Siga o Lazio - Juventus no Flashscore
Lazio e Juventus encerrarão a oitava jornada no domingo, no Estádio Olímpico, em uma partida que verá Maurizio Sarri confrontar o passado num início de temporada complicado para os Biancocelesti. Após sete jogos, a equipa capitolina está na segunda metade da tabela, com apenas duas vitórias, dois empates e duas derrotas.
No Olimpico pode chegar um divisor de águas: uma oportunidade para virar a maré e voltar a lutar nas primeiras posições. No entanto, Sarri pode recorrer a um fator que pode fazer a diferença, nomeadamente Ivan Provedel.
Factor Provedel
Tendo começado em Pisa, na Lega Pro, Provedel sabe o que significa subir na hierarquia: Perugia, Modena, Pro Vercelli, Empoli e Juve Stabia foram as etapas de uma carreira construída passo a passo. No Empoli estreou-se na Serie A, no Spezia afirmou-se como titular indiscutível e agora, na Lazio, consagrou-se como um dos guarda-redes mais fiáveis do campeonato.
Aos 31 anos, o seu desempenho coloca-o no topo de um ranking especial compilado pela BeSoccer Pro: é o guarda-redes com a maior percentagem de defesas por 90 minutos nas primeiras sete jornadas da Serie A, com uma média de 3,7 defesas por jogo, à frente de Caprile, do Cagliari, e De Gea, da Fiorentina.
Precedentes pouco auspiciosos
Provedel também lidera outras estatísticas importantes: é o segundo em defesas totais com 28, o oitavo em golos sofridos, quatro até agora nesta temporada, e o primeiro em golos evitados, com 4,05 golos neutralizados. Números que o tornam um fator decisivo contra uma Juventus em crise, depois de sete jogos sem vencer e duas derrotas apertadas contra o Como e o Real Madrid.
Analisando o seu passado como adversário dos Bianconeri, Provedel só venceu uma vez, contra a Lazio, por 2-1, em abril de 2023, enquanto nos outros sete jogos anteriores entre Lazio, Spezia e Empoli perdeu sempre. O objetivo agora é capitalizar o seu excelente momento para tentar outra vitória ou pelo menos um empate, um feito que até agora sempre lhe escapou.
