Serie A: Nápoles e Roma empatam (2-2), Atalanta vence Empoli (2-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Serie A: Nápoles e Roma empatam (2-2), Atalanta vence Empoli (2-0)

Nápoles e Roma protagonizaram duelo aceso no Diego Armando Maradona
Nápoles e Roma protagonizaram duelo aceso no Diego Armando MaradonaProfimedia
Nápoles e Roma empataram a dois golos no Estádio Diego Armando Maradona. Os Partenopei têm agora apenas uma vitória em oito jogos em todas as competições. Já a Atalanta está a dois pontos dos lugares de acesso à Liga dos Campeões, depois de uma difícil vitória por 2-0 sobre o Empoli, que está ameaçado pela despromoção, no Estádio Gewiss.

Nápoles 2-2 Roma

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O técnico da Roma, Daniele De Rossi, pediu desculpas pelas comemorações exageradas a meio da semana, depois da sua equipa ter marcado um golo no final da partida contra a Udinese, mas quase teve motivos para mais quando a cabeçada de Lorenzo Pellegrini passou perto do travessão no início do jogo em Nápoles.

As defesas estiveram em vantagem durante grande parte do primeiro tempo, mas o Nápoles parecia perigoso no contra-ataque, com Victor Osimhen a liderar muitas vezes a fuga para a frente, embora sem grande apoio.

O internacional nigeriano não deu muito trabalho a Mile Svilar, mas o guarda-redes da Roma teve de estar atento para travar André-Frank Zambo Anguissa, que rematou para fora depois de ter ficado sozinho com Osimhen.

As oportunidades continuaram a surgir para os Partenopei no final da primeira parte, e os adeptos dos Giallorossi ficaram gratos por verem Svilar afastar um remate em arco de Khvicha Kvaratskhelia, antes de Giovanni Di Lorenzo rematar de cabeça para fora.

Depois do intervalo, os Giallorossi melhoraram e, após um susto com Stanislav Lobotka, que quase conseguiu passar por Svilar, os visitantes abriram o marcador. Jogando contra o seu ex-clube, Juan Jesus pegou Sardar Azmoun na área, permitindo que Paulo Dybala marcasse o penálti que passou por cima do braço estendido de Alex Meret, aos 59 minutos.

No entanto, apenas cinco minutos depois, o marcador estava empatado, quando o remate de Mathías Olivera, fortemente desviado, passou por cima de Svilar para incendiar a disputa, aos 65'.

O jogo ficou mais tenso nos últimos 25 minutos, com oportunidades para ambas as equipas: Osmihen, sempre ele, cabeceou para fora e Pellegrini rematou forte mas ao lado.

Tal como aconteceu na primeira parte, o Nápoles estava a criar as melhores oportunidades e, depois de Osimhen ter sido impedido por mais duas vezes, o avançado não cometeu qualquer erro na marcação de um pénalti, aproveitando uma má tentativa de desarme do português Renato Sanches para virar o jogo aos 84 minutos.

O VAR esteve no centro das atenções durante grande parte do jogo e, mais uma vez, entrou em ação para dar à Roma o empate tardio, depois de o suplente Tammy Abraham ter desviado um canto para o fundo da baliza e ter conseguido um ponto para o clube da capital.

O golo não põe fim à série sem vitórias dos Giallorossi fora de casa, mas dá à Roma um ponto potencialmente crucial na sua luta por uma vaga na Liga dos Campeões, uma vez que ocupa atualmente a última posição de qualificação.

Já a diferença de cinco pontos para o sétimo classificado pode ser muito grande para o Nápoles, que perdeu a oportunidade de conquistar a vitória no final do jogo, quando Osimhen foi mais uma vez travado por Svilar.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform

Atalanta 2-0 Empoli

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Depois de garantir a vaga na final da Taça de Itália a meio da semana, a Atalanta passou a concentrar-se em diminuir a diferença de quatro pontos para a Roma, quinta classificada, e a equipa de Gian Piero Gasperini começou com o pé direito. Logo no início, Bilal Touré acertou uma cabeçada à queima-roupa e o jogo continuou equilibrado, com poucas chances claras de golo para os dois lados.

Os anfitriões pareciam aumentar a aposta com o intervalo a aproximar-se e, apesar de algumas aproximações do Empoli, La Dea teve uma oportunidade de ouro de assumir a liderança quando o VAR viu que Giuseppe Pezzella fez falta em Touré na área. Mario Pašalić assumiu a responsabilidade da marca de penálti e disparou além da mão estendida de Elia Caprile para dar aos anfitriões uma pequena vantagem no intervalo.

A Atalanta levou o ímpeto que o golo criou para os estágios iniciais do segundo tempo, e os homens de Gasperini devidamente dobraram a sua liderança aos 51 minutos. Ademola Lookman pegou a bola logo após a linha de meio-campo, colocou os pós-combustores para conduzir além da entrada de Bartosz Bereszyński, antes da finalização sob o corpo de Caprile.

Agora com uma vantagem de dois golos, os anfitriões continuaram a dominar o jogo. Isak Hien e Aleksey Miranchuk estiveram perto de aumentar ainda mais a vantagem da Atalanta, mas o jogo acabou por se esgotar e o La Dea conseguiu uma vitória fácil.

A Atalanta provou mais uma vez que tem a resistência necessária para lutar em três frentes, mas, quanto ao Empoli, as suas dificuldades na estrada continuam após a quarta derrota consecutiva fora na Serie A.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform