Mais

Serie A: Bolonha goleia Lazio (5-0) e lança candidatura à Champions

Bolonha festeja o golo
Bolonha festeja o goloAlessandro Sabattini / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O Bolonha goleou a Lazio por 5-0 e conquistou a quarta vitória consecutiva na Série A. A equipa de Italiano dominou graças a uma primeira parte impecável e a um início de segundo tempo devastador, infligindo um duro golpe aos Biancocelesti.

Boolonha 5-0 Lazio

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O comboio para a Liga dos Campeões passou inevitavelmente pelo Dall'Ara, onde o Bolonha recebeu a Lazio com a ambição de conquistar momentaneamente o quarto lugar na classificação e alimentar os seus sonhos de glória. Um objetivo perseguido com determinação pela equipa de Italiano, que derrotou os Biancocelesti com um claro 5-0, graças a uma primeira parte impecável e a um início de segundo tempo notável.

Com a lesão de última hora de Nuno TavaresTaty Castellanos ainda não no seu melhor, inicialmente no banco, Marco Baroni foi forçado a rever os seus planos para a Lazio, encontrando dificuldades para desestabilizar uma equipa de Bolonha taticamente impecável e que estava bem na bola. A primeira parte evidenciou as dificuldades dos Biancocelesti em criar oportunidades no terço ofensivo, com Zaccagni e os seus companheiros a serem sistematicamente repelidos pela sólida retaguarda do Bolonha.

Bem diferente foi a abordagem dos anfitriões, que movimentaram a bola com velocidade e determinação, atacando principalmente pelas faixas, de onde saiu o golo do 1-0 aos 16 minutos. O lateral Miranda, a partir do flanco esquerdo, concluiu com mestria uma ação pela direita, servindo um cruzamento perfeito para Odgaard entrar na área, que rematou para a baliza com um pontapé de canto.

Foi o sexto golo do avançado dinamarquês no campeonato, que marcou o seu segundo golo consecutivo após o golo contra o Verona. O último dinamarquês a marcar pelo menos seis golos numa só época da Serie A com o Bolonha foi Harald Nielsen, no campeonato de 1966/67, com oito golos.

A primeira parte foi impecável por parte dos anfitriões, que, depois de terem tomado a dianteira, nunca baixaram o ritmo e pressionaram Provedel, que fez uma defesa milagrosa a um remate em ângulo de Orsolini aos 28 minutos. Os Felsini foram indiscutivelmente superiores nos primeiros 45 minutos, com a Lazio a ser obrigada a rever o seu sistema de jogo para tentar dar a volta ao jogo na segunda parte.

No regresso dos balneários, Baroni optou por contar com a experiência de Pedro, substituindo Isaksen. No entanto, a mudança não teve tempo de produzir os efeitos esperados pelo treinador da Biancoceleste, com a sua equipa a ser dominada pelo início rápido dos Emiliani. Logo aos três minutos do segundo tempo, Ndoye aproveitou uma defesa excessivamente passiva para cortar o campo e servir Orsolini na área, que brincou com o guarda-redes com uma cavadinha para fazer 2-0.

Nem sequer houve tempo para repor a bola no centro, quando os vermelhos e azuis voltaram imediatamente ao jogo com uma recuperação de bola decisiva. Ferguson, num contra-ataque relâmpago, rompeu a defesa com um passe cirúrgico à entrada da área para o 11 suíço, que selou o terceiro golo, acabando definitivamente com as esperanças de uma Lazio demasiado permissiva e inexplicavelmente distraída.

Uma jogada mortal que aconteceu no espaço de 94 segundos, com a Lazio a sofrer 10 golos nos primeiros 15 minutos da segunda parte, um número que faz dela a equipa com mais golos sofridos nesse período em toda a Serie A esta época.

A perder por três golos, os visitantes tentaram uma reação tímida, estando perto de marcar com um remate em arco da linha de três quartos do capitão Zaccagni, que acertou no poste aos 55 minutos, numa ocasião infeliz. Posteriormente, o número 10 foi substituído para dar lugar a Tchaouna, deixando o relvado visivelmente frustrado com a oportunidade perdida.

A situação piorou ainda mais para a Lazio, com o Bologna a passar para a ofensiva aos 74 e 84 minutos, marcando o quarto e quinto golos. Castro antecipou-se a Gila e Provedel na área, com um toque inteligente na assistência de Pobega, e enviou a bola para a baliza com a baliza desguarnecida. Por fim, Fabbian empurrou para a baliza o 5-0 com um cabeceamento a partir de um cruzamento de Miranda, exultando sob a curva e dando início à festa no Dall'Ara.

Esta foi a quarta vitória consecutiva da equipa de Vincenzo Italiano, que está a atravessar um período de grande forma e ocupa momentaneamente o quarto lugar da classificação, ultrapassando tanto a Lazio como a Juventus, que jogaram em Florença. Os Biancocelesti, por outro lado, caíram para o sexto lugar, desperdiçando uma oportunidade preciosa de manter vivo o sonho da Liga dos Campeões.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform