Mais

Jovem dinamarquês é o rei dos golos de livre na Europa: "Comecei a copiar Gareth Bale"

Isak Jensen marcou contra o Vejle num jogo do início da época
Isak Jensen marcou contra o Vejle num jogo do início da épocaČTK / imago sportfotodienst / Gonzales Photo/Rasmus Jensen

Isak Jensen, que tem Gareth Bale como ídolo, lidera esta época as estatísticas europeias de golos de livre direto. O jovem extremo do Viborg, de 21 anos, poderá ainda aumentar a sua conta pessoal esta noite, quando o Viborg defrontar o Lyngby na Superliga dinamarquesa.

Isak Jensen é um caso único, pois ninguém nas 16 melhores ligas da Europa marcou três golos de livre direto durante esta época. O jovem extremo, que ganhou fama na Dinamarca devido à sua perícia na cobrança de livres, está agora ansioso por aumentar as suas estatísticas de golos quando o Viborg defrontar o Lyngby na sua tentativa de se qualificar para as competições europeias de clubes.

A técnica de Jensen faz lembrar a forma como Gareth Bale, antiga estrela do Real Madrid e do Tottenham, costumava abordar os lances de bola parada e Jensen revela ainda que o antigo extremo galês é o seu maior modelo:

"Comecei por ver o Gareth Bale e achei que era fixe. Queria aprender a fazer um pontapé em que a bola se desvia daquela maneira, por isso tenho praticado. Mas é difícil dizer porque é que só agora é que estou a ter sucesso", diz Isak Jensen à TV2 Sport.

"A forma como eu faço o remate pode acabar por parecer muito estúpida, porque a bola também pode voar 40 metros acima da baliza, mas normalmente tenho uma sensação muito boa no momento em que acerto na bola", diz Isak Jensen.

O antigo internacional dinamarquês Jacob Poulsen, atualmente treinador do Viborg, era conhecido, nos seus tempos de jogador, pela sua mestria na marcação de livres. Agora do outro lado da linha, o ex-médio do AS Monaco ficou impressionado com o estilo de Jensen.

"As minhas ancas são simplesmente demasiado rígidas para chutar a bola da forma como Isak a chuta. Mas quando se consegue fazer aquele tipo de livre, consegue-se dar muita rotação à bola, e é isso que o Isak consegue fazer. Mesmo que a bola esteja perto da baliza, é possível fazê-la passar por cima do muro e entrar na baliza. É uma disciplina invulgarmente difícil, mas ele está a dominá-la neste momento, o que é ótimo tanto para ele como para nós", sublinha Jakob Poulsen.