Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Serie A: Atalanta perde (0-1) em Bolonha, Torino e Udinese empatam (1-1), Juventus vence (2-1) Frosinone

Alex Bowmer, Danny Lewis, Tamhas Woods
Atualizado
Yildiz tornou-se o mais jovem estrangeiro a marcar pela Juventus, com 18 anos e 233 dias
Yildiz tornou-se o mais jovem estrangeiro a marcar pela Juventus, com 18 anos e 233 diasAFP
Uma grande exibição do guarda-redes Łukasz Skorupski e um golo tardio de Lewis Ferguson deram ao Bolonha uma vitória por 1-0 sobre a Atalanta no Stadio Renato Dall'Ara, colocando-os no quarto luga,r após a sexta vitória consecutiva em casa.Já Torino e Udinese marcaram um golo cada e empataram 1-1, fazendo com que este fosse o primeiro confrono, em 10, entre estas equipas, a terminar empatado. Quanto à Juventus, prolongou a sua série de invencibilidade para 12 jogos - a mais longa série ativa na Serie A - com uma vitória difícil por 2-1 em Frosinone.

Bolonha 1-0 Atalanta

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O Bolonha começou a partida depois de ter feito o seu melhor arranque de 16 jogos na primeira divisão, desde o último título da Serie A do clube, em 1963/64.

A Atalanta, que vinha de duas vitórias em casa e estava a apenas dois pontos de distância, era o adversário mais forte. E foi o que aconteceu, com as defesas a dominarem a partida numa primeira meia hora de jogo, em que os remates à baliza não foram concretizados, mas sim vários desarmes.

Os três jogos anteriores do Bolonha em casa não tiveram golos aos 36 minutos, o que não deveria ter sido uma surpresa. No entanto, a Atalanta tornou-se cada vez mais ameaçadora, à medida que se aproximava o intervalo, com Ademola Lookman a ser lançado para a baliza antes de rematar para fora, sob pressão de Skorupski. E foi no último minuto da primeira parte que se assistiu a uma repetição desse duelo, depois de Éderson ter colocado Lookman à queima-roupa, que o guarda-redes adversário conseguiu defender.

Atalanta continua sem vencer fora de casa desde outubro
Atalanta continua sem vencer fora de casa desde outubroAFP

O Bolonha lançou um ataque - que culminou com um remate por cima da barra - logo após o recomeço, mas a Atalanta continuava a parecer a primeira equipa a marcar. Lookman criou uma oportunidade promissora, depois de uma jogada pela esquerda, e tocou uma bola rasteira para Teun Koopmeiners. O neerlandês estava pronto para marcar um golo, mas um remate de Remo Freuler desviou a bola para fora, e Charles De Ketelaere também viu um remate forte da entrada da área ser defendido por Skorupski.

Aos 67 minutos, o técnico da Atalanta, Gian Piero Gasperini, finalmente recorreu ao seu banco de suplentes, fazendo entrar Luis Muriel para dar mais força ao ataque. No entanto, o Bolonha manteve-se firme e acabou por colher a recompensa final, quando Ferguson saltou sobre a defesa, dentro da área, para encontrar um canto, convertendo através de um cabeceamento sobre Marco Carnesecchi, aos 86 minutos.

O triunfo tardio garante ao Bolonha um lugar de apuramento para a Liga dos Campeões durante o Natal, enquanto a Atalanta continua sem vencer fora de casa desde outubro.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform

Torino 1-1 Udinese

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Ambas as equipas mostraram sinais de intenção desde o início, e Lorenzo Lucca teve a abertura mais promissora logo no início, mas enviou ambos os seus cabeceamentos para fora do alvo, antes de Marco Silvestri negar o golo de Nikola Vlašić e o seguimento de Duván Zapata na outra extremidade. Não demorou muito até que ambas as equipas tentassem a sua sorte de longe, e depois da tentativa de Festy Ebosele ter sido tratada de forma rotineira, Silvestri voltou a ter a tarefa mais difícil dos dois guarda-redes, ao desviar o remate de Ivan Ilić.

Il Toro teve muita bola à medida que a metade avançava, sem incomodar Silvestri novamente, já que Ilić flutuou a sua tentativa de luvre por cima do travessão. Houve um susto para os anfitriões quando Brandon Soppy deu a posse de bola a Lucca com um mau passe, embora Alessandro Buongiorno tenha mostrado consciência para bloquear o remate do avançado e salvar o colega de equipa. Lucca fez um remate acrobático depois de João Ferreira ter sido considerado como tendo ficado com a bola na sequência de um canto, mas não conseguiu acertar no alvo.

Equilíbrio em jogo morno no Olímpico de Turim
Equilíbrio em jogo morno no Olímpico de TurimAFP

Hassane Kamara e Antonio Sanabria receberam um amarelo depois de entrarem em campo, oito minutos após o intervalo. Os adeptos que encheram as bancadas do Estádio Olímpico Grande Torino continuaram a marcar presença, mas grande parte do jogo em campo durante a segunda parte foi pouco inspirador. Nem Zapata nem Roberto Pereyra foram capazes de fazer um contacto convincente quando as oportunidades surgiram pouco depois da marca da hora.

Quando parecia que o jogo estava a caminhar para o empate, Oier Zarraga, substituto da Udinese, aproveitou o cruzamento do português João Ferreira e fez o remate de qualidade que o jogo estava a pedir, aos 81 minutos.

No entanto, os Bianconeri sofreram uma deceção tardia pelo segundo jogo consecutivo, quando o remate cruzado de Ilić flutuou sobre Silvestri e entrou no canto inferior, aos 88 minutos, para garantir que o Torino perdeu apenas um dos seus últimos oito jogos na Serie A. A Udinese, por sua vez, foi forçada a contentar-se com o seu 11.º empate na liga.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform

Frosinone 1-2 Juventus

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Simone Romagnoli mostrou aos sete minutos por que usa a braçadeira de capitão do Frosinone, na ausência de Luca Mazzitelli, intercetando o passe de Weston McKennie destinado a Arkadiusz Milik, que, se tivesse sido bem-sucedido, certamente teria levado à abertura do marcador.

No entanto, depois de mais pressão por parte da Juventus, Kenan Yıldız, de 18 anos, marcou o seu primeiro golo pelos visitantes, na sua estreia pela equipa principal, entrando brilhantemente na área, entre Ilario Monterisi e Pol Lirola, antes de rematar ao poste mais próximo. Yıldız quase virou assistente pouco depois, mas Filip Kostić, que tinha acabado de assistir o adolescente, deixou a bola para trás.

Massimiliano Allegri foi forçado a uma mudança precoce, quando Alex Sandro saiu por lesão, aos 27 minutos, e substituído pelo ex-central do Frosinone, Federico Gatti. Também Lirola saiu com queixas na equipa da casa, aos 30 minutos, com Jaime Báez lançado no seu lugar.

Aos 36 minutos, Wojciech Szczęsny foi finalmente testado, quando foi ao relvado para desviar um remate de Matías Soulé - um dos três jogadores da Juventus que se encontravam do outro lado neste jogo. Na Juventus Kostić voltou a não conseguir aproveitar uma oportunidade promissora, ao ir para cima do guarda-redes da casa, Stefano Turati, para rematar alto e para fora.

O técnico do Frosinone, Eusebio Di Francesco, terá enfatizado a necessidade de um início rápido para a segunda parte, e os Canários saíram após o intervalo com mais confiança, empatando aos 51 minutos, quando o passe de Monterisi lançou Báez, que deslizou a bola calmamente sob o avanço de Szczęsny para o seu primeiro golo na primeira divisão italiana.

Numa tentativa de forçar a questão, Allegri introduziu Dušan Vlahović como parte de uma mudança tripla, antes de outro remate de Soulé ter passado perto do poste mais distante de Szczęsny. Vlahović rapidamente envolveu-se na ação, quando Allegri lançou Timothy Weah em busca da vitória, mas foi um substituto do Frosinone que, em seguida, chegou perto, quando o tiro de Abdou Harroui foi desviado por cima da barra por Szczęsny.

McKennie, em seguida, sacudiu a trave com um remate acrobático, enquanto ambas as equipas sentiam que os três pontos estavam lá para serem conquistados. E bem na hora certa, a Juve aproveitou a oportunidade quando o cruzamento convidativo de McKennie foi cabeceado por Vlahović, aos 81 minutos, fechando a disputa para ir para a última partida de 2023 contra a AS Roma, no próximo sábado, de bom humor. Vlahović, de resto, ainda bisou em cima dos 90' mas estava em posição irregular.

O Frosinone está agora sem vencer em quatro jogos da liga - a sua mais longa sequência sem vitória desde o seu regresso à Serie A.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform