Mais

Serie A: Inter imita rival e vence lanterna vermelha (3-2), Leão na reviravolta do AC Milan (2-3)

Atualizado
Çalhanoğlu apontou o golo do empate
Çalhanoğlu apontou o golo do empateISABELLA BONOTTO/AFP
Os dois golos de Krstovic para o Lecce foram inúteis numa partida cheia de emoções, já que entre os minutos 68 e 81 minutos, o AC Milan operou uma reviravolta incrível graças a um autogolo e um bis de Pulisic, assistido pelo recém-entrado Rafael Leão no tento da vitória da turma de Sérgio Conceição, que regressou às vitórias após três derrotas seguidas. O Inter não se ficou atrás do rival e também conseguiu uma reviravolta de 0-2 para 3-2 ao vencer o Monza, lanterna vermelha da Serie A.

Inter 3-2 Monza

Impulsionado pelo golo marcado na vitória do Inter sobre o Feyenoord na Liga dos Campeões, Lautaro Martínez pensou ter inaugurado o marcador aos 24 minutos, no duelo entre o primeiro e o último classificado da Serie A. O argentino viu o seu primeiro remate ser defendido por Stefano Turati antes de aproveitar o ressalto e marcar, para júbilo dos adeptos da casa. No entanto, a alegria transformou-se em frustração quando o golo foi anulado pelo VAR devido a mão na bola.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

O Monza acabou por aproveitar essa reviravolta e surpreendeu ao abrir o marcador através de Samuele Birindelli, pouco depois da hora de jogo. O lateral deslizou calmamente a bola para o fundo da baliza de Josep Martínez, após um passe magistral de Dany Mota.

As coisas pioraram ainda mais para a equipa de Simone Inzaghi quando Keita Baldé protagonizou um remate espetacular para ampliar a vantagem do Monza. O avançado cortou para dentro a partir da ala esquerda antes de disparar um remate indefensável para fora do alcance de Martínez.

No entanto, os candidatos ao título mostraram grande caráter ao responder rapidamente ainda antes do intervalo, com Marko Arnautović a mergulhar para cabecear após um desvio de Denzel Dumfries, dando ao Inter um impulso crucial para a segunda parte. Apesar de ter reduzido a desvantagem mesmo antes do descanso, Inzaghi optou por uma dupla substituição ao intervalo, lançando Yann Bisseck e o ex-jogador do Monza, Carlos Augusto.

A decisão revelou-se acertada, com Bisseck a participar no golo do empate do Inter ao assistir Hakan Çalhanoğlu, que disparou um remate rasteiro para o fundo das redes, registando assim o seu 50º golo na Serie A. Pouco depois, Augusto justificou a sua entrada ao cruzar perigosamente para a área, onde Giorgos Kyriakopoulos, sob enorme pressão de Martínez, desviou a bola na direção da própria baliza. Turati fez o possível para evitar o golo, mas a tecnologia da linha de baliza confirmou que a bola tinha entrado, garantindo assim ao Inter uma vitória crucial e o quarto triunfo consecutivo em casa na Serie A.

Enquanto o Inter aumentou a pressão sobre os rivais ao título, como o Napoli e a Atalanta, a equipa de Alessandro Nesta continua no fundo da tabela, a 10 pontos da zona de segurança.

As estatísticas do encontro
As estatísticas do encontroOpta by Stats Perform

Lecce 2-3 Milan

Uma primeira parte sem tréguas no Via del Mare, que começou logo no primeiro minuto, quando o golo de Santiago Gimenez (0-1) foi anulado por fora de jogo. O Lecce adiantou-se no marcador aos sete minutos com Nikola Krstovic, que rematou como um grande avançado após um contra-ataque que encontrou a retaguarda rossoneri desprevenida.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Mas a emoção ainda mal tinha começado: houve mais um golo anulado ao AC Milan e novamente por fora de jogo a Matteo Gabbia, um remate ao poste de Nikola Krstovic, uma gigantesca oportunidade para Santiago Pierotti frente a Marco Sportiello e outra grande oportunidade para o avançado mexicano ex-Feyenoord nos minutos finais. Além de tudo isto, houve muitas outras oportunidades de golo menores ou apenas potenciais antes do intervalo, mas que não se concretizaram.

A segunda parte também não deixou nada a desejar, com a turma de Sérgio Conceição a ser a primeira a estar perto de marcar novamente com Santiago Giménez, que numa jogada de insistência conseguiu finalizar da melhor forma possível, mas acertou no poste. O Lecce agradeceu e, pouco depois, afundou os visitantes com uma bela manobra desenvolvida na direita, com Tete Morente a assistir e Nikola Krstovic a finalizar, com um remate de pé direito ligeiramente enrolado mas preciso.

Sérgio Conceição, que já tinha colocado Rafael Leão após o intervalo, lançou João Félix e Tammy Abraham para tentar uma reviravolta. E foi o português que abriu caminho para o autogolo de Antonino Gallo, que ajudou o AC Milan a reduzir a desvantagem. Cinco minutos depois, os rossoneri empataram: Federico Baschirotto provocou uma grande penalidade que Christian Pulisic marcou com um remate forte, fazendo o 2-2.

A inércia mudou a favor dos visitantes, que pressionaram e obrigaram os salentini a recuar para a sua própria metade do campo e, aos 81 minutos, encontraram o 2-3 novamente pelo norte-americano, que se encontrou no segundo poste e aproveitou um cruzamento muito bem medido de Rafael Leão.

No final, não houve qualquer reação dos anfitriões, ainda em choque e condenados à terceira derrota consecutiva, enquanto o Milan recuperou de três desaires consecutivos.