Mais

Suécia: Em 2018 venceu o Arsenal, agora o Östersunds não tem dinheiro para jogar a segunda divisão

Östersunds corre o risco de cair do futebol profissional
Östersunds corre o risco de cair do futebol profissionalÖstersunds FK
Um dos clubes que captou a atenção dos mais românticos em 2018, o Östersunds vive um dos momentos mais baixos da história. Segunda divisão da Suécia corre o risco de ser disputada com uma equipa a menos.

Em 2018 houve um nome que se apresentou ao futebol europeu. Uma equipa desconhecida da Suécia, o Östersunds de Graham Potter, foi a grande surpresa da Liga Europa. Depois de deixar Galatasaray, Fola Esch e PAOK na qualificação, ultrapassou um grupo com Zorya e Hertha Berlim para seguir para os 16avos de final.

A história acabou na primeira ronda a eliminar, frente ao poderoso Arsenal, mas não sem mais uma possibilidade de surpreender a Europa do futebol, com uma vitória por 2-1 no Emirates.

Sete anos depois, o clube de Jämtland atravessa um dos momentos mais baixos da temporada. Esta quarta-feira, o presidente revelou que o clube não possui os 554 mil euros necessários para assegurar o funcionamento durante toda a época da segunda divisão, para onde caiu em 2021.

Ainda não tomámos nenhuma decisão, mas existe o risco de não o fazermos. Neste momento não temos liquidez e estamos numa situação em que precisamos de capital, mas queremos continuar a eliminar o défice para sermos completamente seguros em termos financeiros. Vamos trabalhar com investidores, mas o risco é significativo”, lamentou Anders Cederberg, a 10 dias do arranque da Superettan.

Caso desista da prova da prova, existem dúvidas sobre onde o Östersunds vai jogar – se cai para as últimas divisões, ou para o terceiro escalão. Em todo o caso, a Superettan irá ser disputada com uma equipa a menos, essa foi a garantia da federação sueca ao Fotbollskanalen.