Manipulação de jogos no Brasil: Romário, ex-Vila Nova-GO, banido do futebol

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Manipulação de jogos no Brasil: Romário, ex-Vila Nova-GO, banido do futebol
Romário foi banido do futebol após decisão do STJD
Romário foi banido do futebol após decisão do STJDVila Nova-GO/Divulgação
O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Brasil decidiu banir do futebol o jogador Romário, ex-Vila Nova-GO, envolvido no esquema de manipulação de jogos apelidado de Operação Penalidade Máxima, a cargo do Ministério Público de Goiás. Terá ainda de pagar multa de 25 mil reais (cerca de 4.700 euros).

Além de Romário, outro ex-jogador do Vila Nova-GO também foi punido pelo STJD. Trata-se de Gabriel Domingos, suspenso por 720 dias e condenado a pagar uma multa no valor de 15.000 reais (2.800 euros). O recurso é possível nos dois casos julgados esta segunda-feira.

Os dois atletas participaram na audiência. Romário esteve presente por video conferência. Já Gabriel Domingos compareceu na sede do STJD, no Rio de Janeiro.

Romário foi apontado como o grande mentor do esquema, já que procurava outros atletas para participarem na fraude. Inicialmente, o jogador teria negociado um valor financeiro para cometer uma grande penalidade, mas acabou por não ser convocado para a partida. Depois deste primeiro contato, passou a ser o pivô da fraude.

Gabriel Domingos, por sua vez, teria de forma inicial enviado os dados da sua conta para que as transações bancárias acontecessem a favor dos atletas envolvidos. Mas, o Ministério Público de Goiás aprofundou a investigação e descobriu uma participação maior do jogador no esquema.

Os réus Romário e Gabriel Domingos tiveram os contratos rescindidos pelo Vila Nova-GO. Foram os primeiros jogadores julgados pelo STJD após as investigações oriundas da Operação Penalidade Máxima.