Serie A: Neres dá vitória ao Nápoles em Roma (0-1), Atalanta bate Fiore (2-0), Lautaro bisa no Inter (0-2)

Atualizado
David Neres voltou a ser decisivo
David Neres voltou a ser decisivoGIUSEPPE MAFFIA / NURPHOTO / NURPHOTO VIA AFP

O Nápoles voltou à liderança graças a um golo de David Neres na primeira parte, que fez a diferença na vitória por 1-0 frente à Roma. Raffaele Palladino conquistou a primeira vitória na Serie A no comando da Atalanta, à custa do seu antigo clube, a Fiorentina, com um triunfo por 2-0, que deixa os Viola no penúltimo lugar, com apenas seis pontos em 13 jornadas. Antes, o Inter de Milão pôs fim à série de venceu por 0-2 no Arena Garibaldi, graças a dois golos de Lautaro Martínez na segunda parte. Já os portugueses Tiago Gabriel e Danilo Veiga levaram a melhor na vitória (2-1) do Lecce diante do Torino, que contou com o ex-Sporting Franco Israel na baliza.

Roma 0-1 Nápoles

A começar a noite dois pontos acima do Nápoles, após o seu melhor arranque desde 2017/18, a Roma estava determinada a regressar ao topo da Serie A depois da vitória do Milan sobre a Lazio no sábado. Contudo, foi o Nápoles quem entrou mais forte no Stadio Olimpico, com Rasmus Højlund a ver uma tentativa inicial travada por Mile Svilar e Giovanni Di Lorenzo a disparar um potente remate para a malha lateral a apenas oito metros da baliza.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

O Nápols continuou a ameaçar à medida que a primeira parte avançava e Svilar teve de reagir rapidamente para desviar um cruzamento-remate perigoso de Noa Lang. A Roma, porém, respondeu e criou duas oportunidades no outro lado do campo, mas Evan Ferguson falhou o alvo em ambas, permitindo que o Nápoles capitalizasse e chegasse a uma vantagem justa aos 36 minutos. Um excelente contra-ataque terminou com Højlund a isolar David Neres e o brasileiro manteve a frieza para picar a bola por cima de Svilar.

Na segunda parte, a equipa de Antonio Conte tentou ampliar a vantagem, com Scott McTominay a ver um remate à queima-roupa negado pela coragem de Svilar. Ainda assim, com cinco dos sete golos da Roma em casa no campeonato antes deste jogo a surgirem depois do intervalo, havia expectativa de que os Giallorossi pudessem intensificar a pressão. Na tentativa de dar novo fôlego ao ataque, Gian Piero Gasperini lançou Paulo Dybala e Neil El Aynaoui quando o encontro entrava na última meia hora.

Apesar de toda a posse no terço final, as oportunidades claras escassearam até ao último minuto dos 90’, quando um remate rasteiro de Tommaso Baldanzi foi defendido por Vanja Milinković-Savić. Essa acabou por ser a melhor oportunidade da Roma para evitar a derrota, com o Nápoles a segurar a vantagem e a ultrapassar os romanos na classificação.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Atalanta 2-0 Fiorentina 

Numa reunião entre os dois técnicos contratados no início de novembro, Paolo Vanoli procurava também a primeira vitória como treinador da Fiorentina. Ansiosos por mostrar serviço ao novo chefe, os visitantes quase começaram da melhor forma possível logo aos cinco minutos, com o guarda-redes da Atalanta, Marco Carnesecchi, a espalmar a finalização de Moise Kean antes de fazer uma defesa brilhante na recarga, impedindo Roberto Piccoli de marcar.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Do outro lado, De Gea travou a forte finalização de Charles De Ketelaere. O ex-internacional espanhol impediu ainda Davide Zappacosta de marcar após um passe de Ademola Lookman. Perto do intervalo, Carnesecchi fez uma defesa espetacular num lance de um para um com Piccoli, e De Gea espalmou para fora o remate de De Ketelaere. No entanto, o guarda-redes da Fiorentina nada pôde fazer no golo inaugural a quatro minutos do descanso, quando o cruzamento preciso de Odilon Kossounou à entrada da área enganou-o e entrou no canto oposto.

Kean deveria ter empatado quase imediatamente após o intervalo, mas o avançado falhou o vólei à queima-roupa e a bola foi parar às mãos de Carnesecchi. Esta tentativa falhada custou caro, já que a Atalanta garantiu apenas a quarta vitória em casa em 2025, quando a Fiorentina não conseguiu afastar um canto aos 51 minutos e Lookman estava lá para lançar a bola solta para o fundo da rede - o 11.º golo de bola parada sofrido pelos visitantes esta época.

Com a equipa de Palladino a controlar a partida, De Gea contorceu-se para defender o cabeceamento de Marten De Roon. De todos os jogadores visitantes, Kean era o mais determinado e viu golo de honra roubado em cima da linha por Gianluca Scamacca, antes de acertar na barra a 14 minutos do final.

A Fiorentina não conseguiu reagir apesar dos seus esforços e continua ainda sem vencer (6 empates, 7 derrotas), na penúltima posição da tabela, a cinco pontos da zona de segurança, enquanto a Atalanta subiu duas posições, para o 11º lugar.

Pisa 0-2 Inter de Milão

Em busca de duas vitórias consecutivas em casa na Serie A, o Pisa mostrou muita entrega no ataque durante a primeira parte, mas a falta de qualidade no último terço do terreno impediu-os de criar perigo. Os visitantes também se mostraram pouco eficazes no ataque durante o primeiro tempo, tendo de recorrer a lances de bola parada para criar oportunidades.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Os cruzamentos precisos de Hakan Çalhanoglu escaparam à defesa da casa por duas vezes, mas tanto Francesco Acerbi como Lautaro Martínez não conseguiram enquadrar os seus cabeceamentos, apesar das boas posições na área. Os anfitriões criaram a primeira oportunidade através de futebol direito, num passe longo desviado por Idrissa Toure, mas o remate cruzado de Gabriele Piccinini saiu a poucos centímetros do poste.

Após uma primeira parte sem golos, os anfitriões continuaram a pressionar em busca do primeiro tento após o intervalo e tiveram a melhor oportunidade até então, quando o angolano M'Bala Nzola isolou-se, mas um mau domínio fez com que o remate saísse ao lado.

Essa ocasião desperdiçada seria castigada ao minuto 69, quando o Inter recuperou a posse no meio-campo do Pisa e na primeira vez que tocou na bola, Pio Esposito assistiu Martínez, que mostrou toda a sua classe ao finalizar de primeira, sem hipóteses para Simone Scuffet.

Esse golo abalou claramente a confiança dos anfitriões e a vitória ficou selada a sete minutos do fim, quando Lautaro voltou a marcar, desviando para o fundo das redes um cruzamento de Nicolo Barella à boca da baliza.

Apesar da sequência de seis jogos sem perder antes deste encontro, o Pisa soma apenas uma vitória na liga esta época e continua nos três últimos lugares, enquanto o Inter sobe ao terceiro posto, apenas a um ponto do líder e rival citadino AC Milan.

Lecce 2-1 Torino

Lecce e Torino vinham ambos de uma derrota na última jornada, mas eram os granata que sentiam mais urgência em reagir, depois dos cinco golos sofridos frente ao Como, em Turim. No entanto, foram os giallorossi a assumir o protagonismo, aproveitando um dos apagões repentinos que têm marcado esta primeira fase da época do Torino de Baroni.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

A primeira parte desenrolou-se de forma lenta, com o Torino a tentar controlar o ritmo e o Lecce à espera do momento certo para atacar. Esse momento chegou aos 20 minutos, quando o canto cobrado por Berisha encontrou Coulibaly ao segundo poste.

Dois minutos depois surgiu o segundo golo. Berisha, novamente ele, libertou-se pela direita e cruzou rasteiro para a área, onde ninguém conseguiy cortar. Ao segundo poste apareceu Banda, oportuno, que à boca da baliza fez o 2-0

A resposta dos granata surgiu por Adams, que após um erro na saída do Lecce tentou surpreender Falcone de longe, mas sem sucesso. O final da primeira parte foi um autêntico cerco: o Torino construiu, acumulou e ficou perto do golo num cabeceamento de Zapata, que obrigou Falcone à defesa mais importante do primeiro tempo. 

Depois de terminar a primeira parte em dificuldades, o Lecce regressou mais organizado e compacto. O equilíbrio, porém, durou pouco: aos 57 minutos, Banda perdeu uma bola perigosa e o Torino aproveita para lançar um contra-ataque rápido, finalizado por Adams. O seu remate fpi desviado por Thiago Gabriel e acabou no fundo das redes, fixando o 2-1 e relançando oficialmente o encontro.

O golo deu ânimo ao Torino e a Baroni, mas o Lecce voltou a equilibrar o jogo, abrandou o ritmo e geriu com critério os ataques desorganizados do Torino para confirmar a primeira vitória caseira da temporada.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform