooke Norton-Cuffy a sair do terreno de jogo.

As estatísticas do encontro
As estatísticas do encontroOpta by Stats Perform

Depois de 45 minutos muito bloqueados, fruto de um taticismo exagerado, o Génova desbloqueou de imediato o jogo na segunda parte: passaram 25 segundos e de uma saída errada de Devis Vasquez foi Vitinha quem aproveitou, colocando uma bola perigosa na área que, após ressalto, foi enviada para a baliza pelo capitão Milan Badelj.

Passaram alguns minutos e foi o outro Vasquez, Johan, que derrubou Sebastiano Esposito e obrigou o árbitro a apitar grande penalidade para o Empoli, depois de consultar o VAR. Mas, dos onze metros, o segundo dos três irmãos viu o seu remate ser anulado por Nicola Leali, mais uma vez com a ajuda do poste.

O penálti falhado não esmoreceu o ímpeto do Empoli, que continuou a criar grandes oportunidades, uma em particular com Lorenzo Colombo. Patrick Vieira correu para se proteger e inseriu três jogadores: Patrizio Masini, Fabio Miretti e Caleb Ekuban, estes dois últimos imediatamente muito ativos com duas conclusões dignas de registo. À terceira, o ex-jogador da Juve serviu o avançado nascido no Gana, que enganou Ardian Ismajli para fazer o 0-2.

Fim de jogo? De certeza que não. Aos 74 minutos, Sebastiano Esposito compensou o seu erro da marca de grande penalidade para fazer o 1-2 de cabeça, mas o golo não foi suficiente para evitar a derrota, com o Génova a ameaçar o 1-3 perto do fim por Vitinha.

Parma 2-1 Monza

O Monza teve um início explosivo e levou apenas dois minutos para Patrick Ciurria marcar com um remate em arco após um alívio fraco de Lautaro Valenti. No entanto, os Biancorossi não puderam celebrar o golo mais rápido da Serie A desta temporada durante muito tempo, pois o esforço foi rapidamente anulado pelo VAR, após a bola ter saído de jogo durante a construção da jogada.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Os visitantes não abrandaram e voltaram a colocar a bola na rede, mas Daniel Maldini estava em posição de fora de jogo antes de desviar para o golo. Nos primeiros 10 minutos intensos, o Parma também esteve perto de marcar quando o remate em curva de Valentin Mihaila foi desviado por Stefano Turati.

Seguiu-se um período mais calmo, embora o Monza fosse incansável na sua busca pelo primeiro golo fora de casa desde outubro, e o remate rasteiro de Gianluca Caprari estava a caminho do canto inferior antes da defesa de Suzuki, que evitou o golo. O Parma pensou que tinha resistido à tempestade e conseguiu registar o seu sexto resultado 0-0 ao intervalo na Serie A esta temporada, graças a mais uma defesa com a ponta dos dedos de Suzuki, que negou um remate de Samuele Birindelli.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Numa completa inversão de papéis em relação à primeira parte, o Parma começou melhor e os pés rápidos de Woyo Coulibaly na área resultaram numa falta cometida por Pablo Marí. O árbitro Federico La Penna mostrou um segundo cartão amarelo a Marí e assinalou uma grande penalidade para o Parma, que Hernani executou com força no canto, ultrapassando um impotente Turati. Após ter conquistado apenas quatro pontos na Serie A em situações de desvantagem nesta temporada, a tarefa era difícil para os Biancorossi e os visitantes foram frustrados mais uma vez quando o cabeceamento de Milan Đurić foi anulado por fora de jogo.

Inevitavelmente, o Parma começou a pressionar e pensou que tinha ganho mais uma penalidade tardia quando Drissa Camara foi derrubado por Birindelli, mas La Penna anulou a sua decisão inicial após a intervenção do VAR.

Quando o Parma parecia prestes a celebrar a vitória, Pedro Pereira apareceu para estragar a festa ao correr para encontrar o cruzamento rasteiro de Kevin Martins e rematar para o golo. No entanto, uma nova reviravolta tardia viu Valenti elevar-se para finalizar o canto de Valentin Mihaila no último lance do jogo.