Ricardo Velho, guarda-redes de 27 anos, deixa o Farense após 109 jogos oficiais pelos algarvios, que lhe renderam um prémio de guarda-redes do ano da Liga Portugal e um lugar no melhor 11 do ano no campeonato, ambos em 2023/24.
Apesar de não ter somado nenhuma internacionalização, Ricardo Velho chegou a ser convocado para a seleção AA de Portugal.

A mensagem de Ricardo Velho:
"Obrigado, Farense! Obrigado, Faro!
Hoje despeço-me de vós com a consciência tranquila de que tudo fiz para honrar esta camisola e defender os interesses do clube.
Desde o primeiro dia senti o vosso carinho e apoio, algo que levarei comigo para sempre. Foram anos de enorme orgulho, prazer e responsabilidade por poder representar o SC Farense.
Quero agradecer de coração aos meus companheiros de equipa, treinadores, roupeiros, fisioterapeutas, médicos e a todos aqueles que, de forma direta ou indireta, partilharam momentos comigo e fizeram parte desta caminhada inesquecível.
Não podia deixar de falar de vocês: sócios e adeptos. São, sem dúvida, a grande força de quem veste estas cores. Foi um privilégio sentir o verdadeiro “Inferno de São Luís” e ver-vos sempre presentes, de norte a sul do país. A vossa paixão é contagiante e torna este clube verdadeiramente especial.
Um agradecimento muito especial também ao Presidente, pela forma como me recebeu e tratou desde o primeiro dia em Faro.
Obrigado a todos, sem exceção! Serei para sempre mais um Leão de Faro, a torcer pelo sucesso do clube.
Só os duros vencem!"