Mais

Roménia: AS FC Buzău excluído de todas as competições oficiais

Gloria Buzău desceu de divisão no final da última temporada
Gloria Buzău desceu de divisão no final da última temporadaCristian Stavri / Alamy / Profimedia

A Comissão de Disciplina da FRF decidiu excluir o clube AS FC Buzău de todas as competições.

O AS FC Buzău disputou a última temporada na Superliga, sob o nome de Gloria Buzău. No final do campeonato, desceu à Liga 2.

"Com base no art.85.2 do RD, o clube FC Buzău está excluído de todas as competições da FRF / LPF / AJF. Sob pena de caducidade, a pessoa sancionada pode solicitar a fundamentação da decisão no prazo de três dias após a comunicação. A decisão é irrevogável", refere o comunicado publicado pela LPF. 

Extinto após 9 anos

O FC Buzău, clube fundado em 2016 pela Câmara Municipal de Buzău, conseguiu subir à Liga II, mas após a promoção, não teve direito a subir à Liga I. Decidiu-se então criar uma associação entre a Câmara Municipal de Buzău, o CJ, representantes do FC Buzău e uma empresa privada, para formar uma equipa capaz de subir à Liga I, o que acabou por acontecer.

Até à promoção à Liga I, tudo correu bem devido à ascensão rápida, mas depois, a má gestão do clube levou hoje o FC Buzău, sob a designação Gloria, a estar à beira da extinção.

"Após a descida, inscreveram-se na Liga II, mas o CJ já não podia apoiar o FC Buzău porque seguimos a Lei 69 do desporto de alto rendimento e, por não terem cumprido o objetivo, já não podíamos dar apoio. A Câmara Municipal de Buzău, por falta de fundos, decidiu deixar de apoiar, e o setor privado, que não contribuiu em nada na temporada 2025-2026, pelo que percebi, pretende abandonar esta associação e, por isso, o FC Buzău será extinto. Com muitas dívidas acumuladas, acabará certamente nas mãos de um agente de execução judicial e, depois, todo o património que restar será colocado em leilão para pagar as dívidas", explicou em julho o presidente interino do CJ Buzău, Adrian Petre.