O Galatasaray, tricampeão em título, começou da melhor maneira a defesa do título da Super Liga, enquanto Fenerbahçe e Besiktas não estiveram em ação no fim de semana, por terem tido mais tempo para se concentrarem nas suas campanhas de qualificação europeia. Entretanto, Trabzonspor e Samsunspor também começaram com vitórias, enquanto o Eyupspor sofreu uma goleada.
Na sexta-feira à noite, Galatasaray e Gaziantep tiveram a honra de dar o pontapé de saída para a nova temporada 2025/26. A expectativa aumentou antes do jogo, já que Leroy Sané foi incluído no onze inicial para fazer a sua estreia, mas o recordista de contratações da Super Liga, Victor Osimhen, ficou de fora da convocatória, pois precisava de mais tempo para recuperar totalmente a forma física.
Assim, com Mauro Icardi ainda lesionado e Álvaro Morata a preparar-se para a sua transferência para o Como, a equipa ficou sem um avançado de referência, pelo que o versátil Baris Alper Yilmaz teve de assumir a posição na frente - algo que já fez várias vezes, nomeadamente pela seleção turca.
O jogador de 25 anos fez uma exibição de alto nível como avançado, liderando a linha de forma impressionante. Baris marcou dois golos e fez uma assistência, ajudando o Galatasaray a conquistar uma vitória tranquila por 3-0 no primeiro dia da temporada.
Ambos os seus golos foram de penálti, enquanto assistiu o sempre consistente lateral-esquerdo Eren Elmali para o seu primeiro golo pelo clube, com todos os três golos a surgirem na primeira parte.
Baris tem sido alvo de interesse do estrangeiro neste verão e já expressou o desejo de se transferir para uma das cinco principais ligas europeias. No entanto, o Galatasaray está desesperado para mantê-lo devido à sua velocidade e potência fora do comum, ética de trabalho e versatilidade. É um dos jogadores mais importantes do clube.
Enquanto isso, a segunda parte foi pouco competitiva, com o Gaziantep a ficar reduzido a 10 homens e o Galatasaray a tirar o pé do acelerador, num relvado horrível e em condições de calor intenso. Sané mostrou lampejos do seu melhor e conseguiu fazer 90 minutos, o que foi muito positivo.
Mas, na verdade, mesmo sem Osimhen, esta equipa do Galatasaray está muito à frente de 99% da Super Liga, e pode subjugar quase toda a gente. E como Fenerbahçe e Besiktas não jogam este fim de semana, é bom para eles adiantar-se um pouco ao grupo dos perseguidores.
Apesar de ter sido uma forma brilhante de começar a temporada e de o treinador Okan Buruk estar satisfeito, ainda precisam de trazer um substituto para Fernando Muslera na baliza e um defesa de topo para poderem ser mais competitivos na Liga dos Campeões esta época, o que deve ser um grande objetivo.
Samsunspor e Trabzonspor a arrancar
Depois de terminar em terceiro lugar na última temporada, o Samsunspor começou a nova campanha com uma vitória difícil por 2-1 sobre o Genclerbirligi. Marius marcou de penálti na primeira parte, antes de o impressionante Carlo Holse ampliar a vantagem na segunda.
Metehan Mimaroglu marcou um golo de consolação para a equipa visitante, mas devem estar muito animados com o seu desempenho. Deram luta ao adversário e pareceram claramente uma equipa de Super Liga, apesar de terem passado quatro épocas na 1. Lig.
Para o Samsun, os três pontos eram tudo o que importava no jogo de estreia, e têm algumas semanas importantes pela frente, incluindo um play-off europeu, que pode dar a qualificação para a Liga Europa.
Na segunda-feira à noite, Trabzonspor continuou de onde parou no final de 2024/25, derrotando outra equipa recém-promovida, o Kocaelispor, por 1-0. Paul Onuachu - que fez a sua segunda estreia pelo clube depois de um empréstimo há duas épocas - marcou o golo da vitória.
Na verdade, no entanto, o resultado não foi nada convincente e, no segundo tempo, a equipa teve muitas dificuldades. O técnico Fatih Tekke admitiu que precisariam de ser melhores no futuro. No entanto, o defesa-central ucraniano Arseniy Batagov, de 23 anos, esteve soberbo no centro da defesa e parece ser um jogador muito promissor, depois de ter sido contratado ao Zorya Luhansk no verão passado.
Por falar em jogadores promissores, o Kocaelispor tem um deles: Joseph Nonge. O ex-jogador do Anderlecht e Juventus chegou vindo dos gigantes italianos nesta janela, e o médio de 20 anos foi, sem dúvida, o melhor jogador em campo contra o Trabzon. Um talento realmente empolgante para o clube.
Uma das surpresas da temporada 2024/25, o Eyupspor, que conseguiu um sexto lugar na sua primeira campanha na Super Lig, sofreu uma derrota brutal em casa por 4-1 para o Konyaspor, o que indica que a situação será muito mais difícil desta vez.
A perda do treinador Arda Turan para o Shakhtar Donetsk, no verão, foi um duro golpe para o clube, que deverá sofrer o síndrome da segunda época. É muito provável que o clube se encontre numa verdadeira luta contra a despromoção.

Equipa da Semana

Baris é o Jogador da Semana da Super Liga, de acordo com o sistema de classificação interna do Flashscore, após a sua excelente exibição contra o Gaziantep. A ele juntam-se os colegas de equipa Eren e Roland Sallai, com este último a ter um bom desempenho como lateral-direito improvisado.
A dupla do Trabzonspor Okay Yokuslu e o recém-contratado Kazeem Olaigbe também fazem parte da equipa, enquanto Umut Nayir encontra um lugar no onze inicial depois do seu bis contra o Eyupspor.