Mais

Serie A: David Neres abre caminho à vitória do Nápoles com a Fiorentina (0-3)

David Neres inaugurou o marcador aos 29 minutos
David Neres inaugurou o marcador aos 29 minutosGabriele Maltinti / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O Nápoles assumiu provisoriamente a liderança da Serie A depois de uma vitória implacável por 3-0 sobre a Fiorentina, que continua a cair após o quarto jogo consecutivo sem vencer no campeonato.

Fiorentina 0-3 Nápoles

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Foi um início cauteloso entre duas equipas que mostraram grandes promessas na primeira metade da época, mas a motivação adicional de poderem chegar ao topo da Serie A significou que a maior parte do jogo positivo foi para o poles.

Os Partenopei tiveram a infelicidade de Mathías Olivera estar em fora de jogo quando marcou aos 15 minutos, antes de David de Gea, da Fiorentina, estar em grande forma para desviar o remate de Leonardo Spinazzola. Os visitantes continuaram a pressionar, e a pressão acabou por ser demasiado forte para os Viola. David Neres fez uma brilhante jogada para se defender de Fabiano Parisi e entrar na área, antes de desferir um potente remate ao poste mais próximo de De Gea, apontando o 0-1 aos 29 minutos.

O Nápoles estava invicto na temporada quando marcava primeiro, mas isso não impediu a Fiorentina de tentar contra-atacar logo em seguida. O técnico Raffaele Palladino ficou particularmente irritado com o facto de a mão de Kean ter tocado ligeiramente na bola, provavelmente devido a um contacto de Giovanni Di Lorenzo. A Fiorentina chegou ao intervalo a perder pela primeira vez na Serie A desde que defrontou a Lazio, em setembro, jogo que acabou por vencer.

Mas a repetição do feito parecia improvável depois do estreante Matías Moreno ter derrubado Frank Anguissa na área, e Romelu Lukaku bater no meio para dobrar a vantagem do Nápoles logo após o intervalo. A Fiorentina deveria ter marcado numa jogada incrível, que contou com uma defesa incrível de Alex Meret e bloqueios salvadores de Amir Rrahmani e Olivera.

Mais uma vez, o desperdício dos anfitriões custou caro, e Scott McTominay fez o terceiro, aproveitando a má saída de Pietro Comuzzo do cruzamento de Anguissa para bater no canto inferior esquerdo., aos 68'.

A Fiorentina parecia completamente abatida depois disso, e o Nápoles pôde jogar os 20 minutos finais com relativa facilidade. Com a ausência de Atalanta e Inter de Milão, que estão em Riade para a disputa da Supertaça de Itália, o Nápoles é o primeiro classificado, mas já disputou pelo menos uma partida a mais do que os dois rivais mais próximos.

A Fiorentina, por sua vez, corre o risco de deixar de figurar entre os seis primeiros depois de ter chegado a ocupar a terceira posição em novembro, e espera que o próximo jogo, contra o Monza, 20.º classificado, ponha fim ao seu mais longo jejum de vitórias desde setembro de 2022.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform