Após ter chegado do Brondby em 2010, Nicolai Boilesen fez a sua estreia profissional pelos campeões recordistas da Eredivisie, o Ajax, em 2011, tendo disputado 73 jogos pelo clube de Amesterdão. O treinador Frank de Boer nomeou Boilesen como terceiro capitão antes da temporada 2014/15, durante a qual chegou a envergar a braçadeira de capitão.
Durante a época 2015/16, De Boer afastou Boilesen do plantel e recusou-se a utilizá-lo. Boilesen deixou o clube no verão seguinte e juntou-se ao Copenhaga, clube ao qual permaneceu fiel durante os últimos nove anos da sua carreira, somando 187 jogos.
“Vir para o FC Copenhaga foi a melhor decisão que tomei na vida e desfrutei de cada momento”, disse Boilesen ao site oficial do clube. “Quero apenas agradecer-vos por estes nove anos, com tudo o que trouxeram, para o bem e para o mal. Um grande obrigado aos adeptos, que sempre me apoiaram, e posso prometer que me lembro de todas as grandes experiências que vivi convosco por trás de mim. E nunca esquecerei o apoio que recebi quando estive lesionado”.
Problemas físicos persistentes
A carreira de Boilesen foi marcada por lesões, começando com uma lesão nos seus primeiros tempos no Ajax que o deixou afastado dos relvados durante 517 dias. Ao longo dos anos, o lateral-esquerdo, que também jogava como defesa-central, continuou a sofrer com lesões, o que lhe custou um total de 336 jogos durante a sua carreira de 14 anos.
“Ao mesmo tempo, há muitas pessoas a quem também devo um grande obrigado”, continuou. “Todos aqueles no Parken e no Número 10 que fizeram com que o dia-a-dia corresse de forma fluida e funcional”.
“É muito especial dizer em voz alta que estou a terminar a minha carreira. Há tantas coisas das quais me orgulho por ter alcançado no futebol. Mas também tenho de admitir que provavelmente teria jogado ainda mais jogos se não fossem as lesões, que são também a razão pela qual estou a pôr um ponto final”.
O internacional dinamarquês por 22 vezes, que participou no Euro-2020 na vitória nos oitavos-de-final frente ao País de Gales, disputou o seu último jogo pelo FC Copenhaga frente ao Galatasaray a 12 de dezembro de 2023, quando os gigantes turcos foram derrotados por 1-0 no Parken.
Boilesen, que termina a carreira com um total de 283 jogos profissionais, encerrou a sua declaração com uma última mensagem aos adeptos: “Custa dizer adeus a algo que desfrutei todos os dias. Mas sinto-me sortudo por ter tido esta oportunidade única”.