Mais

Serie A: Lazio reforça candidatura à Champions e afunda Empoli (0-1)

Boulaye Dia exulta com o golo marcado ao Empoli
Boulaye Dia exulta com o golo marcado ao EmpoliMarco Rosi - SS Lazio / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

A Lazio venceu o Empoli por uma margem mínima, graças a um golo relâmpago de Dia, marcado aos 53 segundos de jogo, assegurando provisoriamente o quarto lugar da tabela. A equipa orientada por Roberto D'Aversa continua em crise e não vence desde 8 de dezembro de 2024.

Empoli 0-1 Lazio

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

O comboio da Liga dos Campeões contra o comboio da salvação: Lazio e Empoli jogaram entre si por três pontos cruciais para continuarem a perseguir os seus objetivos sazonais. O vencedor foi a equipa de Marco Baroni, que comandou a partida com o golo relâmpago de Dia e beneficiou da expulsão de Colombo nos últimos minutos da primeira parte. Foi uma vitória apertada, com o resultado de 0-1, que permitiu aos Biancocelesti se manterem momentaneamente na quarta posição, enquanto aguardam o delicado confronto entre Bolonha e Juventus.

53 segundos para mudar o jogo

O primeiro tempo não foi o que Roberto D'Aversa imaginava. O treinador dos anfitriões nem teve tempo de sair do banco quando a Lazio assumiu a liderança: em apenas 53 segundos, Boulaye Dia marcou o golo mais rápido da temporada da Serie A dos romanos. O golo surgiu de um cruzamento perfeito de Hysaj, que passou por cima de um Viti pouco atento e serviu o senegalês, que ficou livre para rematar por baixo da baliza.

Com este golo relâmpago, a Lazio voltou a marcar nos primeiros segundos de um jogo da liga pela primeira vez desde 14 de março de 1998, quando Jugovic marcou contra a Sampdoria num jogo fora de casa.

Os principais destaques da partida
Os principais destaques da partidaOpta by Stats Perform

O Empoli teve então dificuldades em reagir quando estava em desvantagem. Marianucci tentou dar o mote com dois remates, um dos quais acertou no alvo, mas foi o cartão vermelho de Colombo, aos 40 minutos, que mudou a inércia do jogo: dupla advertência e a primeira expulsão da carreira para ele, na sua 98.ª presença na Serie A.

Por fim, no final da primeira parte, Vasquez salvou a sua equipa com uma grande intervenção num cruzamento venenoso de Guendouzi, desviado por Marusic e cabeceado ao segundo poste.

Um suspiro de alívio para a Lazio

Apesar da inferioridade numérica e de um jogo que parecia comprometido, o Empoli ofereceu uma boa segunda parte, iniciada com coragem e determinação, mostrando grande vontade de permanecer no jogo. Uma atitude favorecida por uma Lazio que regressou dos balneários com um ritmo mais lento e uma abordagem menos agressiva.

Os Biancocelesti, apanhados num momento de leviandade, foram também castigados por Viti, hábil a depositar na baliza, aos 52 minutos, um livre cobrado por Sambia e ampliado por Solbakken, com um desvio decisivo de Romagnoli. Mas tudo em vão: o controlo do VAR revelou a posição irregular de Viti, e o golo do empate foi anulado.

A segunda parte ofereceu poucas oportunidades dignas de nota, num jogo em que a Lazio não conseguiu fechar, apesar da superioridade numérica. Os romanos conseguiram ter a posse de bola, mas sem afundar, deixando o jogo em aberto e aumentando as esperanças dos toscanos.

Para complicar ainda mais o final, Hysaj, já advertido, recebeu o segundo cartão amarelo por ingenuidade aos 77 minutos, restabelecendo assim a igualdade numérica. Com uma vantagem de apenas um golo e com um homem a menos nos minutos finais, a equipa de Baroni viu-se obrigada a cerrar os dentes até ao apito final, mas conseguiu garantir o resultado e trazer para casa o seu sexto resultado útil consecutivo no campeonato. O Empoli, por outro lado, continuou a sua crise, não encontrando os três pontos desde 8 de dezembro de 2024.