Desde a época 2022/23, a Serie A prevê um jogo de desempate no caso de as duas primeiras equipas da tabela terminarem com o mesmo número de pontos. Por outras palavras, nem os confrontos diretos nem a diferença de golos são tidos em conta. Este jogo não incluiria prolongamento. Em caso de empate durante os 90 minutos, irá diretamente para os pontapés de penalti.
O Nápoles joga apenas na Serie A, enquanto o Inter está nas meias-finais da Liga dos Campeões, onde vai defrontar o Barcelona. Na quarta-feira, o Inter defronta o AC Milan na segunda mão das meias-finais da Taça de Itália, depois de um empate a um golo na primeira mão.
O local do jogo será "a casa do clube mais bem classificado de acordo com os critérios de classificação independentes ou o local da final da Taça de Itália (Olímpico de Roma) em caso de proibição pelas autoridades responsáveis pela ordem pública".
Os dois jogos entre o Inter e o Nápoles terminaram empatados (1-1 em ambas as ocasiões), embora os Nerazzurri tenham +40 de diferença de golos e os Partenopei +27. A opção pelo Olímpico de Roma poderia ser uma das candidatas favoritas.
O único precedente remonta a 1964, quando Bolonha e Inter disputaram um play-off em Roma, com vitória do Bolonha por 2-0 , naquele que foi o único Scudetto bolonhês até hoje. Nessa altura, não existia uma regra estabelecida, como acontece atualmente, e foi decidido decidir o título desta forma como uma medida excecional.