Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

STJD arquiva pedido de inquérito do Botafogo por alegada manipulação no Brasileirão

Textor sofreu primeiro baque em queda de braço com a CBF sobre o Brasileirão 2023
Textor sofreu primeiro baque em queda de braço com a CBF sobre o Brasileirão 2023AFP
Apesar do ofício e relatórios apontando uma suposta manipulação de resultados no Brasileirão 2023, o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Brasil decidiu arquivar o pedido de inquérito solicitado pela SAF do Botafogo por ausência de elementos indispensáveis ao procedimento. O arquivamento foi determinado por José Perdiz, presidente da instituição.

O levantamento apresenta os supostos de erros de arbitragem que favoreceram o Palmeiras em detrimento do Botafogo. O estudo foi realizado pela empresa estrangeira "Good Game!".

O documento mostra ainda condutas comissivas e omissivas da arbitragem em diversas partidas do Brasileirão, mas foi considerado inconsistente por José Perdiz.

De possível campeão à quinta posição, a derrocada do Botafogo no Brasileirão
De possível campeão à quinta posição, a derrocada do Botafogo no BrasileirãoFlashscore

"Não vejo as mínimas possibilidades jurídicas para abertura de inquérito, uma vez que as razões apresentadas são subjetivas e sem consistência, porque são interpretações unilaterais que não guardam pertinência com a realidade desportiva", declarou o presidente do STJD em seu despacho.

"Diante do exposto, determino o arquivamento sumário do presente pedido nos termos do artigo 83 do CBJD, por ausência de elementos indispensáveis ao procedimento", acrescentou José Perdiz.

O Botafogo chegou a sugerir mudanças na arbitragem, além de apontar que não deveria haver despromoção na edição 2023 do torneio, estabelecendo assim uma Série A na próxima temporada com 24 equipas. 

Resta saber quais serão os próximos passos do Botafogo em relação ao pedido de investigação, já que o clube, em ofício, destacou que levaria o caso até à Justiça Comum, se fosse preciso, para fazer valer os seus direitos.