Mais

Serie A: Penálti de Vlahovic impede derrota da Juve (2-2), Nápoles vence (1-3), Atalanta lidera (0-1)

Atualizado
Vlahovic resgatou um ponto
Vlahovic resgatou um pontoMARCO BERTORELLO / AFP
A Juventus resgatou o empate ao cair do pano perante o lanterna-vermelha Veneza, em casa, graças a um penálti de Vlahovic, aos 90+2 minutos, com envolvimento de Francisco Cocenição. A Atalanta soma e segue na liderança da Serie A ao bater, fora de portas, o Cagliari por 0-1, graças ao tento de Zaniolo que marcou um minuto depois de ter entrado, em duelo da 16.ª jornada. O Nápoles foi em desvantagem para o intervalo com a Udinese, mas conseguiu uma reviravolta por 1-3 liderada por Lukaku e David Neres para não deixar fugir a equipa de Gasperini.

Juventus 2-2 Veneza

Sem vencer fora desde a subida, o Veneza chegou ao Estádio Allianz com a pior defesa fora de portas e apenas cinco golos marcados fora, enfrentando uma Juventus em boa forma, acabada de sair de uma vitória por 2-0 ao Manchester City na Liga dos Campeões.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Sem surpresa, os bianconeri entraram bem e inauguraram o marcador nos primeiros 20 minutos, quando Federico Gatti aproveitou um desvio de Khéphren Thuram após um canto para finalizar ao segundo poste. A Juve recuou enquanto o Veneza crescia no jogo, com Magnus Andersen a acertar na barra com um impressionante vólei. Apesar da pressão, os Lagunari não tiveram qualidade chegar ao empate antes do descanso.

O segundo tempo começou com drama, quando o cabeceamento de Kenan Yıldız foi anulado por um toque na mão, seguido do remate de longa distância de Thuram que passou perto da baliza. O Veneza aproveitou a oportunidade para responder, com Mikael Ellertsson a subir para encontrar o cruzamento de Francesco Zampano, cabeceando habilmente para a baliza e empatando a contenda contra a corrente do jogo.

Motta respondeu com duas substituições ofensivas numa tentativa desesperada de retomar a liderança, mas foram os visitantes que deram uma reviravolta impressionante para silenciar os adeptos da casa. O livre de Hans Caviglia encontrou Jay Idzes, cujo cabeceamento foi para o canto mais distante.

Os bianconeri, no entanto, tinham outras ideias, já que o toque com a mão de Antonio Candela após remate de Francisco Conceição deu a Vlahović a hipótese de converter um penálti tardio nos descontos, que converteu para salvar a pele da Juve e estender a sequência sem perder para 11 jogos em todas as competições.

Udinese 1-3 Nápoles

Num campo tão traiçoeiro como o de Udine, o Nápoles foi forçado para manter a distância para a líder Atalanta. Empurrada para canto pela boa equipa da Udinese na primeira parte, a equipa de Conte mostrou uma face diferente no segundo tempo, conquistando três pontos importantes e levantando a cabeça depois da derrota contra a Lazio.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

A Udinese acabou por surpreender no arranque da primeira parte, dificultando a vida ao conjunto de Conte, que viu Lobotka cometer uma grande penalidade, após mão de Zemura na sequência de um cruzamento. Thauvin permitiu a defesa de Meret, mas acabou por abrir o marcador na recarga.

A equipa de Conte tentou reagir, contando com o talento e a velocidade de Neres, substituto do lesionado Kvaratskhelia. O brasileiro, na faixa esquerda, tentou fazer a diferença, esbarrando no entanto na muralha dos Bianconeri.

Após a inevitável repreensão de Conte no balneário, o Nápoles mostrou uma face diferente no relvado de Udine, onde Lukaku restabeleceu o empate aos 50 minutos, mostrando a sua força e aproveitando o erro de Giannetti para o 1-1.

Apesar do maior ímpeto do Nápoles, a Udinese foi resistindo, até que a qualidade de David Neres, protagonista absoluto nos últimos vinte minutos da partida, fez a diferença, com o antigo jogador do Benfica a rematar para o desvio de Giannetti para a própria baliza, aos 76'. Cinco minutos mais tarde, Anguissa selou o triunfo do conjunto napolitano.

As estatísticas do encontro
As estatísticas do encontroOpta by Stats Perform

Cagliari 0-1 Atalanta

Imparável no campeonato italiano - com esta são 10 vitórias seguidas -, La Dea sabia que um triunfo bastaria para passar mais uma jornada na liderança, na visita a um Cagliari inconsistente que precisa de pontos para se distanciar da zona de despromoção.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

A partida teve poucas oportunidades, a melhor da primeira parte até pertenceu aos anfitriões, mas Carnesecchi fez uma grande dupla defesa para segurar o nulo perto do descanso. Na segunda parte, os líderes voltaram melhor do balneário, mas foi preciso toque de Midas de Gian Piero Gasperini para triunfar.

Aos 64 minutos, o técnico lançou Samardzic e Zaniolo e, apenas um minuto depois, o primeiro levantou para o segundo poste, Bellanova devolveu para o interior da área e Zaniolo, de primeira, fez o único golo da partida. Logo a seguir, Lookman ficou perto de aumentar a diferença e a Atalanta segurou a vantagem mínima até ao apito final. 

Com este resultado, a turma de Bérgamo aumenta a vantagem na liderança para cinco pontos, à condição, já que o Nápoles joga mais tarde e o Inter e a Fiorentina têm dois jogos a menos.