Mais

Serie A: Lazio reage e empata com o Parma (2-2), Bolonha atrasa-se na luta pelo top-4 (0-0)

Atualizado
Lazio esteve a perder por 0-2
Lazio esteve a perder por 0-2PAOLO BRUNO/GETTY IMAGES EUROPE/Getty Images via AFP
A missão do Bolonha de garantir a qualificação consecutiva para a Liga dos Campeões sofreu um revés depois de empatar 0-0 em Udine, onde o Udinese travou uma série negra de cinco derrotas consecutivas na Serie A graças a uma exibição impressionante. A Lazio apenas venceu um dos últimos 10 jogos da Serie A disputados no Stadio Olimpico, mas conseguiu resgatar um ponto precioso ao recuperar de uma desvantagem de 2-0 para empatar 2-2 frente ao Parma, aproximando-se assim dos cobiçados lugares europeus.

Lazio 2-2 Parma

A má forma caseira da Lazio parecia prestes a prolongar-se logo aos três minutos, quando o Parma inaugurou o marcador — apenas pela segunda vez nos últimos 12 jogos fora de casa. Emanuele Valeri assistiu Jacob Ondrejka na área e este finalizou de forma sublime para o canto inferior da baliza. Simon Sohm ameaçou aumentar a vantagem num início encorajador para os visitantes, mas o seu remate foi segurado por Christos Mandas.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Ainda assim, os Biancocelesti foram crescendo ao longo da primeira parte, com Nicolò Rovella a rematar ligeiramente ao lado da área e Taty Castellanos a obrigar Zion Suzuki à sua primeira defesa, pouco antes da meia hora.

Castellanos ainda viu um golo ser anulado por fora de jogo antes do intervalo, mas, apesar do maior controlo da Lazio no final da primeira parte, o Parma voltou a surpreender logo no recomeço. Ondrejka voltou a faturar — desta vez com um remate ainda mais espetacular —, disparando de fora da área com a bola a bater no poste antes de entrar. Pouco depois, Mateo Pellegrino poderia ter sentenciado o jogo ao isolar-se frente a Mandas, mas o guarda-redes da Lazio levou a melhor.

Luca Pellegrini teve então uma oportunidade do outro lado do campo, mas foi Suzuki quem brilhou ao defender à queima-roupa. No entanto, Mandas voltou a superar o seu homólogo ao desviar um forte remate de Dennis Man. Esta intervenção revelou-se crucial, já que a Lazio reduziu a desvantagem nos minutos finais, com Pedro a disparar para o ângulo superior. De forma surpreendente, o espanhol completou a reviravolta poucos minutos depois, ao cabecear para golo um cruzamento de Pellegrini, salvando assim a honra da equipa romana.

Apesar de o empate ter colocado fim à impressionante série de 11 vitórias consecutivas da Lazio em casa frente ao Parma, os visitantes também saem desiludidos por terem desperdiçado uma vantagem de dois golos tão perto do final. Como consequência, o Parma mantém apenas uma vitória fora de casa em toda a época.

Estatísticas do encontro
Estatísticas do encontroOpta by Stats Perform

Udinese 0-0 Bolonha

Apesar da ausência dos seus adeptos, que protestavam contra os jogos da liga disputados durante a semana, a Udinese começou com muita energia e Keinan Davis acertou na barra logo aos três minutos. Não parecia que os anfitriões tinham perdido os últimos cinco jogos, pois continuaram a atacar com intensidade, embora o Bolonha também não tenha ajudado, cometendo vários erros que originaram oportunidades. Martín Payero beneficiou em duas ocasiões, mas em ambas não conseguiu superar os reflexos relâmpago de Łukasz Skorupski.

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Um Bolonha com um aspeto desgastado mostrava claramente os efeitos da vitória na Taça de Itália frente ao Empoli a meio da semana, demorando a entrar no jogo. A melhor oportunidade da primeira parte surgiu quando Juan Miranda serviu Thijs Dallinga, mas o guarda-redes Maduka Okoye saiu rapidamente da baliza e impediu que o neerlandês finalizasse. Entretanto, o Udinese continuava a contrariar a sua má forma recente, e foi surpreendente que não tenham ido para o intervalo em vantagem, especialmente depois de mais oportunidades desperdiçadas por Davis.

Tendo apenas o campeão Inter marcado mais golos na segunda parte do que o Bolonha esta época, seria de esperar que os Rossoblù reagissem após o intervalo, mas acabou por seguir-se um período infrutífero. As equipas trocaram oportunidades em lances de bola parada, primeiro com Payero a rematar ao lado e depois com Riccardo Orsolini, do Bolonha, a acertar no ferro com um potente remate de 25 metros.

Após ter estado perto do golo, o Bolonha intensificou a pressão nos minutos finais, mas acabou por falhar, com Orsolini a cabecear por cima a poucos metros da baliza na sua última oportunidade. Kosta Runjaić ficará aliviado por ver a sua equipa pôr fim à série de derrotas, embora a boa campanha inicial lhes garanta uma posição tranquila a meio da tabela. Por outro lado, o fim de época do Bolonha promete ser bem mais emocionante, pois estão agora a apenas um ponto da Juventus, que ocupa o quarto lugar, e ainda têm uma primeira final da Taça de Itália em mais de 50 anos para disputar.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados:

Verona 0-2 Cagliari