Mais

Síntese da Super Liga Turca: Galatasaray travado pelo Besiktas, Fenerbahçe voltou a vacilar

Ilkay Gundogan celebra o seu primeiro golo pelo Galatasaray
Ilkay Gundogan celebra o seu primeiro golo pelo GalatasarayAhmet Okatali / ANADOLU / Anadolu via AFP / Profimedia / Flashscore

O Galatasaray perdeu os primeiros pontos da temporada na Super Liga, ao empatar 1-1 com o Besiktas, mas o Fenerbahçe não conseguiu aproveitar frente ao Samsunspor. Entretanto, Trabzonspor e Goztepe continuam a impressionar com excelentes arranques de época.

O primeiro grande dérbi entre os três gigantes de Istambul realizou-se no sábado à noite, com o irrepreensível Galatasaray a tentar somar a oitava vitória consecutiva frente a um Besiktas em clara melhoria.

Poucos dias depois do incrível – mas desgastante – triunfo frente ao Liverpool, na Liga dos Campeões, Okan Buruk optou por manter o mesmo onze inicial para dar continuidade ao bom momento.

No entanto, os jogadores mostraram-se algo fatigados e sem energia no início do encontro, e como consequência, Tammy Abraham colocou o Besiktas em vantagem, ainda na primeira parte.

Pouco depois, a situação agravou-se, já que Davinson Sanchez foi expulso por travar Rafa Silva, quando o avançado português seguia isolado para a baliza.

Contudo, isso pareceu dar ânimo ao Galatasaray.

Com menos um jogador, os tricampeões turcos dominaram o encontro, controlando o ritmo do jogo. Acabaram por chegar ao empate, com Lucas Torreira a recuperar a bola e a servir Ilkay Gundogan, que finalizou com grande classe para marcar o seu primeiro golo pelo clube do coração.

O jogo terminou 1-1 e, apesar do fim do arranque perfeito na Super Liga, o Galatasaray tem razões para estar satisfeito com o ponto conquistado, tendo em conta o contexto.

Jogar com dez durante uma hora, depois de estar a perder frente a uma das melhores equipas do país, e poucos dias após um enorme esforço físico na Europa, torna este empate bastante positivo.

Por sua vez, o Besiktas ficará desiludido por não ter conseguido vencer, mas é evidente a evolução sob o comando de Sergen Yalcin. A equipa apresenta-se muito mais equilibrada e já soma três jogos sem perder.

O ponto conquistado pelo Galatasaray ganhou ainda mais valor quando o eterno rival, o Fenerbahçe, não foi além de um empate 0-0 fora frente ao impressionante Samsunspor.

Na verdade, o Samsun foi superior e até merecia ter vencido. Não restam dúvidas de que é uma das equipas mais bem orientadas da Liga, mérito do alemão Thomas Reis.

Na temporada 2024/25, protagonizaram uma campanha notável, terminando em terceiro e garantindo presença na Liga Conferência. Na estreia europeia, somaram três pontos na semana passada com um excelente triunfo por 1-0 no terreno do Legia.

Thomas Reis transformou o Samsun numa equipa pragmática e cheia de energia, apesar do orçamento reduzido. Está a realizar o melhor trabalho de treinador na Turquia e merece todos os elogios. O facto de terem ficado desiludidos com o empate mostra bem o progresso alcançado.

Para o Fenerbahçe, é mais um resultado dececionante esta época. Com apenas uma vitória nas últimas quatro jornadas, o desempenho sob o comando de Domenico Tedesco continua aquém das expectativas. O título da Super Liga parece cada vez mais distante, tendo em conta o atual momento, e a equipa ocupa o quarto lugar, a seis pontos do líder Galatasaray.

Trabzonspor e Goztepe voltam a impressionar

Acima do Fenerbahçe, porém, estão duas equipas que começaram a temporada de forma brilhante: Trabzonspor e Goztepe.

Com uma excelente vitória por 4-0 frente ao Kayserispor na sexta-feira à noite, o Trabzonspor subiu ao segundo lugar. Fatih Tekke parece finalmente conseguir pôr a equipa a carburar, com o futebol ofensivo a dar sinais de clara evolução.

O Trabzonspor não tinha marcado mais do que um golo em nenhum dos primeiros seis jogos, mas soma agora oito golos nos dois últimos encontros.

Por sua vez, de forma surpreendente, o Goztepe subiu ao terceiro posto após vencer por 1-0 o Istanbul Basaksehir, mantendo o registo invicto. Mais impressionante ainda, só sofreram dois golos.

O Goztepe é o único clube turco detido por investidores estrangeiros – a Sport Republic, que também detém a maioria do capital do Southampton.

O clube investiu bastante, contratando vários jovens, sobretudo brasileiros, como Rhaldney Gomes, Janderson e Juan Santos.

O treinador búlgaro Stanimir Stoilov aposta numa linha de três defesas e a equipa é letal nas transições.

Apesar do foco estar muitas vezes em equipas como Galatasaray, Fenerbahçe e os tradicionais 'Quatro Grandes', Samsunspor e Goztepe merecem enorme reconhecimento pelo que se tornaram nos últimos dois anos.

Classificação da Superliga turca
Classificação da Superliga turcaFlashscore

Equipa da Semana

Equipa da Semana
Equipa da SemanaFlashscore

De forma impressionante, seis jogadores do Trabzonspor integram a Equipa da Semana do Flashscore, segundo as nossas avaliações internas, enquanto o extremo Oleksandr Zubkov é o Jogador da Semana, graças ao golo apontado na vitória da sua equipa.

Acompanhe a Super Liga Turca no Flashscore