Serie A: Nápoles recupera mas fica pelo empate com Verona (2-2)

McTominay celebra o golo do 1-2 do Nápoles
McTominay celebra o golo do 1-2 do NápolesCarlo Hermann / AFP

Surpreendidos por um excelente contra-ataque finalizado por Frese, os azzurri desmoronaram à meia hora, concedendo o penálti do segundo golo a Orban. Na segunda parte, McTominay deu o mote com um golo de cabeça e Di Lorenzo garantiu o empate a oito minutos dos noventa.

Nápoles 2-2 Verona

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Sem o virtuoso David Neres, afastado por lesão, o Nápoles recebeu o Verona num quase duelo entre extremos da tabela, onde tinha a obrigação de assumir o jogo desde o início. O bloco baixo e compacto era a filosofia de Paolo Zanetti, que obrigou a equipa napolitana a armar-se de paciência para encontrar o espaço certo. Esse espaço foi descoberto ao oitavo minuto por Elmas, cuja investida não conseguiu quebrar a resistência de um Montipò muito atento, bem colocado no primeiro poste.

Aos quinze minutos, Orban obrigou Milinkovic-Savic à primeira defesa, rematando ao centro a cerca de vinte metros depois de recuperar a bola no meio-campo. O jogo forçado dos azzurri foi interrompido por um contra-ataque fulminante dos venetos, que, numa jogada rápida pela direita, chegaram ao golo com um toque de calcanhar de Frese, esquecido por um adormecido Di Lorenzo, pondo fim à invencibilidade da equipa de Antonio Conte ao fim de 393 minutos.

Duplo choque

Assim, enquanto a chuva caía sem piedade no Maradona, os campeões de Itália viam-se obrigados a procurar soluções que não surgiam. Pelo contrário, a vantagem deu confiança ao Verona, que conquistou um penálti por mão de Buongiorno na área, após um salto de cabeça pouco ortodoxo. Da marca dos onze metros, Orban converteu com frieza e precisão, abrindo uma segunda fissura na moral dos partenopei.

A reação, mais instintiva do que eficaz, surgiu ao 33.º minuto com um cabeceamento de Hojlund que passou perto da baliza após cruzamento da direita de Di Lorenzo. Hojlund, eleito melhor jogador do mês passado, foi constantemente vigiado pelos centrais veroneses e, quando se desmarcava pela direita para lançar McTominay, o remate do escocês bateu seco nas costas de Nuñez. Um sinal claro de que as circunstâncias não eram favoráveis.

Grito escocês

Após o intervalo, o Maradona tremeu com uma saída falhada de Milinkovic na área após um cruzamento. A esperada reação dos azzurri traduziu-se em algumas iniciativas de Lang, que, vindo da esquerda, procurou o centro e conquistou um canto, obrigando Montipò a uma defesa espetacular. No canto seguinte, porém, o guarda-redes veneto saiu mal e foi superado por McTominay, cujo cabeceamento ultrapassou a linha e relançou o jogo. Pouco depois, o escocês chegou atrasado a uma excelente assistência de Hojlund, após um passe do recém-entrado Spinazzola.

Sem se intimidar, o Verona continuou a fazer o seu jogo inteligente e, ao 67.º minuto, Bernede avançou muito bem pela esquerda, colocando Lobotka sob pressão, mas o seu cruzamento foi travado por Di Lorenzo. Marianucci entrou para o lugar de Elmas, com Di Lorenzo a subir para o meio-campo e Politano a apoiar Hojlund.

Empate e forcing estéril

Aos 75 minutos, o grito pelo golo de Hojlund numa confusão na área foi abafado por uma verificação do VAR que anulou tudo por mão na bola. Também foi invalidado o remate de McTominay à boca da baliza por fora de jogo de Rrahmani na jogada anterior, enquanto Lucca reforçava o ataque dos azzurri. O empate surgiu pela direita, com Marianucci a desmarcar-se bem ao 83.º minuto e a cruzar para Di Lorenzo, que, em antecipação, rematou de primeira ao poste mais próximo.

O forcing do Nápoles foi intenso, mas não conseguiu furar a muralha de um Verona sólido, que ao 93.º minuto quase chegou ao terceiro golo num contra-ataque em que Giovane esteve perto de marcar de chapéu. Sem mais esquemas em campo, os azzurri insistiram pela direita, com Di Lorenzo a cruzar ou a aparecer para cabecear, mas já não havia espaços.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform