Serie A: Dany Mota marca pelo Monza na vitória com o AC Milan (4-2), Roma soma e segue com Frosinone (3-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Serie A: Dany Mota marca pelo Monza na vitória com o AC Milan (4-2), Roma soma e segue com Frosinone (3-0)

Atualizado
AC Milan foi derrotado
AC Milan foi derrotadoAFP
O AC Milan desperdiçou a oportunidade de ultrapassar a Juventus e chegar ao segundo lugar da Serie A, depois de perder por 4-2 no final da partida com Monza (Dany Mota marcou), num jogo que foi uma montanha-russa. Um golo maravilhoso do jovem Dean Huijsen ajudou a Roma a conquistar os três pontos na sua deslocação a Frosinone. O triunfo por 3-0 dos Giallorossi garantiu a quarta vitória em cinco jogos da Serie A desde que Daniele de Rossi assumiu o comando. Já O Bolonha conquistou o que pode vir a ser um triunfo vital na sua caminhada rumo à Liga dos Campeões, ao vencer a Lazio por 2-1 no Estádio Olimpico. Com o triunfo, os rossoblù empataram em pontos com a Atalanta, quarta classificada, e chegaram a quatro vitórias consecutivas na Série A pela primeira vez desde 1967.
A classificação da Serie A
A classificação da Serie AFlashscore

Monza 4-2 AC Milan

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Os visitantes começaram bem, com Luka Jović a estar perto de abrir o marcador por duas vezes em apenas cinco minutos. O seu cabeceamento de relance foi bem defendido por Michele Di Gregorio, que teve de sair lesionado no final da primeira parte, antes de um esforço de longo alcance desviado apenas para fora. No entanto, o Monza cresceu no jogo, e o cabeceamento de Milan Đurić passou por fora do poste logo após a marca da meia hora.

Os anfitriões tiveram então a oportunidade de assumir a liderança quando lhes foi atribuída uma grande penalidade quando Malick Thiaw fez falta sobre Dany Mota no seu regresso à equipa titular do Milan. O capitão Matteo Pessina foi para a marca de grande penalidade e não cometeu qualquer erro, deixando Mike Maignan em sentido contrário para marcar o seu terceiro golo da época.

Depois de um bloqueio brilhante de Pablo Marí para negar o empate a Jović, o Monza dobrou a vantagem no contra-ataque, com Mota a rematar em arco após um bom trabalho de Andrea Colpani. O livre desviado de Alessandro Florenzi foi bem defendido pelo novo guarda-redes Alessandro Sorrentino pouco antes do intervalo, mas uma equipa de Milão muito alterada acabaria por perder ao intervalo.

Stefano Pioli fez três alterações para a segunda parte, com Jović a ser um dos jogadores a sobreviver à sua ira. No entanto, o sérvio foi expulso por conduta violenta logo aos 52 minutos, deixando os rossoneri com uma montanha monumental para escalar. Os substitutos Christian Pulisic e Olivier Giroud fizeram o possível para salvar pelo menos um ponto para os visitantes, já que o segundo marcou o seu 12.º golo no campeonato esta campanha a partir do primeiro.

O final da partida foi extraordinário, pois o foguete de Pulisic empatou o jogo para o Milan, que contava com 10 jogadores, antes dos acréscimos. Mas Warren Bondo, o super-submarino do Monza, marcou para colocar os anfitriões de volta na frente alguns momentos depois, antes de Lorenzo Colombo, emprestado pelo Milan, colocar o punhal final no coração dos rossoneri para selar uma memorável primeira vitória na primeira divisão do Monza contra o adversário desta noite.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Frosinone 0-3 Roma

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A equipa da casa entrou em campo com muita vontade, mas foi a Roma que criou o primeiro remate à baliza, aos 15 minutos, quando Romelu Lukaku se livrou da marcação e obrigou Stefano Turati a uma defesa. O guarda-redes da Roma Mile Svilar, por sua vez, foi obrigado a fazer a sua primeira defesa a meio da primeira parte, ao tentar impedir o remate de Matías Soulé, o melhor marcador do Frosinone, a 25 metros de distância.

Os canários mantiveram a pressão e ficaram a pensar como é que Kaio Jorge não conseguiu dar-lhes a vantagem ao fim de meia hora - o seu primeiro remate, após um corte de Francesco Gelli, foi defendido por Svilar, o seu ressalto foi bloqueado e, por fim, o seu terceiro remate foi para fora.

O Frosinone teve de lamentar as oportunidades desperdiçadas no final da primeira parte, quando a Roma passou para a frente graças a um golo soberbo. Huijsen pegou na bola a meio-campo, fugiu a dois defesas e avançou para o ataque, antes de rematar em arco para bater Turati.

Assim como no início do primeiro tempo, o Frosinone pressionava os visitantes romanos, mas demorou até à marca dos 30 minutos para fazer um remate à baliza - Pol Lirola foi o homem que testou Svilar. Do outro lado, El Shaarawy quis fazer o gosto ao pé, mas o seu remate de longa distância saiu por cima da baliza.

A 20 minutos do fim, outro remate de longe foi o catalisador do segundo golo da Roma. Bryan Cristante aproveitou o espaço que lhe foi concedido para testar Turati a 30 metros - um teste que o guarda-redes não estava à altura - e desviou o remate para os pés de Sardar Azmoun, que desviou para o fundo das redes. 

A vitória ficou garantida quando o jogo entrava nos últimos 10 minutos, quando a intervenção do VAR permitiu ao árbitro Antonio Giua ver um toque de mão de Caleb Okoli na área e assinalar uma grande penalidade. Leandro Paredes fez as honras da casa, cobrando da marca dos 11 metros metros, e mandando Turati para o lado errado para selar a vitória.

A Roma mantém os 100% de aproveitamento no confronto direto com o Frosinone, marcando pelo menos dois golos em todos os seis jogos, enquanto os comandados de Eusebio Di Francesco estão em perigo, com apenas uma vitória nos últimos 10 jogos.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform

Lazio 1-2 Bolonha

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Depois de surpreender o Bayern Munique a meio da semana, a Lazio sofreu um revés logo no início da partida, quando Patric sofreu uma lesão muscular e foi substituído por Nicolò Casale, mas não demorou muito para que os anfitriões saíssem na frente. O passe de Jhon Lucumí pressionou o capitão Lewis Ferguson e Gustav Isaksen ganhou a posse de bola e passou a Ciro Immobile, que fez um belo passe para Isaksen marcar com tranquilidade aos 18 minutos.

Mas o Bolonha não se preocupou muito, já que evitou a derrota em quatro dos sete jogos anteriores do campeonato em que esteve a perder por 0-1 esta época.

E depois de contar com o guarda-redes Łukasz Skorupski para os manter na disputa, com defesas perante Immobile e Isaksen, os homens de Thiago Motta empataram o jogo quando o guarda-redes da Lazio, Ivan Provedel, fez uma jogada arriscada com Luis Alberto e passou diretamente para Giovanni Fabbian, que serviu Oussama El Azzouzi para um remate vitorioso aos 39 minutos.

Matteo Guendouzi teve a oportunidade de colocar a equipa de Sarri a vencer por 2-1 pouco antes do intervalo, mas Lucumí defendeu, antes de Ferguson ter a sorte de não sofrer um penálti após empurrar Isaksen.

Animado com o empate, o Bolonha começou a segunda parte com força e devia ter testado Provedel quando o canto convidativo de Riccardo Orsolini encontrou Stefan Posch, mas o defesa não conseguiu desviar o cabeceamento. Numa tentativa de mudar a compleição do jogo, Sarri introduziu Pedro e Taty Castellanos aos 65 minutos, enquanto Motta fez uma tripla alteração menos de 10 minutos depois.

Mas foi um dos titulares, Joshua Zirkzee, que marcou o que viria a ser o golo da vitória, desviando brilhantemente o cruzamento de Victor Kristiansen para o seu nono golo no campeonato, aos 78 minutos.

A Lazio tem pela frente uma difícil deslocação a Turim, na quinta-feira, com o clube da capital a tentar manter a sua primeira exibição sem sofrer golos fora de casa em 2024, enquanto o Bolonha joga no dia seguinte, em casa, contra o Hellas Verona, que está ameaçado de despromoção.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados da 25.ª jornada:

Udinese 1-1 Cagliari

Empoli 1-1 Fiorentina