Mais

Moldávia: Sheriff Tiraspol junta-se ao Benfica no clube dos invictos que falharam o título

Sheriff Tiraspol perdeu o título moldavo
Sheriff Tiraspol perdeu o título moldavoFC Sheriff
Um caso raro no futebol europeu aconteceu na República da Moldávia, onde o Sheriff Tiraspol Tiraspol terminou a época 2024/25 sem qualquer derrota, mas perdeu o título para o Milsami Orhei, que sofreu seis derrotas no campeonato.

Este desfecho bizarro foi possível devido às regras específicas da Moldávia, em que os pontos da época regular são completamente anulados no início do apuramento de campeão. Assim, apesar de o Sheriff ter dominado a primeira metade da época (11 vitórias e 3 empates), a sua vantagem de 11 pontos sobre o segundo classificado desapareceu no início da segunda fase.

A classificação da fase regular
A classificação da fase regularFlashscore

No apuramento de campeão, o Sheriff continuou a sua série invicta (5 vitórias e 5 empates), mas os 20 pontos acumulados não foram suficientes. O Milsami Orhei somou 21 pontos (6 vitórias, 3 empates e 1 derrota).

Além disso, o título foi decidido na última jornada , quando o Sheriff recebeu a visita do líder Milsami Orhei. Nenhuma das equipas conseguiu marcar, pelo que o Milsami conquistou o título de campeão. O Sheriff não só perdeu o título, como também foi ultrapassado pelo Zimbru Chisinau, que tinha uma diferença de golos superior.

O pódio do apuramento de campeão
O pódio do apuramento de campeãoFlashscore

É apenas a quarta vez na história do futebol europeu que uma equipa invicta perde o título. Casos semelhantes foram os do Benfica (1977/78), Perugia (1978/79) e Estrela Vermelha (2007/08).

O Sheriff poderá vingar-se na final da Taça da Moldávia, onde também defrontará o Milsami Orhei.