Mais

Serie A: Atalanta trava liderança do AC Milan (1-1), Nápoles isolado ao vencer Lecce (0-1)

Atualizado
Os marcadores dos golos da noite
Os marcadores dos golos da noiteAlessio Morgese / NurPhoto / NurPhoto via AFP

Com Rafael Leão a titular, o AC Milan começou bem e marcou logo por Ricci, mas a Atalanta cresceu de longe e chegou ao empate com um remate explosivo de Lookman com o pé esquerdo, que impediu os rossoneri de voltarem ao primeiro lugar. Com isto, o Nápoles ficou três pontos à frente no topo da Serie A, depois de um cabeceamento de Frank Anguissa na segunda parte garantir uma vitória tangencial por 0-1 sobre o Lecce, prolongando o péssimo registo caseiro dos salentinos, que jogaram de início com Tiago Gabriel e Danilo Veiga.

Atalanta 1-1 AC Milan

O Milan chegou a este confronto ainda a recuperar da perda da liderança no fim de semana, mas canalizou essa frustração abrindo o marcador aos quatro minutos, por Samuele Ricci.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Honest Ahanor só conseguiu afastar parcialmente um canto, que ficou na frente do médio, e o seu remate sofreu um forte desvio em Éderson antes de entrar. No entanto, a resposta da La Dea foi encorajadora, com Isak Hien e Davide Zappacosta a terem hipóteses de empatar, antes de Ahanor rematar por cima da barra de curta distância.

O merecido empate viria no final de uma jogada maravilhosamente elaborada, que terminou com um disparo indefensável de pé esquerdo de Ademola Lookman, após um passe longo de Pašalić. Foi o primeiro golo do nigeriano na temporada e deixou a partida equilibrada rumo ao segundo tempo.

Os rossoneri jogaram com mais intensidade após o intervalo, ajudados pelas entradas de Christopher Nkunku e Ruben Loftus-Cheek – este último substituindo o lesionado Santiago Giménez. O francês quase causou impacto imediato, ao lançar uma bola tentadora para a área para cabeceamento de Davide Bartesaghi, antes de Youssouf Fofana rematar ao lado, de curta distância.

Ambas as equipas lutaram pelos três pontos, mas não houve golo da vitória para qualquer um dos lados, num empate que deixou Massimiliano Allegri como o mais feliz dos dois técnicos. Os rossoneri não perdem há nove jogos em todas as competições, enquanto o seu colega Ivan Jurić lamentou mais dois pontos perdidos em Bérgamo. O croata venceu apenas três dos últimos 16 jogos em casa no campeonato, num início de época difícil.

Lecce 0-1 Nápoles

Tendo deixado para trás a desilusão de duas derrotas consecutivas com uma vitória crucial sobre o Inter na jornada anterior, o Nápoles entrou em campo cheio de confiança frente ao Lecce. Os Azzurri dominaram a posse de bola no primeiro quarto de hora e deviam ter-se adiantado no marcador quando Mathías Olivera, de curta distância, cabeceou ao lado.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Após um início cauteloso, o Lecce começou gradualmente a entrar no jogo, com Medon Berisha a rematar ao lado numa boa oportunidade à entrada da área, enquanto, no outro extremo, Olivera viu um remate ser travado por Wladimiro Falcone. Ambas as equipas procuraram o golo antes do intervalo, mas as ocasiões claras foram escassas, com Francesco Camarda a rematar por cima, em rotação, para os anfitriões.

Determinados a pôr fim a uma série de seis jogos sem vencer nos confrontos diretos (2 empates, 4 derrotas), os salentinos entraram com tudo no início da segunda parte e tiveram uma oportunidade de ouro para inaugurar o marcador quando Juan Jesus foi penalizado de forma rigorosa por uma mão na bola dentro da área. Camarda assumiu a responsabilidade da marca dos onze metros, mas o penálti do jovem foi defendido por Vanja Milinković-Savić, mantendo o empate à entrada da meia hora final.

O Nápoles aproveitou esse alívio e os homens de Antonio Conte colocaram-se em vantagem aos 69 minutos, quando um livre teleguiado de David Neres foi desviado de cabeça por Anguissa para o canto mais distante. O Lecce ainda tentou reorganizar-se em busca de uma resposta tardia, mas, apesar de muita posse de bola, a defesa visitante manteve-se firme sob pressão, garantindo o sexto triunfo consecutivo fora de casa nos confrontos diretos.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform