Andrea Pirlo está de volta. E com ele a própria Sampdoria. Ambos estão a começar de novo numa Serie B que será um teste importante no próximo ano. Tanto para o ex-treinador da Juventus, que acaba de passar por um período de menor fulgor na Turquia, quanto para o clube da Ligúria, que esteve perto da falência e precisa levantar a cabeça novamente.
Apresentado hoje como o novo treinador dos Blucerchiato, o campeão do mundo de 2006 foi anunciado pelo presidente Marco Lanna e acompanhado por Nicola Legrottaglie, que será o seu adjunto.
"Agradeço ao presidente e aos proprietários por esta grande oportunidade. Para mim, treinar a Samp é como treinar uma equipa da Serie A. Escolhi com o coração e tenho de fazer tudo o que estiver ao meu alcance. Escolhi com o coração e tenho um grande desejo de recomeçar, vim para cá com muito entusiasmo. Não vejo a hora de começar", afirmou Andrea Pirlo.
Objetivo da subida
Questionado sobre as hipóteses concretas de levar a equipa de Génova de volta à Série A, o treinador não fez promessas.
"Joga-se sempre para ganhar, o objetivo é chegar o mais alto possível. Será necessário o momento certo para começar, não podemos dizer que iremos imediatamente para a A, mas nos nossos sonhos tem de haver isso. Sem sonhos não se avança", afirmou Andrea Pirlo.
"O objetivo é trabalhar para fazer uma grande época, temos de nos preparar o melhor possível. A Série B é diferente das outras competições, é sempre um campeonato importante, onde é preciso dar 100 por cento. Vamos dar o nosso melhor para terminar o campeonato o mais alto possível", acrescentou.
Depois, o próprio Pirlo quis sublinhar a sua opção de recomeçar a partir de um projeto menos desgastante e mais embrionário, depois do que fez no Karagümrük.
"A experiência na Turquia foi muito útil para mim, trabalhei num clube pequeno, queria crescer, trabalhar e começar de baixo. Fizemos um bom trabalho, jogámos contra todos. Cresci muito, agora estou mais experiente e consciente. Estou satisfeito com o trabalho efectuado até agora", explicou Pirlo.