Mais

Serie A: Juventus vence AC Milan (2-0) de Sérgio Conceição

Samuel Mbangula exulta após o golo do 1-0
Samuel Mbangula exulta após o golo do 1-0ISABELLA BONOTTO / AFP

O desafio no Estádio Allianz viu os Bianconeri concentrarem-se no drible e os Rossoneri procurarem avanços rápidos. Depois de uma primeira parte sem golos, a segunda viu o recém-chegado Weah marcar. Foi o segundo golo depois de Mbangula ter aberto o marcador. Agora os Bianconeri estão em quarto lugar na classificação.

Juventus 2-0 AC Milan

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Em busca de certezas, Thiago Motta pediu à sua equipa para se livrar do incómodo rótulo de "Mister X". Tudo isto contra uma equipa que, este ano, se tem destacado sempre em jogos exigentes. Se a Juventus procurava mais o drible, o AC Milan estava mais inclinado para as transições verticais centrais, com Reijnders sempre pronto a entrar para fazer companhia a Abraham, escolhido como o terminal ofensivo dinâmico.

Entre os mais ativos do lado dos Bianconeri no início estava Mbangula, cujas jogadas inventivas no lado esquerdo do campo levaram aos dois primeiros lances, interrompidos por uma confusão de Reijnders, bem defendida por Rafael Leão. Musah, que atuava como extremo direito, trocava por vezes de posição com o português, sendo encontrado no outro flanco. Se o neerlandês dos rossoneri tentava sempre passar, o dos bianconeri, Koopmeiners, tentou a sua sorte com um belo remate que terminou alto por pouco ao quarto de hora.

A melhor intervenção defensiva, no entanto, foi de Maignan, que, aos 16 minutos, resolveu uma situação complicada a vinte metros com um deslize com o timing ideal para evitar a entrada de Yildiz, que se encontraria com a baliza escancarada.

No entanto, o homem encarregue de desbloquear o jogo do lado dos rossoneri foi Reijnders, que se desmarcou habilmente na sequência de um canto de Theo Hernandez para rematar sem efeito, no entanto, com um desvio amigável a enviar a bola para o fundo das redes. O francês aumentou as rotações do seu potente motor, fazendo McKennie sofrer um pouco.

Antes da meia-hora, foi a vez de Di Gregorio desviar o remate de Rafael Leão a partir de uma posição central, que surgiu na sequência da primeira verdadeira corrida de Theo pela esquerda e foi bloqueado por Gatti. Aos 35 minutos, uma jogada de insistência da Juventus levou Yildiz a tentar um remate de boa posição, mas Maignan não conseguiu evitar o remate rasante do turco.

O recomeço começou com Weah a substituir Yildiz, que tinha sentido um problema no adutor. O norte-americano, no entanto, teve a oportunidade mais clara quando se lançou ao ataque pela direita, mas o seu remate foi decisivamente repelido por Maignan. Na jogada seguinte, a preguiça de Theo deu outra oportunidade a Koopmeiners, desta vez em cobrança de penálti. No entanto, o remate do neerlandês foi parar à coxa direita do guarda-redes rossoneri, que, com dores no adutor, resistiu estoicamente.

A inércia, no entanto, estava a favor dos piemonteses, que, aos 59 minutos, também foram ajudados pelo destino, quando o remate de Mbangula foi desviado de forma decisiva por Emerson Royal, que substituiu Maignan. Recompensada pela sua inventividade, a Velha Senhora tinha desbloqueado e, poucos minutos depois, voltou a castigar o rival com um contra-ataque iniciado por Thuram e desmarcado por Weah, filho de um antigo jogador do AC Milan. O remate de pé esquerdo do norte-americano atingiu Maignan, que apenas viu a bola morrer no canto inferior esquerdo.

Com a dupla vantagem garantida, o Madama procurou gerir a partida, embora sem alterações até aos 75 minutos, com Koopmeiners a dar lugar a Douglas Luiz. Os rossoneri procuraram algo ofensivo com as entradas de Jiménez e Camarda, mas os anfitriões estavam bem reagrupados na defesa da sua baliza.

O resultado final viu a Juve impor-se e sacudir o molde dos empates, encontrando assim um provisório quarto lugar na classificação que para objetivos sazonais seria o mínimo. O AC Milan, por outro lado, continuou a ser inconsistente e encontra-se agora num anónimo oitavo lugar, a dois pontos do Bolonha.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform