Verona 1-4 Empoli

Com as duas equipas em baixo de forma, foram os visitantes que controlaram a posse de bola, mas um primeiro tempo verdadeiramente notável foi iniciado com dois golos rápidos de Sebastiano Esposito. No primeiro, Esposito aproveitou uma indecisão da defesa do Verona para disparar uma bola em direção à baliza - embora possa ter havido um desvio, pois o remato passou por cima do desamparado Lorenzo Montipò e entrou. Mas o segundo golo não teve nada de feliz: Tino Anjorin deu-lhe a bola e, apesar de o ângulo estar contra ele quando a bola se afastava da baliza, o avançado rematou com força e com um desvio para o poste mais próximo.
Os golos não paravam de surgir e o jogo parecia ter terminado quando Liberato Cacace fez o 3-0, depois de mais um desvio forte que parecia ter apanhado o Montipò, mas desta vez houve uma resposta dos anfitriões. Jackson Tchatchoua fez uma boa jogada para encontrar Casper Tengstedt na área e o seu remate com um toque suave deu alguma esperança. Infelizmente, para os adeptos da casa que se atreveram a sonhar com a reviravolta, esta foi novamente extinta pouco antes do intervalo, quando Lorenzo Colombo mostrou uma técnica inacreditável para rematar de longe para o fundo das redes.
Paolo Zanetti fez alterações na segunda parte na tentativa de reavivar o jogo, mas foram os visitantes que estiveram mais perto de marcar depois do intervalo, quando Esposito desperdiçou uma grande oportunidade para selar o seu hat-trick e Emmanuel Gyasi não conseguiu desviar a bola para o fundo das redes após um bom trabalho de Colombo. No final das contas, o estrago já estava feito no primeiro tempo, já que o Empoli encerrou uma série de três jogos sem vitória e subiu para o 9º lugar. Enquanto isso, o Empoli permanece em 17.º e está apenas um ponto acima da zona de despromoção, mas com os três últimos classificados com um jogo a menos.

Fiorentina 1-0 Cagliari

Depois de ter sido eliminada da Taça de Itália pelo Empoli, a Fiorentina regressou ao campeonato pela primeira vez desde que Edoardo Bove caiu no relvado, no jogo do fim de semana passado, contra o Inter de Milão. Os anfitriões tentaram começar rapidamente a partida no Estádio Artemio Franchi, com um remate de longa distância de Riccardo Sottil a obrigar Alen Sherri a fazer uma defesa de mergulho à sua esquerda.
No entanto, a Fiorentina não teve tudo o que queria nas primeiras trocas de bola, com David de Gea a fazer uma bela defesa a Roberto Piccoli à queima-roupa, antes de o espanhol ver Antoine Makoumbou enviar o ressalto para fora do seu poste direito.
O primeiro golo acabou por chegar aos 24 minutos, quando Danilo Cataldi concluiu uma excelente jogada de equipa, rematando de primeira para fora do alcance de Sherri, antes de correr para a câmara para dedicar o seu golo a Bove, que se encontra atualmente em recuperação no hospital.
A sua equipa pode ter levado uma pequena vantagem para o intervalo, mas o treinador da Fiorentina, Raffaele Palladino, estava aparentemente desiludido com o início da segunda parte, optando por fazer duas alterações aos 55 minutos, incluindo a entrada do Jogador do Mês de novembro da Serie A, Moise Kean.
No entanto, a Fiorentina estava com dificuldades para repetir o jogo impressionante do primeiro tempo, dando ao Cagliari a esperança de conseguir um ponto. Dois substitutos quase deram a vitória aos visitantes, quando Michel Adopo desviou de cabeça o livre de Gianluca Gaetano. Infelizmente para os visitantes, não conseguiram capitalizar a promessa do segundo tempo, caindo para a terceira derrota em quatro jogos fora de casa no campeonato.
Enquanto o Cagliari permanece em 15.º lugar e a apenas três pontos da zona de despromoção, a Fiorentina, quarta classificada, está a apenas três pontos da líder Atalanta, com um jogo a menos.
