Semana da Superliga turca: Fenerbahçe conquista vitória polémica e Besiktas marca ao cair do pano

Fenerbahçe e Trabzonspor reagem após uma entrada de Kerem Akturkoglu
Fenerbahçe e Trabzonspor reagem após uma entrada de Kerem AkturkogluFAHMAD MORA / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

A Super Liga regressou no fim de semana após a pausa internacional, e não foi preciso esperar muito para haver drama e polémica. Fenerbahçe, Besiktas e Galatasaray venceram, mas cada um trilhou um caminho diferente até aos três pontos.

No domingo à noite, o Fenerbahçe, com o novo técnico Domenico Tedesco no comando, enfrentou o Trabzonspor no primeiro jogo de destaque da temporada.

O ex-técnico da seleção belga deve ter ficado frustrado na sua primeira partida, já que o Fener teve dificuldades para entrar no jogo nos primeiros minutos, antes de o Trabzon pensar em assumir a liderança, cortesia de um cabeceamento de Paul Onuachu.

No entanto, após análise do VAR, o golo foi anulado por alegada falta sobre o defesa Milan Skriniar na jogada anterior. Foi, francamente, uma decisão péssima. Nunca seria falta, nem em mil anos, e Skriniar limitou-se a fazer teatro.

Não gosto, em geral, de criticar árbitros, porque acho que se exagera na perceção da sua qualidade. Contudo, o nível da arbitragem na Turquia está muito longe das grandes ligas. É um problema real.

Pouco depois, o Fener acabou por beneficiar de uma enorme vantagem, quando Okay Yokuslu Okay Yokuslu viu cartão vermelho direto por falta sobre Kerem Akturkoglu. A decisão não foi escandalosa, mas também poderia perfeitamente ter dado apenas amarelo. Foi uma daquelas situações de fronteira. Porém, o critério para faltas na Turquia é tão baixo que basta espirrar em cima de alguém para ser advertido.

A partir desse momento, o Fener passou a ser o único a jogar, e acabou por chegar à vantagem ao intervalo, graças a um golo de Youssef En-Nesyri. Foi o seu terceiro golo na Super Liga.

Apesar do domínio e dos remates à baliza, o jogo terminou 1-0, e muito se deve ao guardião do TrabzonAndré Onana.

O camaronês, emprestado pelo Manchester United para substituir o ugurcano Cakir, foi excelente, fazendo oito defesas e mantendo o Fener com apenas um golo de vantagem, apesar de um xG de 3,13.

Tedesco admitiu que o Fener tem de melhorar bastante, mas lembrou que ainda é muito cedo no seu percurso. Já Fatih Tekke, treinador do Trabzon, ficou furioso com as decisões de arbitragem.

Outro clube com um novo técnico, o Besiktas tentava voltar às vitórias depois de um início de temporada difícil.

O ídolo do clube, Sergen Yalcin, esteve no banco de suplentes pela segunda vez na noite de sábado, depois de ter sido derrotado na estreia contra o Alanyaspor, e o Besiktas parecia destinado a perder mais pontos na partida contra o Istanbul Basaksehir.

O emprestado Eldor Shomurodov abriu o marcador para os visitantes a cerca de 20 minutos do fim do jogo, mas o próprio emprestado do Besiktas, El Bilal Toure, empatou a partida poucos minutos depois.

O Basaksehir ficou com dez homens nos minutos finais, o que permitiu ao Besiktas pressionar ainda mais. No final, o herói foi o estreante Cengiz Under, que cabeceou para o fundo das redes e garantiu a vitória da sua equipa por 2-1.

Sergen sempre elogiou publicamente Cengiz e tentou contratá-lo desde que assumiu o comando. Parece que a aposta já começou a dar frutos.

Quem está a ter enormes dificuldades é Orkun Kokçu. O ex-Benfica foi expulso no minuto 98 (numa decisão muito dura), um reflexo do mau momento que atravessa. Chegou por empréstimo com obrigação de compra elevada, mas tem estado claramente abaixo do nível exigido, sem acompanhar o ritmo dos jogos nem ter impacto. O Besiktas precisa muito mais dele.

Ainda assim, para o clube e para Sergen, estes três pontos foram absolutamente vitais.

Galatasaray vence mais uma vez

O atual tricampeão Galatasaray manteve o início de temporada perfeito ao vencer o Eyupspor por 2-0.

Ilkay Gundogan e o novo guarda-redes Ugurcan estrearam-se, mas, na verdade, a exibição foi muito fraca e irregular, e a equipa sentiu a falta de Victor Osimhen no ataque, que estava com um ligeiro problema.

O Gala chegou à vantagem no segundo tempo, depois de uma assistência inteligente de Ahmed Kutucu, que permitiu ao capitão Mauro Icardi marcar o seu terceiro golo da época.

Outro substituto, Baris Alper Yilmaz, que havia começado o jogo no banco após algumas especulações sobre transferências, mudou o jogo quando entrou. A sua energia deu mais vida ao jogo e foi o próprio a fazer o passe para Yunus Akgun marcar o segundo golo da equipa.

Para o Galatasaray, manter Baris é um trunfo enorme, já que traz à equipa características únicas.

Na quinta-feira, a equipa inicia a Liga dos Campeões fora de casa frente ao Eintracht Frankfurt. Será um desafio difícil, mas também uma boa oportunidade para arrancar na Europa.

Precisarão de mostrar muito mais do que no fim de semana, mas com Baris, Mario Lemina e, provavelmente, Osimhen de regresso ao onze inicial, estarão melhor preparados.

Equipa da semana

Equipa da semana
Equipa da semanaFlashscore

O médio do Fenerbahçe, Sebastian Szymanski, é o Jogador da Semana do Flashscore, de acordo com a nossa classificação interna de jogadores, depois de uma grande exibição na vitória sobre o Trabzonspor.

Há três jogadores do Antalyaspor e três do Alanyaspor na equipa, já que ambos os conjuntos obtiveram vitórias muito boas no fim de semana, enquanto Fred, Icardi e Onana também encontram lugares no XI inicial.

Siga a Superliga Turca no Flashscore