É difícil encontrar outro representante do futebol polaco para quem 2024 tenha sido tão bem sucedido. Krzysztof Piątek, aos 29 anos, registou o melhor ano da sua carreira em termos de produção de golos, marcando 23 golos em 123 remates à baliza. De acordo com a beIN Sports TV, espremeu o número de golos de 18,12 golos esperados (xG).
Estamos a falar apenas dos golos da liga, que se dividem em 11 na primavera e 12 no outono. Na primavera, estes golos estão repartidos por apenas seis jogos, com o avançado a descer ao balneário sem ter marcado na maioria deles. O outono de 2024, pelo contrário, é uma história diferente: começou com um golo no primeiro jogo e terminou com um golo no último. No total, marcou pelo menos um golo em 16 jogos (metade dos quais no campeonato), tornando-se um jogador fundamental para o Basaksehir.
O rendimento de Polak é excecionalmente beneficiado pelo facto de o seu clube ter conquistado um lugar nas taças (é também o golo de 24/25) e de uma época que começou com a qualificação para a Liga Conferência lhe ter permitido consolidar rapidamente a sua confiança em frente à baliza adversária. E graças a mais jogos, Piątek marcou 21 golos e fez quatro assistências só de julho a dezembro, mais do que em qualquer outra época da sua carreira.
Para comparação: no outono passado, no mesmo clube, Piątek terminou com um saldo de 6+1 golos e assistências, há muito incapaz de desbloquear a sua conta. Só em novembro é que as armas dispararam, quando já se comentava que o Basaksehir tinha feito a escolha errada. O outono de 2022, por outro lado, foi uma transição difícil do Hertha, que o queria empurrar para fora da folha de pagamentos, para a Salernitana, onde também foi difícil registar êxitos. Mesmo no seu melhor desempenho contra o Hellas, foi o seu substituto - Boulaye Dia, que hoje joga na Lazio, por sinal - que se mostrou crucial para a vitória.

O outono de 2024 é o melhor para Piątek, não só do que todos os que passou no estrangeiro, mas até do que o seu melhor desempenho com as cores do Cracóvia, quando os grandes clubes o viram. Na ronda de outono de 2017, Piątek proporcionou ao Cracóvia nove golos e três assistências, e só no final da época 17/18 chegou aos 21 êxitos, que tem hoje a meio. Graças à melhoria dos seus resultados, o valor de mercado do futebolista de Dzierżoniów voltou a subir, após anos de derrocada gradual. Desde a transferência para a Turquia, Piątek ganhou cerca de um milhão de euros e está avaliado pelo Flashscore em 6,3 milhões.
Só há três arrependimentos: o facto de o Basaksehir ter sido eliminado da Liga Conferência de forma embaraçosa, apesar de ter tido um grande prognóstico antes do início da fase de apuramento. Isso significa que haverá menos oportunidades de tiro do que o planeado na primavera, embora a Taça da Turquia permaneça. A tabela da Super Liga também carece de pontos para que o Basaksehir possa concretizar as suas aspirações. E, finalmente, que o vento sopra no Fatih Terim Stadyum época após época. Os ricos subúrbios ocidentais de Istambul continuam a não se sentir ligados a um clube que ainda é considerado uma criação artificial entre muitas equipas tradicionais de Istambul.