Mais

Feminino: Equipa do Everton vai passar a jogar em Goodison Park

Everton joga futebol em Goodison Park desde 1892
Everton joga futebol em Goodison Park desde 1892Reuters / Phil Noble
A equipa feminina do Everton vai passar a residir permanentemente em Goodison Park, que acolherá o último jogo da equipa masculina na Premier League no domingo, após 133 anos no local, antes da mudança para um novo estádio, anunciou o clube na terça-feira.

A decisão surge na sequência de uma análise aprofundada do projeto Goodison Legacy pelo The Friedkin Group (TFG) desde a sua aquisição do clube de Merseyside em dezembro. Goodison Park será o maior recinto dedicado ao futebol feminino em Inglaterra.

O projeto Goodison Legacy foi lançado em 2020 para decidir o futuro de Goodison e, com a equipa masculina a mudar-se para o novo Estádio Everton, com capacidade para 53.000 espectadores, em Bramley-Moore Dock, após esta época, o Friedkin Group decidiu que o futebol deve ser mantido no centro da comunidade do antigo recinto.

"Sabemos o quanto Goodison é precioso, não só para todos os habitantes do Everton, mas também para o próprio futebol, e poder manter um estádio tão emblemático no centro do projeto de legado é algo que tem sido incrivelmente importante para nós", afirmou o novo diretor executivo do Everton, Angus Kinnear, em comunicado.

"A partir da próxima época, temos o orgulho de dizer que as nossas jogadoras terão uma casa permanente sem rival na WSL (Superliga Feminina) - mais uma declaração de intenções à medida que procuramos construir as bases que nos ajudarão a lutar por troféus".

A mudança responde à necessidade da equipa feminina de ter um local mais adequado do que o Walton Hall Park, e o clube disse que serão feitas melhorias em Goodison, o primeiro campo construído para o futebol inglês, com uma capacidade atual de 39.572 pessoas.

O estádio também será palco de alguns jogos da equipa de formação.

"Esta mudança é um testemunho de onde o futebol feminino está agora e, mais importante, para onde se dirige", disse a capitã da equipa feminina, Megan Finnigan, que guiou o Everton ao oitavo lugar na WSL esta época.

"Goodison é um estádio mágico, com uma herança profunda e laços estreitos com a comunidade local. Liderar a equipa no primeiro jogo em casa da próxima época será nada menos do que o ponto alto da minha carreira - e a perspetiva do que a equipa feminina se pode tornar com um estádio tão emblemático a que chamamos casa é extremamente emocionante", concluiu.