Mais

Sam Kerr nega insulto racista a agente da polícia

O atacante do Chelsea, Sam Kerr, chega ao Tribunal da Coroa de Kingston, em Londres
O atacante do Chelsea, Sam Kerr, chega ao Tribunal da Coroa de Kingston, em LondresHenry Nicholls / AFP
Sam Kerr (31 anos), avançado do Chelsea e da Austrália, afirmou em tribunal que não usou a "brancura como insulto" numa acesa troca de palavras com a polícia, durante a qual chamou "estúpido e branco" a um agente.

Kerr está a ser julgada por ter causado assédio racial agravado ao polícia Stephen Lovell durante um incidente em Londres na madrugada de 30 de janeiro de 2023.

Kerr, de 31 anos, e a sua companheira, Kristie Mewis, jogadora do West Ham, tinham saído para beber quando foram levadas para uma esquadra de polícia por um taxista que se queixou de que elas se tinham recusado a pagar os custos de limpeza depois de uma delas ter vomitado e por terem partido o vidro traseiro do veículo.

Na esquadra da polícia, Kerr, que é mestiça, terá sido "abusiva e insultuosa" para com Lovell, chamando-lhe "estúpido e branco".

Durante o julgamento no Tribunal da Coroa de Kingston, na quinta-feira, os procuradores perguntaram a Kerr se ela estava a usar a "cor da pele de Lovell como um insulto".

: "Não, não foi isso que quis dizer Eu achava que ele estava a usar o seu poder e privilégio sobre mim porque me estava a acusar de ser algo que eu não sou... Estava a tentar dizer que, devido ao poder e ao privilégio que eles tinham, nunca teriam de compreender o que tínhamos acabado de passar e o medo que estávamos a ter pelas nossas vidas", disse ela.

Quando lhe perguntaram se estava a dizer que Lovell era "estúpido por ser branco", Kerr respondeu: "Não."

O tribunal ouviu na quarta-feira que Kerr tinha dito à polícia que "isto é uma coisa racial".

Quando questionado sobre estes comentários, Kerr disse: "Acreditava que me estavam a tratar de forma diferente devido ao que consideravam ser a cor da minha pele - em especial o comportamento de PC Lovell. A forma como ele me acusou de mentir e, mais tarde, me prendeu por danos criminais, apesar de a Kristie ter dito que tinha sido ela (quem partiu a janela do táxi). Na altura, pensei que estavam a tentar culpar-me."

Ela acrescentou na quinta-feira: "(Foi) a forma como ele me respondeu, cortando-me, os nomes que me chamou, sendo desdenhoso."

Kerr fez sua estreia pelo atual campeão da Superliga Feminina, o Chelsea, em 2020. Ela está atualmente fora de ação com uma lesão no joelho.