Mais

Semana da Superliga Turca: Galatasaray derrota Trabzonspor e fica a um jogo do título

Galatasaray está a apenas um ponto do título
Galatasaray está a apenas um ponto do títuloAA/ABACA / Abaca Press / Profimedia
O Galatasaray, jogadores e adeptos já podem preparar-se para a comemoração do título, já que o atual bicampeão turco conseguiu mais uma vitória e está a apenas um ponto do 25.º título da Super Liga.

Antes de o Galatasaray entrar em ação, o Fenerbahçe teve uma complicada viagem ao terreno do Istambul Basaksehir na sexta-feira à noite. Tudo o que não fosse uma vitória daria aos seus rivais a oportunidade de confirmar o título diante do Trabzonspor no sábado.

No entanto, depois de um início de jogo muito instável e de uma prestação globalmente muito apagada, a qualidade da equipa de Mourinho veio ao de cima, conquistando uma vitória por 4-1. Curiosamente, foi a sexta vitória consecutiva sobre o Basaksehir

Vinte minutos após o início do jogo, o Fenerbahçe teve uma oportunidade precoce depois de Krzysztof Piatek falhar o seu segundo penálti em semanas consecutivas.

O Istanbul Basaksehir acabou por pagar caro, quando Mert Müldür colocou o Fenerbahçe em vantagem mesmo em cima do intervalo, com um toque subtil.

Milan Škriniar dobrou a vantagem à passagem da hora de jogo, marcando o seu terceiro golo da época. É o seu melhor registo desde a temporada 2021/22 no Inter, onde também marcou três golos. O defesa tem impressionado desde que chegou na janela de transferências de inverno e será uma peça importante da equipa na próxima época.

Os suplentes Youssef En-Nesyri e Oguz Aydin marcaram ambos já perto do fim da partida, com Omer Beyaz a apontar o golo de honra, no meio desses dois tentos.

Na verdade, o jogo teve mesmo um ar de final de época. Nenhuma das equipas parecia particularmente motivada. Para o Fenerbahçe, a luta pelo título terminou, e o Basaksehir está confortavelmente instalado no quinto lugar.

Caso o Galatasaray vença o Trabzonspor na final da Taça da Turquia, na noite de quarta-feira, o quinto lugar dará acesso à fase de qualificação da Liga Conferência. Por isso, estarão certamente a torcer por uma vitória do Galatasaray.

Falando do provável campeão, os comandados de Okan Buruk visitaram o Trabzonspor no sábado. Apesar de parecer um jogo complicado em teoria, o Trabzon tinha o foco na final da taça e poupou vários jogadores-chave, incluindo o avançado emprestado pelo SC Braga Simon Banza.

O Galatasaray esteve algo displicente durante grandes períodos do jogo e ficou a dever muito a uma defesa dupla espetacular do capitão e lenda do clube, Fernando Muslera.

Abdulkerim comemora com Muslera
Abdulkerim comemora com MusleraAA/ABACA / Abaca Press / Profimedia

Pareciam estar um pouco confiantes em demasia na primeira parte, a jogar de forma descontraída, como se o título já estivesse totalmente garantido.

No entanto, melhoraram bastante na segunda metade e passaram para a frente com um cabeceamento espetacular do defesa-central Abdulkerim Bardakci. Foi o seu 11.º golo de cabeça desde a época 2021/22, com apenas Mame Thiam (15) e Mauro Icardi (12) a terem marcado mais nesse período.

O suplente de luxo Álvaro Morata selou a vitória aos 84 minutos com uma finalização calma e precisa, garantindo um triunfo eficiente por 0-2. O Galatasaray soma agora sete vitórias consecutivas em todas as competições, e não poderia ter atingido esta forma no melhor momento.

Entretanto, o Trabzonspor sofreu a sua primeira derrota em seis jogos, sendo o último desaire precisamente frente ao Fenerbahçe, no início de abril.

Não é certo se alinhar com a equipa titular teria feito grande diferença para o Trabzonspor, mas na quarta-feira saberemos com certeza. Uma vitória na final da Taça garantir-lhes-á um lugar nas competições europeias.

O Galatasaray tem agora os olhos postos numa dobradinha doméstica. Sabem que terão pela frente um teste bem mais difícil frente a um Trabzonspor mais determinado e completo, mas se jogarem ao seu nível, estão confiantes de que conseguirão vencer.

Depois disso, viram atenções para o jogo em casa frente ao Kayserispor no fim de semana, onde terão a oportunidade de conquistar o 25.º título da Super Liga Turca, perante os seus adeptos. Pode ser uma semana memorável para Okan Buruk e os seus jogadores.

Selcuk Inan deixa o Gaziantep

Num desfecho verdadeiramente surpreendente e, francamente, absurdo, o treinador Selçuk İnan deixou o comando do Gaziantep após uma derrota caseira por 0-1 frente ao Alanyaspor, a quarta consecutiva da equipa.

Selçuk foi nomeado treinador na temporada passada, com a equipa numa luta difícil pela permanência na Super Liga. No final, conseguiram manter-se de forma confortável, terminando no 11.º lugar, quatro pontos acima da zona de despromoção.

Estavam, inclusive, a realizar uma excelente temporada em 2024/25, mantendo-se na metade superior da tabela durante grande parte da época, sem sequer pensar em despromoção. Com o sexto melhor registo caseiro do campeonato, eram sempre um adversário complicado.

No entanto, clube e adeptos reagiram de forma chocante a esta série de quatro derrotas, que fez a equipa cair para o 13.º lugar - ainda assim, apenas cinco pontos abaixo do sétimo lugar.

Como resultado, decidiram-se pela saída do antigo médio do Galatasaray e do Trabzonspor - uma decisão totalmente insólita.  Inan estava a fazer um trabalho notável no clube e esta atitude transmite uma sensação de arrogância e de que se julgam melhores do que realmente são.

Se errarem na próxima escolha, arriscam-se a entrar novamente numa luta pela permanência - e podem acabar a desejar que Selçuk İnan regresse para os salvar outra vez.

A tabela da Superliga turca
A tabela da Superliga turcaFlashscore

Jogada da da semana

O Galatasaray esteve confortável durante a maior parte do jogo contra o Trabzonspor, mas precisou de Muslera para se salvar no primeiro tempo com esta fantástica defesa dupla.

Equipa da semana

Equipa da semana
Equipa da semanaFlashscore

O português Miguel Cardoso é o Jogador da Semana de acordo com o sistema de classificação do Flashscore, depois de marcar três golos na vitória da sua equipe por 3-1 sobre o Antalyaspor.

O trio do Besiktas, Milot Rashica, Rafa Silva e Jonas Svensson, está incluído depois de ter brilhado na goleada por 4-1 sobre o lanterna-vermelha Adana Demirspor, enquanto Gabriel Sara, Skriniar e Dominik Livakovic - que defendeu o penálti de Piatek - também estão em destaque.

Siga a Superliga Turca no Flashscore