A 38.ª jornada, a última da Serie A, já deu os seus veredictos. A Juventus conseguiu a qualificação para a Liga dos Campeões graças a uma vitória sobre o Veneza no Penzo, após uma partida emocionante.

Os Bianconeri conseguiram assim manter a vantagem pontual sobre a Roma, vitoriosa em Turim, confirmando o quarto lugar que vale o acesso à prova rainha europeia.
Os Giallorossi, em quinto lugar, vão disputar a Liga Europa, enquanto a Lazio - derrotada em casa pelo Lecce (0-1) - vai acabar fora da Europa, em vantagem para a Fiorentina, que venceu a Udinese (2-3) e vai à Liga Conferência.
A derrota dos Lagooners para os Bianconeri também sancionou a sua despromoção à Série B, como penúltimo classificado. Com o Veneza, o Empoli, derrotado pelo Verona (1-2), foi despromovido. Seguro ficou o Parma, que venceu em Bergamo contra a Atalanta (2-3).
Assim terminou um campeonato incerto até o fim, na medida em que tudo estava em jogo: Scudetto, Europa e salvação. Um campeonato de cortar a respiração que viu o Nápoles vencer o Scudetto, enquanto o Inter, a Atalanta e a Juventus farão companhia na Liga dos Campeões.
A Roma disputará a Liga Europa, a Fiorentina tentará novamente vencer a Liga Conferência. Monza, Veneza e Empoli descem à Serie B.