O defesa-central português, contratado neste inverno a custo zero para reforçar o setor defensivo dos encarnados, foi obrigado a assistir da bancada à derrota da sua equipa frente ao FC Argeș (0-1), não tendo ainda autorização para jogar nessa altura.
Apesar de Mihai Stoica, presidente do Conselho de Administração, ter garantido já na segunda-feira que os trâmites estavam praticamente concluídos, a confirmação oficial chegou esta terça-feira, conferindo a André Duarte o estatuto de jogador elegível para as competições nacionais.
De acordo com o comunicado divulgado pelo clube nas redes sociais, André Duarte foi inscrito oficialmente para a Superliga e para a Taça da Roménia.
A sua estreia com as cores do FCSB está agendada para domingo, 25 de janeiro, precisamente no dérbi frente ao CFR Cluj.
Duarte não joga nas competições europeias
No entanto, o defesa português só pode alinhar nas provas nacionais e não poderá ser utilizado nos dois últimos encontros da fase principal da Liga Europa — a deslocação a Zagreb a 22 de janeiro e o duelo em casa com o Fenerbahce a 29 de janeiro — uma vez que não está inscrito na lista da UEFA para esta fase da competição.

A chegada de André Duarte a Bucareste não foi isenta de polémica. O defesa assinou pelo FCSB como jogador livre, depois de ter decidido rescindir unilateralmente o contrato com o Ujpest. O conflito estalou na Hungria depois de o português ter sido enviado para treinar com a equipa secundária, decisão que originou um desentendimento entre as duas partes.
Os húngaros não aceitaram facilmente a saída do jogador, processando-o judicialmente e dificultando o processo de transferência ao recusarem inicialmente que a Federação da Hungria emitisse os documentos necessários.
