Mais

Serie A: Inter vence Atalanta (0-2) e consolida liderança

Lautaro Martinez exulta depois de marcar um golo contra a Atalanta
Lautaro Martinez exulta depois de marcar um golo contra a AtalantaIsabella BONOTTO / AFP
O Inter venceu a Atalanta por 0-2, graças aos golos de Carlos Augusto e Lautaro Martínez, consolidando a sua liderança na tabela. A equipa da Atalanta sofreu um golo na segunda parte após uma expulsão de Ederson, ficando a seis pontos do topo.

Atalanta 0-2 Inter de Milão

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Atalanta x Inter: um confronto entre duas equipas nunca tão próximas na classificação desde a temporada 2019/2020, ligadas pelas mesmas cores sociais e a ambição de deixar uma marca indelével na história do futebol italiano. A dividi-los, uma rivalidade que se intensifica com o passar do tempo e um tabu que viu o Dea sem uma vitória contra os Nerazzurri durante 12 jogos da Série A.

Mais uma vez, a equipa de Simone Inzaghi levou a melhor sobre a de Gasperini, derrotando os Orobici por 0-2, graças aos golos de Carlos Augusto e Lautaro Martínez. A derrota pesou para a Atalanta, que agora está a seis pontos da liderança e a 3 do segundo classificado, o Nápoles, enquanto o Inter, impecável, assumiu a liderança da tabela.

Jogo de xadrez entre Gasp e Inzaghi

Num início de jogo fervoroso, o Dea deixou o controlo da posse de bola para o adversário, ocupando-se da fase defensiva e preocupando-se mais em manter-se compacto para repelir as sempre perigosas ofensivas da equipa de Inzaghi.

Os visitantes, no entanto, atacaram com malícia na fase inicial do jogo, encontrando espaço e acertando uma bola na trave aos 6 minutos por Thuram, fazendo com que todo o Estádio Gewiss prendesse a respiração, que voltou a respirar depois de ver a bola cruzar a área e ir para fora.

Depois disso, a equipa de Gasperini também respondeu, aparecendo no ataque com um cabeceamento potente de Pasalic, bem servido por de Roon com um cruzamento preciso. A conclusão, no entanto, foi repelida no canto por uma intervenção decisiva de Sommer.

Os dois primeiros lances deram o mote para uma partida que, apesar de ter permanecido empatada, foi marcada por um ritmo vertiginoso, como era de se esperar. Na primeira parte, apesar da escassez de remates à baliza, o jogo foi dominado por uma intensa batalha a meio-campo, com as duas equipas a tentarem explorar os contra-ataques, prontamente neutralizados pelas defesas. O resultado ao intervalo, fixado em 0-0, confirmava o equilíbrio entre as duas equipas.

Carlos Augusto e Lautaro destroem sonhos

O equilíbrio da partida foi quebrado na segunda parte pelo Inter, que, depois de regressar ao relvado após os tradicionais ajustes ao intervalo, assumiu o controlo do jogo, surpreendendo a defesa da Atalanta aos 54 minutos.

Antes da vantagem, porém, o jogo foi suspenso por seis minutos e meio devido a um incidente envolvendo um adepto no setor visitante. Embora não fosse claro se o homem tinha adoecido ou sofrido uma queda, a equipa médica da Cruz Vermelha teve de intervir e transportou-o numa maca para fora do estádio para receber tratamento.

Assim que o jogo recomeçou, os visitantes cobraram um canto da esquerda com Calhanoglu, que serviu Carlos Augusto, livre na área, que cabeceou sem oposição contra um Carnesecchi imóvel para fazer o 0-1.

Com este golo, o Inter consolidou o seu recorde como a equipa com mais cabeceamentos esta época nas cinco principais ligas europeias, com 13.

Mais uma vez dominado pela equipa milanesa, Gasperini teve de recorrer a alterações para tentar remediar a situação. Começou por substituir Pasalic e Bellanova, e depois retirou Retegui, incisivo e pouco apoiado, e Djimsiti. Com as entradas de Maldini, Samardzic, Ruggeri e De Ketelaere, o treinador piemontês optou por uma defesa a quatro, colocando o antigo jogador do Monza como avançado, numa formação decididamente ofensiva, em busca de um empate crucial.

No entanto, as esperanças dos anfitriões foram frustradas por um Ederson ingénuo, que aos 81 minutos reagiu com veemência a uma falta não assinalada contra ele, protestando vigorosamente junto do árbitro e aplaudindo ironicamente. Um comportamento que lhe custou um duplo cartão amarelo, deixando a equipa com dez no momento mais delicado do jogo.

Com o homem a mais, então, o Inter arquivou a partida graças a Lautaro Martínez, que, desde sua primeira temporada no golo contra a Atalanta na liga (desde 2019/20), é o jogador que marcou mais golos contra La Dea na Série A (sete com o golo marcado esta noite).

Por fim, apesar de receber um duplo amarelo recebido por Bastoni por uma falta tática aos 90+5 minutos, a Atalanta não teve tempo de aproveitar a igualdade numérica, sucumbindo aos golpes dos convidados e ficando a seis pontos da liderança, firmemente nas mãos da formação de Inzaghi, e menos 3 do Nápoles, que parou num 0-0 hoje com o Veneza.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform