Mais

Serie A: Juve vence Cagliari (0-1), Atalanta goleia Empoli (0-5), Como surpreende Nápoles (2-1)

Atualizado
Juventus vence na Serie A após desilusão europeia
Juventus vence na Serie A após desilusão europeiaENRICO LOCCI/GETTY IMAGES EUROPE/Getty Images via AFP
No campo de um Empoli cada vez mais aflito, a Atalanta reencontrou o sucesso que faltou na Europa e fê-lo com um retumbante 0-5 para ficar a três pontos do líder Inter. Antes, o Como conquistou uma grande vitória com um triunfo por 2-1 sobre o Nápoles, graças a um golo do habitual Diao. Apesar de um erro de Rrahmani ter dado vantagem aos anfitriões, Raspadori empatou para os napolitanos, na segunda parte o ex-Betis decidiu o jogo com um remate letal de pé direito. A Juventus voltou ao top 4 da Serie A com uma vitória apertada por 0-1 sobre o Cagliari.

Cagliari 0-1 Juventus

Após três vitórias consecutivas no campeonato, a Juventus sofreu uma eliminação dolorosa na Liga dos Campeões no meio da semana, caindo diante do PSV Eindhoven por um agregado de 4-3. Com isso, a equipa de Massimiliano Allegri agora foca-se totalmente na luta por uma vaga na próxima edição do torneio continental, enquanto ainda mantém vivas as remotas chances de título.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Desde o início do jogo, a Juve demonstrou superioridade e criou a primeira grande oportunidade com Weston McKennie, que cabeceou por cima do trave nos minutos iniciais. Pouco depois, os visitantes abriram o marcador com Dušan Vlahović, que fazia a sua primeira partida como titular em 2025. O sérvio aproveitou um passe errado de Michel Adopo para Yerry Mina, lutou pela posse, superou o defesa colombiano na força física e driblou Elia Caprile antes de finalizar para a baliza deserta.

Enquanto Caprile não conseguiu evitar o golo, o guardião do Cagliari fez boas defesas para impedir tentativas de Kenan Yıldız e Vlahović. Do outro lado, a equipa da casa pouco ameaçou, mas conseguiu ao menos testar Michele Di Gregorio num remate de Nadir Zortea antes do intervalo.

O segundo tempo foi escasso em oportunidades. Francisco Conceição mandou por cima numa tentativa de fora da área e Di Gregorio segurou sem problemas um cabeceamento de Adopo. A Juve, confortável com a vantagem mínima, optou por controlar o jogo e permitir que o Cagliari tivesse mais posse, mas sem oferecer grandes perigos. Vlahović ainda teve uma ocasião de ouro para definir o marcador ao ficar cara a cara com Caprile, mas o guarda-redes levou a melhor. O emblema da casa também pode considerar-se sortudo por não ter um penálti marcado contra si, já que Sebastiano Luperto pareceu empurrar Vlahović no momento do remate.

Apesar do resultado magro, foi uma vitória tranquila para a Juventus, que recupera após a decepção europeia e volta ao top 4 da Serie A.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Empoli 0-5 Atalanta

A partida, desde já importante dada a classificação de ambos, tornou-se desde cedo um pesadelo para o Empoli. Depois de um início equilibrado, o desvio infeliz de Emmanuel Gyasi no cruzamento de Davide Zappacosta colocou La Dea em vantagem aos 27 minutos, complicando imediatamente a partida para os toscanos.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Mateo Retegui aumentou a vantagem após mais um cruzamento da esquerda na sequência de um canto, que Berat Djimsiti desviou e, antes do intervalo, foi Ademola Lookman que voltou a fazer o terceiro golo de forma sumptuosa, aproveitando um passe do argentino e rematando para o fundo das redes depois de contornar Marco Silvestri com um elegante toque.

À medida que a vantagem aumentava, os nerazzurri foram abrandando, embora mantendo o controlo total. E, no final, o Empoli, embora atordoado, encontrou uma oportunidade no remate de Liberato Cacace de fora da área, que não acertou no alvo. Com uma diferença de três golos entre as duas equipas ao intervalo, era inevitável que a equipa lombarda desacelerasse, sem no entanto desdenhar as investidas ofensivas de qualidade.

Numa delas, foi Ademola Lookman que voltou a a marcar, colocado em velocidade por Marten de Roon. A Atalanta, com os três pontos na bagagem, jogava com toda a serenidade e não encontrava resistência por parte dos toscanos, que já estavam no chuveiro. Pouco depois, o 0-5 de Davide Zappacosta, que recebeu no lado esquerdo do campo, regressou ao centro e rematou com precisão de pé direito.

Pouco depois, o Empoli teve uma oportunidade clamorosa para marcar o golo de honra, mas o miúdo de 16 anos Thomas Campaniello não conseguiu estrear-se a marcar Serie A.

Como 2-1 Nápoles

Num campo onde Atalanta, Juventus, Milan e Roma sofreram, o Nápoles começou da pior maneira possível, com Amir Rrahmani a oferecer a liderança aos anfitriões logo aos sete minutos, com um passe louco para trás que enganou o seu companheiro de equipa Alex Meret, fora da baliza.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

O Nápoles reagiu de imediato, primeiro com um remate de Stanislav Lobotka da entrada da área que acabou por não sair muito longe, depois com um livre de Philip Billing da entrada da área neutralizado por Jean Butez e, finalmente, com um cabeceamento de Giovanni Di Lorenzo na sequência de um canto.

A vantagem dos Larians durou apenas 10 minutos, porque um desentendimento entre Lucas da Cunha e Marc Oliver Kempf permitiu o empate, com Giacomo Raspadori a aproveitar e, no mano a mano com o guarda-redes adversário, fez o 1-1 aos 18 minutos.

Após um início fulgurante, caracterizado por dois golos e numerosos momentos de grande emoção, as duas equipas conseguiram restabelecer um equilíbrio tático, mantendo o resultado inalterado até ao intervalo. O recomeço viu o Como ainda mais ofensivo, com Fàbregas a ordenar um centro de gravidade mais elevado, colocando o Nápoles em dificuldades na fase de construção do jogo, forçando-o a entrar na sua própria metade do campo e procurando repetidamente remates após trocas rápidas e organizadas.

Um reinicio pouco animador obrigou Antonio Conte a recorrer a alterações, substituindo Lukaku e Billing por Anguissa e Simeone. Este último deu mais profundidade à manobra napolitana, que gradualmente recuperou o controlo, conseguindo libertar-se da pressão adversária. No entanto, os anfitriões, fiéis à filosofia de Fàbregas, não tiveram medo de se expor em busca da vitória, concedendo espaços que os convidados prontamente exploraram com McTominay. O escocês, lançado sozinho em direção a Butez, viu, no entanto, a sua conclusão ser repelida por uma intervenção milagrosa do guarda-redes francês.

No final, no entanto, a escolha do treinador espanhol revelou-se a vencedora, graças ao habitual selo de aprovação de Diao, desmarcado por Nico Paz e letal com um remate rasteiro de pé direito aos 77 minutos, que entrou impassível no canto inferior, frustrando todas o melhor esforço de Meret.

Foi o terceiro golo consecutivo do espanhol, que deu a vitória ao Como, a segunda consecutiva após o retumbante triunfo contra a Fiorentina. Foi mais um passo em falso para o Nápoles, que não vence desde o jogo contra a Juventus no mês passado e perdeu o primeiro lugar na classificação, sendo ultrapassado pelo Inter.

Outros resultados:

Hellas Verona 1-0 Fiorentina