O primeiro grande dérbi entre os três gigantes de Istambul realizou-se no sábado à noite, com o irrepreensível Galatasaray a tentar somar a oitava vitória consecutiva frente a um Besiktas em clara melhoria.
Poucos dias depois do incrível – mas desgastante – triunfo frente ao Liverpool, na Liga dos Campeões, Okan Buruk optou por manter o mesmo onze inicial para dar continuidade ao bom momento.
No entanto, os jogadores mostraram-se algo fatigados e sem energia no início do encontro, e como consequência, Tammy Abraham colocou o Besiktas em vantagem, ainda na primeira parte.
Pouco depois, a situação agravou-se, já que Davinson Sanchez foi expulso por travar Rafa Silva, quando o avançado português seguia isolado para a baliza.
Contudo, isso pareceu dar ânimo ao Galatasaray.
Com menos um jogador, os tricampeões turcos dominaram o encontro, controlando o ritmo do jogo. Acabaram por chegar ao empate, com Lucas Torreira a recuperar a bola e a servir Ilkay Gundogan, que finalizou com grande classe para marcar o seu primeiro golo pelo clube do coração.
O jogo terminou 1-1 e, apesar do fim do arranque perfeito na Super Liga, o Galatasaray tem razões para estar satisfeito com o ponto conquistado, tendo em conta o contexto.
Jogar com dez durante uma hora, depois de estar a perder frente a uma das melhores equipas do país, e poucos dias após um enorme esforço físico na Europa, torna este empate bastante positivo.
Por sua vez, o Besiktas ficará desiludido por não ter conseguido vencer, mas é evidente a evolução sob o comando de Sergen Yalcin. A equipa apresenta-se muito mais equilibrada e já soma três jogos sem perder.
O ponto conquistado pelo Galatasaray ganhou ainda mais valor quando o eterno rival, o Fenerbahçe, não foi além de um empate 0-0 fora frente ao impressionante Samsunspor.
Na verdade, o Samsun foi superior e até merecia ter vencido. Não restam dúvidas de que é uma das equipas mais bem orientadas da Liga, mérito do alemão Thomas Reis.
Na temporada 2024/25, protagonizaram uma campanha notável, terminando em terceiro e garantindo presença na Liga Conferência. Na estreia europeia, somaram três pontos na semana passada com um excelente triunfo por 1-0 no terreno do Legia.
Thomas Reis transformou o Samsun numa equipa pragmática e cheia de energia, apesar do orçamento reduzido. Está a realizar o melhor trabalho de treinador na Turquia e merece todos os elogios. O facto de terem ficado desiludidos com o empate mostra bem o progresso alcançado.
Para o Fenerbahçe, é mais um resultado dececionante esta época. Com apenas uma vitória nas últimas quatro jornadas, o desempenho sob o comando de Domenico Tedesco continua aquém das expectativas. O título da Super Liga parece cada vez mais distante, tendo em conta o atual momento, e a equipa ocupa o quarto lugar, a seis pontos do líder Galatasaray.
Trabzonspor e Goztepe voltam a impressionar
Acima do Fenerbahçe, porém, estão duas equipas que começaram a temporada de forma brilhante: Trabzonspor e Goztepe.
Com uma excelente vitória por 4-0 frente ao Kayserispor na sexta-feira à noite, o Trabzonspor subiu ao segundo lugar. Fatih Tekke parece finalmente conseguir pôr a equipa a carburar, com o futebol ofensivo a dar sinais de clara evolução.
O Trabzonspor não tinha marcado mais do que um golo em nenhum dos primeiros seis jogos, mas soma agora oito golos nos dois últimos encontros.
Por sua vez, de forma surpreendente, o Goztepe subiu ao terceiro posto após vencer por 1-0 o Istanbul Basaksehir, mantendo o registo invicto. Mais impressionante ainda, só sofreram dois golos.
O Goztepe é o único clube turco detido por investidores estrangeiros – a Sport Republic, que também detém a maioria do capital do Southampton.
O clube investiu bastante, contratando vários jovens, sobretudo brasileiros, como Rhaldney Gomes, Janderson e Juan Santos.
O treinador búlgaro Stanimir Stoilov aposta numa linha de três defesas e a equipa é letal nas transições.
Apesar do foco estar muitas vezes em equipas como Galatasaray, Fenerbahçe e os tradicionais 'Quatro Grandes', Samsunspor e Goztepe merecem enorme reconhecimento pelo que se tornaram nos últimos dois anos.

Equipa da Semana

De forma impressionante, seis jogadores do Trabzonspor integram a Equipa da Semana do Flashscore, segundo as nossas avaliações internas, enquanto o extremo Oleksandr Zubkov é o Jogador da Semana, graças ao golo apontado na vitória da sua equipa.