Árbitros dinamarqueses vão arbitrar mais jogos da liga cipriota

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Árbitros dinamarqueses vão arbitrar mais jogos da liga cipriota

Peter Kjærsgaard poderá ter de se deslocar a Chipre para julgar
Peter Kjærsgaard poderá ter de se deslocar a Chipre para julgarBo Amstrup/Ritzau Scanpix
Os árbitros dinamarqueses vão arbitrar três a quatro jogos da principal liga de futebol cipriota no outono. Foi o que anunciou a Associação Dinamarquesa de Futebol (DBU) na terça-feira, no site oficial.

A DBU celebrou um novo acordo com a Associação de Futebol de Chipre (CFA). O acordo é válido para o resto do ano.

"Os nossos árbitros dinamarqueses da FIFA tiveram bons jogos e aprenderam muito com as suas missões em Chipre nesta primavera. Por isso, é gratificante podermos continuar a cooperação e o desenvolvimento dos nossos árbitros internacionais de topo com este acordo", afirma Michael Johansen, presidente do comité de árbitros da DBU.

A cooperação foi iniciada em fevereiro. Isto significa que, na primavera, os jogos da Superliga dinamarquesa foram arbitrados por árbitros cipriotas.

No âmbito da cooperação, os árbitros dinamarqueses também se deslocaram a Chipre para arbitrar jogos da prova local. O plano seria ter árbitros cipriotas a dirigir alguns jogos na Dinamarca já em 2023. No entanto, tal não é possível neste momento, pois estão atualmente em greve devido a ameaças de que tem sido alvos

Na semana passada, o The Guardian noticiou que o carro da mãe de um juiz tinha sido atacado por um carro armadilhado. A polícia cipriota confirmou posteriormente que está a investigar o incidente. O ataque foi mais um de uma série de incidentes. Em junho, a sede da associação de futebol foi atingida por uma bomba e, em 2020, foi colocado um engenho explosivo no carro de um árbitro.

A DBU também se apercebeu dos problemas. Mas isso não impediu um novo acordo entre as partes. Michael Johansen refere que "os árbitros dinamarqueses têm todo o gosto em ajudar na situação especial dos árbitros cipriotas que foram ameaçados".