Recorde as incidências da partida
A equipa de Antonio Conte estava desesperada por uma vitória para manter a perseguição ao líder Inter. No entanto, para surpresa de muitos, foi o modesto Empoli quem entrou melhor na partida, embora não tenha conseguido transformar o domínio inicial em oportunidades claras de golo. Parecia que os visitantes tinham desperdiçado a melhor fase do jogo e os seus receios confirmaram-se quando o Nápoles saiu em contra-ataque, com Scott McTominay a aproveitar o espaço e o tempo para rematar de fora da área, colocando a bola no canto inferior esquerdo da baliza.

O Nápoles ganhou confiança a partir daí, com Matteo Politano a obrigar Devis Vásquez a uma defesa apertada com um remate em arco à entrada da área. Pouco depois, um cruzamento picado de Politano junto à linha de fundo foi desviado em direção à baliza por David Neres, mas o guarda-redes do Empoli respondeu com uma excelente defesa, desviando a bola por cima da trave e mantendo o 1-0 até ao intervalo.
Antes deste fim de semana, nenhuma equipa das cinco grandes ligas europeias tinha empatado mais do que o Nápoles nas nove jornadas anteriores. Naturalmente, os napolitanos queriam matar o jogo o mais cedo possível após o intervalo, e quase o conseguiram dois minutos depois do intervalo, quando Juan Jesus cabeceou por cima da baliza na sequência de um canto.

A pressão constante acabou por dar frutos apenas nove minutos depois, quando Billy Gilmour fez um passe para a área, que foi bem controlado por Mathías Olivera. O lateral-esquerdo encontrou Romelu Lukaku com um passe no momento certo e o antigo avançado do Inter não desperdiçou, rematando com o pé esquerdo à queima-roupa, dobrando a vantagem dos anfitriões. E se a vitória já parecia segura, deixou de haver dúvidas cinco minutos depois, quando McTominay saltou mais alto que toda a gente e cabeceou para o fundo das redes após um cruzamento milimétrico de Lukaku.
O golo do escocês – que bisou pela primeira vez desde dezembro de 2023 – selou uma vitória crucial na perseguição do título por parte do Nápoles. Com este resultado, os napolitanos reduziram para três pontos a desvantagem em relação ao líder Inter. Já o Empoli desperdiçou a oportunidade de sair da zona de despromoção, permanecendo no 19.º lugar, a três pontos da salvação.
