Commisso, de 76 anos, faleceu nos Estados Unidos, onde residia. Em memória do presidente da Fiorentina, será respeitado um minuto de silêncio antes dos jogos organizados pelas Ligas profissionais e pela Divisão de Liga Feminina Profissional agendados para o fim de semana (incluindo jogos adiados).
Esta decisão foi tomada pela Federação de Futebol. "Estamos próximos da família Commisso e da Fiorentina neste momento de dor. Rocco Commisso deixou uma marca indelével no futebol italiano, recordá-lo-emos sempre pelo seu entusiasmo e pela sua visão", disse o presidente da Federação Italiana de Futebol, Gabriele Gravina.
A mensagem da Fiorentina
No longo comunicado publicado no site da Fiorentina pode ler-se: "Para a sua família foi um exemplo, um guia, um homem leal e fiel que, ao lado da sua esposa Catherine, alcançou o marco de 50 anos de casamento e, com os seus filhos, foi um pai exigente e afetuoso, como era o seu carácter, doce e determinado", enquanto "o seu amor pela Fiorentina foi o presente mais bonito que se ofereceu, passando dias inesquecíveis com os rapazes e raparigas das equipas jovens, com um carinho e um sorriso sempre para todos. Incansável, trabalhou até aos últimos dias, dedicando-se às suas empresas Mediacom e Fiorentina e ao futuro destas".
"O futebol era a sua paixão e a Fiorentina tornou-se-o há sete anos, quando Rocco assumiu o comando do clube viola e começou a amar os seus adeptos, as cores e a cidade de Florença. Sob a sua liderança, a Fiorentina atingiu duas finais da Liga Conferência e uma final da Taça de Itália", acrescentou.
'Chamem-me Rocco', disse simplesmente a todos, com a sua extraordinária empatia. E esteve sempre próximo de Florença e dos florentinos, no dia a dia e também no período mais difícil da emergência da Covid, quando a campanha 'Força e Coração' destinou avultadas doações aos hospitais da cidade", referiu o clube.
O Rocco B. Commisso Viola Park, a casa da Fiorentina construída às portas da capital toscana, "viverá para sempre levando o seu nome".
A família Commisso, concluiu a nota, "deseja agradecer a todos os que estiveram ao seu lado nestes momentos tão delicados e tem a certeza de que a recordação e a memória de Rocco permanecerão para sempre nos corações das muitas pessoas que lhe quiseram bem e que partilharam momentos difíceis e momentos maravilhosos ao seu lado. Um grande pensamento, num momento tão triste, vai para todas as pessoas da Fiorentina, staff, jogadores, funcionários, para todos os que conheciam o Rocco, para todo o povo viola e, sobretudo, para todos aqueles rapazes e raparigas que continuarão a levar por Itália e pelo mundo as cores viola e a memória do nosso Rocco. Fazes-nos falta e farás sempre falta".
A despedida dos adeptos viola
'Boa viagem, presidente'. Assim o Centro de Coordenação dos clubes viola quis expressar o seu pesar pelo falecimento do patrono da Fiorentina, Rocco Commisso. Nos últimos tempos, as relações entre a massa adepta e a direção do clube tinham-se tornado tensas, devido à classificação da equipa e a algumas decisões de gestão não partilhadas, mas o povo viola nunca deixou de apoiar a equipa.
Despedida dos Cosmos
O pesar pelo falecimento de Rocco Commisso foi também manifestado pelos New York Cosmos, a equipa norte-americana da qual o patrono viola foi proprietário e presidente. Numa nota publicada no perfil de Facebook do clube, os New York Cosmos recordam Commisso "como um líder apaixonado que dedicou a sua vida ao futebol e ao futuro deste desporto neste país. O Rocco lutou pelo melhor do futebol americano, acreditando no crescimento deste desporto, na importância da comunidade e no poder dos clubes para inspirar as próximas gerações".
De Laurentiis: "Uma perda enorme para o futebol italiano"
"Com Rocco Commisso parte uma pessoa de grande valor humano e empresarial". Nas redes sociais, o presidente do Nápoles, Aurelio De Laurentiis, comentou assim a morte do presidente viola, Rocco Commisso.
"A minha sincera solidariedade à esposa Catherine, aos filhos Giuseppe e Marisa, às irmãs Itália e Raffaelina, e a toda a sua família. Uma perda enorme também para a Fiorentina e para o futebol italiano", acrescentou.
O pesar da Juve: "Descansa em paz, Rocco"
"Descansa em paz, Rocco": com esta mensagem nas suas redes sociais, a Juventus expressou a sua proximidade à família do patrono viola. O empresário ítalo-americano faleceu aos 76 anos após um longo período de tratamentos.
Marotta: "Perdemos um mecenas, era genuíno e transparente"
"As minhas condolências à família, ao clube, a todos os adeptos viola. Com Commisso perdemos uma das últimas figuras de presidente-mecenas, perdemos uma pessoa genuína, transparente, que fez da paixão a sua bandeira, perdemos alguém de grande valor, estímulo, combatividade. Só pode ficar uma recordação positiva", declarou o presidente do Inter, Beppe Marotta, em declarações à Rádio Firenze Viola.
Marotta recordou ainda a figura de Joe Barone, falecido em março de 2024, e o momento em que se deslocou ao Viola Park precisamente para prestar homenagem a Barone: "Pareceu-me justo e devido fazer esse gesto. Para lá da pura e simples rivalidade desportiva, existe a estima pelas pessoas. Tenho de dizer que tanto Commisso como Barone mantiveram sempre a Fiorentina num patamar elevado, e esse mérito deve ser-lhes reconhecido".
Lotito: "Demonstrou responsabilidade para com o futebol italiano"
Também a Lazio, através de um comunicado, expressou "o seu sincero pesar pelo falecimento" do número um viola, com o presidente Claudio Lotito a recordar que "os nossos clubes estiveram muitas vezes próximos na visão e partilharam iniciativas levadas a cabo de forma construtiva."
"Sempre apreciei e estimei o Rocco Commisso, respeitando o seu papel e o trabalho realizado à frente da Fiorentina. Construiu um percurso sério e coerente, demonstrando ligação ao clube e sentido de responsabilidade para com o futebol italiano. À sua família, ao clube viola e aos seus adeptos, endereço as minhas mais sinceras condolências", concluiu.
