Mais

Confirmado: Jacob Friis, treinador adjunto do Augsburgo, vai assumir a seleção da Finlândia

Jacob Friis será apresentado esta segunda-feira na Finlândia
Jacob Friis será apresentado esta segunda-feira na FinlândiaUlrik Pedersen/NurPhoto/Shutters / Shutterstock Editorial / Profimedia
Pela segunda vez na história, a Finlândia escolheu um dinamarquês para dirigir a sua seleção nacional masculina.

Jacob Friis será apresentado como novo treinador da seleção finlandesa esta segunda-feira.

Friis é atualmente treinador adjunto de Jess Thorup no Augsburgo e o clube alemão confirmou à Kicker que Friis foi autorizado a deixar o clube.

"Demos permissão a Jacob para aproveitar a oportunidade única de se tornar selecionador nacional da Finlândia. Era o seu desejo e nós cumprimos", afirmou o diretor do Augsburgo, Michael Ströll.

O diretor do Augsburgo, Michael Ströll, disse ainda que a Finlândia pagará uma quantia inferior a seis dígitos, em euros, para libertar Friis do Augsburgo. O montante poderá aumentar se Friis for bem sucedido como selecionador nacional finlandês.

"Inicialmente, o plano não é substituir Friis diretamente em Augsburgo", explicou o diretor, uma vez que Jess Thorup também tem o antigo adjunto da seleção dinamarquesa, Lars Knudsen, como parte da sua equipa técnica.

Jacob Friis foi anteriormente treinador do Aalborg BK (AaB) e do Viborg na Superliga dinamarquesa. Em novembro de 2023, foi contratado pelo Augsburgo, mas vai agora para o norte.

No período de 1996-1999, Richard Møller Nielsen, que venceu o Euro-92 com a Dinamarca, foi selecionador da Finlândia. Markku Kanerva foi o mais recente treinador da seleção finlandesa, mas demitiu-se em novembro do ano passado.