Mais

Serie A: Atalanta lidera (1-3), AC Milan e Juventus anulam-se (0-0), Inter goleia Verona (0-5)

Atualizado
Theo Hernandez e Manuel Locatelli lutam pela bola
Theo Hernandez e Manuel Locatelli lutam pela bolaIsabella BONOTTO / AFP
A Atalanta subiu ao topo da tabela da Serie A com uma vitória por 3-1 sobre o Parma, aumentando a sua série de vitórias em todas as competições para seis jogos. AC Milan e Juventus mediram forças em San Siro, mas ninguém conseguiu desatar o nulo. Já o Inter de Milão venceu a pior defesa da Serie A por cinco golos de diferença para chegar ao topo da Serie A e aumentar a série invicta para 11 jogos. Há 27 jogos e 32 anos que o Hellas Verona não vence os Nerazzurri, mas a oitava derrota em 10 jogos é mais preocupante para Paolo Zanetti.

Parma 1-3 Atalanta

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A pausa internacional parece ter afetado pouco o ímpeto da Atalanta, já que a confiante equipa de Gian Piero Gasperini teve um início de jogo impressionante no Tardini.  Mateo Retegui precisou de apenas quatro minutos para abrir o marcador, marcando o seu 12º golo da época no campeonato, depois de um cruzamento convidativo de Raoul Bellanova.

Ademola Lookman pensou ter aumentado a vantagem da Atalanta momentos depois, mas o golo foi anulado por fora de jogo, para alívio dos adeptos da casa. A equipa da casa continuou a criar oportunidades de golo, com Retegui e Lookman a rematarem para fora de posições promissoras. A questão não era se, mas sim quando a pressão implacável da Atalanta acabaria por resultar no segundo golo.

Os visitantes responderam aos 39 minutos, quando Lookman e Matteo Ruggeri combinaram para fazer a bola chegar ao poste mais distante para Ederson rematar de primeira.

O guarda-redes da Atalanta, Marco Carnesecchi, apoiou os esforços dos seus companheiros, fazendo duas grandes defesas para garantir que a sua equipa levasse uma vantagem saudável para o intervalo. No entanto, a vantagem de dois golos foi reduzida para metade cinco minutos depois do recomeço, graças ao brilhantismo de Matteo Cancellieri. O jogador de 22 anos mostrou grande equilíbrio e equilíbrio para se esquivar de alguns desarmes antes de acertar um remate estrondoso para bater Carnesecchi para colocar os anfitriões de volta na disputa.

Com a pressão da Atalanta aumentando, Lookman foi o responsável por recolocar a vantagem de dois golos no marcador minutos depois de ter outro remate anulado. O nigeriano chegou à linha de fundo e, após um lançamento perfeito de Juan Cuadrado, mandou a bola para o fundo das redes, dando a vitória ao Parma.

A vitória da Atalanta foi coroada com o tão esperado retorno de Giorgio Scalvini, que entrou no final do jogo após uma lesão e ajudou a equipe a chegar à liderança e empatar com a Inter de Milão, enquanto o Parma ficou em 13.º e três pontos acima da zona de despromoção.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

AC Milan 0-0 Juventus

AC Milan e Juventus encontraram-se em Milão para um jogo único e cheio de expectativas, entre duas equipas que escreveram inúmeras páginas da história da Serie A. Sem dois jogadores importantes como Vlahovic e Pulisic, os dois treinadores propuseram formações ligeiramente diferentes do habitual, tentando dar poucas referências em campo.

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Com Rafa Leão (AC Milan) e Francisco Conceição (Juventus) no onze, o jogo, no entanto, nunca arrancou devido ao impasse tático entre as duas equipas, que se anularam mutuamente e terminaram a partida com um 0-0 que não satisfez ninguém.

Na fase inicial da partida, como era de se esperar, Milan e Juventus estudaram-se cuidadosamente no gramado de San Siro, recém-pavimentado e ligeiramente traiçoeiro. Os visitantes não criaram qualquer hipótese na primeira parte, que terminou com uma emoção própria para a equipa piemontesa. Segundos antes do intervalo, de facto, os rossoneri lançaram-se no ataque, ganhando um pontapé de canto, no qual Emerson Royal esteve perto de marcar com um forte cabeceamento.

O roteiro foi praticamente idêntico no segundo tempo, onde o ritmo só aumentou um pouco e a partida permaneceu totalmente empatada. O que mudou foi a estatística da posse de bola, com a Juve a ter mais vezes a bola em mãos, procurando o momento certo para a recuperação com um insistente rolar de bola.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Os planos bem definidos dos dois treinadores, no entanto, não surtiram efeito e, apesar das mudanças, o resultado permaneceu inalterado até o apito final. Foram muito poucas as oportunidades criadas pelas equipas históricas, chegando apenas uma vez aos lados de Di Gregorio e Maignan, com os remates de Fofana de um lado e de Thuram do outro pouco perigosos.

Verona 0-5 Inter

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Ninguém se lembra após o jogo, mas houve um breve momento em que a equipa da casa esteve por cima, com Casper Tengstedt a acertar na trave pouco depois de Flavius Daniliuc ter testado de cabeça o guarda-redes do Inter, Yann Sommer. Mas após cinco minutos de jogo, o Hellas foi perdendo força com o jogo ofensivo do Inter Milão e com a desastrosa linha defensiva do clube. Joaquín Correa, que fazia a sua primeira partida como titular em mais de um ano, já tinha acertado na barra quando deu a vantagem à sua equipa, ao rematar em arco para Lorenzo Montipò, depois de uma inteligente jogada de ligação com Marcus Thuram. Depois de ter feito a assistência para o tento inaugural, Thuram marcou dois golos quase idênticos em três minutos, ao quebrar por duas vezes uma armadilha de fora de jogo do Verona e contornar o guarda-redes, antes de rematar para a baliza vazia.

O resultado já estava definido à meia hora, mas os comandados de Simone Inzaghi ainda tinham muito sal para esfregar nas feridas dos Gialloblu. Stefan de Vrij só estava em campo porque Francesco Acerbi se lesionou no início do primeiro tempo, e o neerlandês ajudou a marcar um golo ao rematar da entrada da área para canto. A cinco minutos do fim da primeira parte, os visitantes estavam tão descontraídos que estavam quase literalmente na horizontal, quando Yann Aurel Bisseck marcou o quinto golo a oito metros de distância, apesar de ter caído e ficado deitado no chão enquanto rematava.

Era apenas a segunda vez na sua história que os nerazzurri marcavam cinco golos na primeira parte num jogo fora de casa, e tinham-no feito de forma implacável, convertendo todos os seus remates à baliza. Com o destino selado, Paolo Zanetti fez quatro substituições no intervalo, na esperança de pelo menos ver uma melhoria. Apesar de ter sofrido cinco golos, Montipò fez a sua primeira defesa do jogo no início da segunda parte, negando de forma excelente o suplente de Piotr Zieliński, quando o médio polaco fez um remate com o seu primeiro toque no jogo.

Com pouco para jogar, a segunda parte foi mais uma sessão de treino do que um jogo competitivo, com apenas seis remates à baliza em todos os 45 minutos. Para o Inter, será um alívio bem-vindo, já que tem pela frente jogos complicados contra Leipzig e Bayer Leverkusen na Liga dos Campeões, além de jogos do campeonato contra Fiorentina e Lazio, enquanto o Hellas tentará recuperar contra o Cagliari na próxima semana.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform