O clube reforçou-se muito para esta época. Estrelas como Alvara Morata, Gabriel Sara e, sobretudo, Victor Osimhen elevaram a turma de Okan Buruk a um novo patamar. Jovens como Yilmaz (10 golos) e Akgün (6 golos e 7 assistências) abalaram a imagem da "Liga das Pensões" e contribuíram para que o clube tenha 63 pontos após 23 jogos, seis à frente do Fenerbahçe, de José Mourinho.
Os Leões ganharam os três últimos campeonatos com o seu atual treinador. Foi uma mudança importante após a desastrosa temporada 2021/22. O 13.º lugar foi a pior classificação da história do clube e aparentemente provocou uma reviravolta completa. Não só venceram 14 jogos consecutivos na época 2022/23 com Boruk ao leme, igualando assim o recorde da liga, como também conseguiu trazer de volta à Turquia jogadores que podem ajudar a equipa a longo prazo.
A esperança do futebol turco
A combinação com os jovens promissores dá a impressão de que o gigante do futebol turco deu o salto para o mundo do futebol moderno, o que, a longo prazo, poderá levar a um maior sucesso a nível europeu. Há 25 anos que isto não acontecia, quando Hakan Sükür e Claudio Taffarel eram os grandes heróis do sucesso em Copenhaga. Uma equipa repleta de lendas nacionais e internacionais, incluindo Georghe Hagi, venceu a Taça UEFA contra o grande Arsenal - um marco para o futebol turco.
Mas, desde então, os turcos têm estado à espera de um destes grandes êxitos. Houve outro ponto alto em 2012/13, quando quase conseguiram um milagre nos quartos de final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid, mas depois tudo acabou, o mais tardar, na primeira eliminatória das competições europeias. Esta época também terminou no play-off, após um empate a 2-2 na segunda mão contra o AZ Alkmaar, apesar de ter conseguido resultados respeitáveis na fase de grupos. Uma vitória contra o Tottenham e vários empates com equipas de topo do futebol internacional sublinham a evolução contínua do Gala.
Recorde aqui as incidências do encontro
Ponto positivo entre cancelamentos e agressões a dirigentes
Ao mesmo tempo, são também um raio de esperança num campeonato onde nem tudo corre bem neste momento. A Süper Lig sempre teve a sua quota-parte de escândalos, e o Galatasaray fez parte disso recentemente. No dia 9 de fevereiro deste ano, após a marcação de um penálti contra o Adana Demirspor, convertido por Álvaro Morata, os visitantes abandonaram o relvado. A análise dos jogadores do Adana foi "corrupção do árbitro" e terminou com a vitória do Gala por 3-0.
O treinador Okan Buruk manifestou a sua consternação com estes acontecimentos, dizendo que "não achava que o que aconteceu fosse sensato" e lamentou o sucedido. "Há sempre esforços para fazer com que o futebol turco fique mal visto". No entanto, "respeita" a decisão, mas está "triste com ela". Segundo o ligablatt, também admitiu que o lance "não era realmente penálti" . Pelos padrões históricos, este é provavelmente um dos incidentes "mais pequenos" do campeonato.
Se pensarmos em 2023, quando a liga foi brevemente suspensa na sequência da agressão a um árbitro pelo presidente do Ankaragücü, ou da invasão de campo do presidente do Istanbulspor Faik Sarialioglu, então este incidente é provavelmente um dos mais inofensivos. No entanto, é natural que haja o receio de que o futebol turco, que está a tentar polir a sua imagem com modelos como o Galatasaray, volte a ser mal visto na sequência de incidentes deste tipo.
Tradição atrai as grandes estrelas
Para chegar à verdadeira questão de saber o que torna os Leões tão fortes, não há como deixar de olhar para a janela de transferências. Apesar dos dois títulos consecutivos, o Gala queria uma afirmação ainda maior. Com quase 61 milhões de euros para novas contratações, o clube quebrou todos os paradigmas para se preparar para um triplete. Mas, ao mesmo tempo, também pensa no futuro. Com uma série de jovens jogadores emprestados à segunda e terceira ligas turcas, além de alguns na Süper Lig, o querem construir as suas próprias jóias.
Os antigos jogadores que já não se enquadravam na estrutura da equipa, como Patrick van Aanholt e Serge Aurier, não receberam novos contratos, enquanto grandes estrelas como Icardi, Osimhen e Torreira ajudaram o clube a avançar. O clube também apostou na sustentabilidade. Gabriel Sara, Elias Jelert, Carlos Cuesta, Roland Sallai, Ahmed Kutucu e Eren Elmalı. A lista é longa e nenhum dos jogadores mencionados tem mais de 27 anos, o que significa que o Cimbom está a seguir um caminho que o Fenerbahçe, por exemplo, ainda não percorreu.
A equipa de José Mourinho é atualmente a mais velha do campeonato, com uma média de idades de 28,8 anos, enquanto o Gala afasta-se cada vez mais e a aproxima-se dos mais jovens. Um movimento que compensa tanto em termos desportivos como financeiros. O melhor exemplo é Baris Alper Yilmaz, que o Galatasaray contratou por 2 milhões de euros em 2021 e que agora poderá vender por 30 a 35 milhões de euros.
Futuro dourado
Se olharmos para todos os factos, o Galatasaray está muito à frente de todos os rivais na liga. Nas redes sociais e entre o público em geral, é o maior clube do país e uma das marcas de futebol mais reconhecidas no mundo. Com os passos que está a dar agora do ponto de vista estratégico, financeiro e desportivo, dentro de alguns anos poderá também alcançar resultados futebolísticos muito melhores na cena internacional.
Se os Leões conseguirem não só atrair mais estrelas para a capital turca nos próximos anos, mas também continuarem a fazer um bom trabalho, especialmente no programa de desenvolvimento de jovens, não seria surpreendente se atingissem os mesmos patamares de 2000. No próximo ano, pelo menos a Liga Europa estaria de volta a Istambul, embora no estádio do Besiktas, mas não é um objetivo irrealista para a equipa de Okan Buruk.
Quem sabe como a autoconfiança da Süper Lig pode ser canalizada para as competições internacionais no futuro - o Galatasaray tem potencial para voltar a ter os grandes jogadores, só precisa de continuar a trabalhar de forma consistente. A primeira etapa será provavelmente o dérbi contra o Fenerbahçe, a 24 de fevereiro, onde a luta pelo título poderá ficar decidida de uma vez por todas.
