Mais

Serie A: Parma respira de alívio ao travar Juve no comboio europeu (1-0), Lazio pressiona (0-2)

Atualizado
Serie A: Parma respira de alívio ao tirar Juve do comboio europeu (1-0),
Serie A: Parma respira de alívio ao tirar Juve do comboio europeu (1-0),Alessandro Sabattini / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
As esperanças de qualificação da Juventus para a Liga dos Campeões sofreram um duro golpe com a derrota por 1-0 com o Parma, na 33.ª jornada da Serie A. Renato Veiga foi titular, enquanto Alberto Costa e Francisco Conceição foram lançados no segundo tempo. Por outro lado, a Lazio venceu em Génova, com Vitinha a titular nos anfitriões, e igualou os bianconeri na tabela (0-2), a um ponto dos quatro primeiros.

Parma 1-0 Juventus

Uma disputa que teve grandes ramificações em ambos os lados da tabela começou rapidamente quando o capitão da Juventus, Manuel Locatelli, rematou para fora da entrada da área logo no primeiro minuto. Longe de ser um prelúdio do que estava para vir, esta oportunidade foi mais um falso amanhecer, devido à escassez de qualidade e convicção de parte a parte.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

O Parma foi forçado a uma mudança tática precoce quando Alessandro Vogliacco saiu lesionado, e adaptou-se muito melhor à troca do que os visitantes. Depois de desperdiçarem várias oportunidades, os comandados de Cristian Chivu capitalizaram finalmente no primeiro minuto dos descontos da primeira parte, inaugurando o marcador quando o cruzamento preciso de Emmanuele Valeri foi recebido por Mateo Pellegrino, que cabeceou para a baliza com autoridade de curta distância.

Um início de segunda parte igualmente sem vida por parte dos bianconeri levou Igor Tudor a fazer alterações, mas foi o Parma a levar mais perigo no contra-ataque. Uma jogada bem trabalhada dos anfitriões culminou numa tabela entre Simon Sohm e Pellegrino, embora o remate do primeiro tenha sido fraco e recuperado por Michele De Gregorio.

A Juventus estava prestes a perder pela primeira vez esta temporada contra equipas da parte inferior da tabela e, apesar de manter os anfitriões encurralados no seu próprio terço, não conseguiram furar uma defesa sólida. A tensão manteve-se forte nas bancadas, mas depois de Francisco Conceição ter rematado ao lado, a equipa manteve-se firme e garantiu uma vitória crucial que a coloca seis pontos à frente da zona de despromoção.

Foi uma grande oportunidade perdida para a Juventus, que perdeu a hipótese de subir ao top quatro graças à primeira derrota sob o comando de Tudor.

Génova 0-2 Lazio

Com Vitinha a titular, o Génova procurava um lugar na metade superior da tabela no final da época pela primeira vez numa década. Infelizmente, Sebastian Otoa foi demasiado precipitado, derrubando Mattia Zaccagni com uma entrada feia. Após cinco minutos para deliberar devido ao fumo que vinha das bancadas, o árbitro Giovanni Ayroldi confirmou através da revisão do VAR e expulsou Otoa.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Foi pouco antes da meia hora que os forasteiros tiram a primeira grande oportunidade, com Matteo Guendouzi a rematar rasteiro na recarga que exigiu uma defesa espectacular a Nicola Leali. Mas foi impotente no primeiro golo aos 32', quando uma perda de bola fez com que Guendouzi lançasse Zaccagni na esquerda, um bom trabalho de pés e interação com Luca Pellegrini resultaram num cruzamento ao segundo poste, onde Taty Castellanos estava à espera para executar um tremendo pontapé de tesoura.

Foi um momento de grande improvisação, mas o jogo voltou a ser confuso no resto da primeira parte e nos primeiros minutos da segunda parte. O Génova também poderia ter feito os seus visitantes pagarem caro, mas Christos Mandas fez uma defesa espetacular ao cabeceamento Johan Vásquez no canto de Vitinha. A Lazio aumentou o ritmo mais uma vez e conseguiu finalmente o segundo golo.

Pellegrini roubou a posse de bola mais uma vez e iniciou uma jogada que terminou com Rovella a passar para Boulaye Dia, que ultrapassou o seu marcador em corrida para rematar cruzado.

Foi então que a situação tomou um rumo surreal, quando Dia deu lugar a Reda Belahyane, que esteve apenas um minuto em campo antes de ser expulso por pontapear Morten Thorsby. O cartão amarelo inicial foi transformado em vermelho pelo VAR, dando ao jovem marroquino uma noite para esquecer rapidamente.

De qualquer forma, a batalha foi ganha e perdida e, com base nestas provas, a espera do Génova por uma classificação entre os 10 primeiros continuará pela segunda década. Entretanto, a Lazio pode voltar a ter esperanças de chegar à Liga dos Campeões, ficando a um ponto do Bolonha, em quarto.