A sensação de deja-vu é legítima: o golo de Malick Thiaw contra a Fiorentina é o terceiro autogolo do alemão esta época, depois dos dois contra o Torino, na primeira e segunda volta, e um recorde no atual campeonato.
O número 28 do Milan interveio para tentar evitar o remate de Albert Gudmundsson, mas não conseguiu afastar a bola da baliza, desviando-a de forma desajeitada.
Se considerarmos a temporada 2024/2025, apenas três outros jogadores foram capazes de uma estatística semelhante: o checo Ladislav Krejci, do Teplice, o brasileiro Aderllan Santos, do AFS, e o polaco Przemysław Wisniewski, do Spezia.
Liderança geral
O alemão é líder em dois rankings: é o único com três autogolos nas cinco principais ligas europeias e, claro, também na Serie A, onde nada menos do que 30 jogadores diferentes registaram pelo menos um e apenas Lautaro Giannetti, da Udinese, com dois, lhe fica atrás.
Para encontrar algo semelhante, é preciso recuar até à Serie A 1997/1998, quando Jean-Pierre Cyprien, do Lecce, também marcou três vezes na baliza errada.
O histórico
Os três autogolos de Thiaw nesta temporada somam-se a outros dois marcados na sua carreira: um contra o Génova, na época passada, e outro a favor do Bayer Leverkusen, quando ainda vestia a camisola do Schalke 04.
Sem dúvida, um bom número, tendo em conta a sua tenra idade, apenas 23 anos. Com certeza com boas chances de alcançar os especialistas nesta subcategoria: o dinamarquês Kian Hansen e o inglês Lewis Dunk, por exemplo, que registraram oito na última década, assim como Franco Baresi e Riccardo Ferri, que detêm o recorde de jogadores com mais autogolos na história da Série A.